A importância da logística no e-commerce

importancia da logistica no ecommerce

Para conquistar o status de sucesso, um dos pontos de atenção é priorizar a importância da logística no e-commerce. Isso porque essa área é um pilar essencial para a experiência do usuário.

Como a experiência do usuário é um fator determinante para definir o nível de performance de um negócio, não é de estranhar que o setor logístico tenha um papel fundamental na estratégia comercial. 

Mais que um controle de entrada e saída de pedidos, a importância da logística no e-commerce está no relacionamento com o usuário — UX, user experience —, já que erros podem reduzir a taxa de conversão ao invés de ampliá-la.

As tendências para 2021 consistem em investir em tecnologias, como sistemas de gestão, com o objetivo de agilizar o processo, melhorando a experiência do usuário na compra pela internet. Entenda mais sobre a importância desse setor no conteúdo a seguir.

 

Saiba o que é importante na logística de um e-commerce

O ponto de destaque para ter uma logística eficiente é contar com um bom planejamento. Isso porque esse é um setor que contempla várias atividades, como seleção de fornecedores, armazenamento, controle de estoque e logística reversa, sendo que cada decisão precisa ser tomada respeitando as particularidades de cada atividade.

Assim, para que possa tomar decisões mais assertivas e a longo prazo, é importante incluir KPIs (Key Performance Indicator) no planejamento do e-commerce. Entre as principais, estão:

  • OTIF (On Time In Full): ligada à satisfação do cliente, esta é uma métrica que ajuda a entender o desempenho da entrega. Geralmente, é feita uma pergunta ao usuário: “atendeu às expectativas” e “não atendeu”,
  • OFR (Order Fill Rate): este é um indicador que analisa o tempo médio em que um pedido é recebido até ele sair para entrega, ou seja, esta é uma métrica importante para saber se está correspondendo às expectativas.

 

Integração

Além dos indicadores que citamos acima, a integração dos processos é outra parte importante da logística para e-commerce. Em outras palavras, a gestão do site e do estoque não deve ser a única preocupação no planejamento, cobrindo outras atividades no mobile, como as redes sociais.

Dessa forma, é possível quantificar e qualificar a saúde e o desenvolvimento do e-commerce, em um único sistema — marketplace, por exemplo —, independentemente do canal.

 

Comunicação

Manter um elevado nível de comunicação também é importante na logística do e-commerce, principalmente no processo de picking ou order picking — separação de produtos para saírem para entrega.

Tendo atenção nesse processo, as chances de ter problemas com o envio do produto ou o atendimento são menores, auxiliando a alavancar a taxa de conversão do e-commerce.

 

Invista em tecnologias logísticas no negócio

A tecnológica também é uma grande aliada na gestão de logística. Colocando em prática soluções inovadoras, os processos passam a ser mais rápidos e ter menos chances de erros. Abaixo, confira como usar essas ferramentas no seu e-commerce.

 

RFI

Também conhecido como Identificação por Radiofrequência — em inglês, Radio-Frequency — é uma adição que chegou ao setor de logística há alguns anos. Usada na implantação de etiquetas e sensores, essa ferramenta representa um alto nível de automação, além de garantir agilidade e gestão de estoque.

 

Lockers

Uma opção para reduzir os custos logísticos é utilizar os lockers. Com o objetivo de armazenar o produto para que os clientes venham buscá-lo, esse é um serviço importante, que pode funcionar 24 horas, como o oferecido pela Stoom.

 

Cockpit logístico

Definida como um sistema usado em celulares e tablets, esta é uma ferramenta logística utilizada nas entregas dos produtos. Tem como objetivo ajudar o motorista a acompanhar o histórico de entregas, visualizar a rota e registrar a entrega, assim como integrar essas informações ao ERP da empresa.

 

Integração com as transportadoras

Visando uma melhor comunicação entre os e-commerces e as transportadoras, existem interfaces que integram a comunicação entre os envolvidos, oferecendo dados do processo de entrega às empresas parceiras. As plataformas personalizadas da Stoom, por exemplo, possuem inteligência logística.

 

Entenda como a Stoom pode te ajudar

Se quiser entender mais sobre a importância da logística no e-commerce, acesse e leia o artigo sobre a melhor plataforma no blog da Stoom. Lá, você irá conhecer mais sobre as vantagens de ter o mais alto nível de personalização.

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS