Benchmarking: como aplicar esta estratégia no e-commerce

benchmarking

Analisar a concorrência para entender quais ações estão dando mais certo é uma estratégia muito utilizada por empresas de variados segmentos e tamanhos. O chamado benchmarking pode trazer diversos insights para um e-commerce, já que a proposta é aprender com os acertos alheios. Entenda mais sobre como esse conceito funciona para aplicá-lo no seu negócio!

O que é benchmarking?

Benchmarking é uma estratégia que envolve fazer um mapeamento da concorrência para entender quais ações e processos estão gerando resultados positivos. Essa técnica pode ser utilizada para analisar qualquer aspecto de uma empresa, como produtos, abordagem, campanhas de marketing, entre outros.

Com essa análise de mercado, é possível identificar diversas oportunidades de aprimoramento do negócio e implementar processos que podem gerar mais produtividade ou atrair mais clientes para o e-commerce.

Assim, você entende como sua empresa está em relação às concorrentes, o que pode ser melhorado e o que já está dando certo. O benchmarking foi desenvolvido pela indústria, mas é praticado por empresas dos mais variados ramos.

Tipos de benchmarking que existem

Antes de saber como fazer benchmarking, é essencial entender os diferentes tipos de estratégia que existem e a função de cada uma. Dessa forma, você pode escolher qual faz mais sentido para seu e-commerce.

Benchmarking competitivo

Este é um dos exemplos de benchmarking utilizados para identificar processos e estratégias de gestão de negócios, ou seja, aqui, o foco é analisar as melhores práticas de administração. É mais utilizado por empresas de pesquisa e consultoria que fazem estudos vendidos para outras companhias.

Benchmarking interno

No benchmarking interno, a análise é feita no negócio com a finalidade de levantar quais são as melhores práticas dos diferentes setores da companhia, como contabilidade, gestão de estoque, marketing, entre outros. Assim, é possível que uns aprendam com os outros e troquem insights para melhorar os processos.

Benchmarking multissetorial

O tipo multissetorial é um benchmarking estratégico que compara os processos em relação a produtos ou serviços de companhias concorrentes. Nele, é feito um estudo para entender quais metodologias podem ser absorvidas pelo negócio.

Benchmarking funcional

No modelo funcional, não é preciso que as empresas sejam necessariamente do mesmo segmento, pois, aqui, a análise é mais geral, como metodologias de gestão financeira que podem ser aplicadas em companhias de todos os ramos, por exemplo.

Como fazer benchmarking no seu e-commerce

Após conhecer os tipos existentes de benchmarking é possível identificar qual caminho seguir para aplicar essa estratégia no seu e-commerce. Abaixo, veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Pesquise seu segmento e seus concorrentes

O primeiro passo para implementar uma estratégia de benchmarking é estudar o segmento no qual seu e-commerce está inserido. Selecione pelo menos três empresas que sejam suas maiores concorrentes para analisar campanhas e processos, entendendo como eles podem solucionar alguns dos problemas que seu negócio possa estar enfrentando.

Defina KPIs para análise

KPIs são indicadores definidos para refinar a pesquisa a pontos mais importantes no momento. Você pode definir alguns aspectos que deseja explorar mais, como estratégias de marketing nas redes sociais ou descrições de produtos na loja virtual, por exemplo.

Trabalhe com dados

Outra dica importante para não basear sua pesquisa em teorias é trabalhar com dados. Principalmente por tratar-se de um negócio digital, é essencial construir uma base de dados de qualidade para analisar a concorrência. Isso é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.

Faça uma comparação entre as empresas

Se você está analisando mais de um concorrente ao mesmo tempo, é essencial comparar as informações que possui e analisá-las para entender se existem pontos em comum. Aqui, é o momento de descobrir qual companhia se destaca em quais pontos e como se beneficiar dessas estratégias.

Implemente as melhorias

Após identificar processos e estratégias que dão certo na concorrência, é chegada a hora de implementá-los no seu e-commerce. Dependendo do produto ou da identidade do seu negócio, talvez seja preciso fazer algumas adaptações, porém é possível absorver essas boas práticas para tomar decisões estratégicas.

Entenda mais sobre empreendedorismo digital!

Agora que você já sabe como o benchmarking funciona e como utilizar essa estratégia no seu e-commerce, aproveite para ler nosso outro artigo sobre empreendedorismo digital para aplicar algumas dicas no seu negócio!

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