A Black Friday 2023 está marcada para o dia 23 de novembro. Por isso, é melhor começar a preparar a sua loja virtual para um dos eventos mais esperados do varejo, não é mesmo?
Em 2022, o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 3,1 bilhões na data, segundo os dados divulgados pela ClearSale. Para este ano, o ânimo dos consumidores está gerando expectativas positivas. Por isso, é importante se adiantar! Leia este texto e entenda como se destacar na Black Friday Brasil!
Como se preparar para a Black Friday 2023?
Você sabe como se preparar para o Black Friday? A preparação é fundamental para atrair os clientes, realizar as vendas e entregar os produtos dentro dos prazos estabelecidos. Veja a seguir algumas etapas básicas para elaborar uma boa estratégia e alcançar os resultados esperados!
Definição de metas
O primeiro passo é definir metas claras: quais são os números que você quer alcançar com as vendas da Black Friday 2023? Com esse objetivo definido, você pode:
- selecionar os produtos que pretende comercializar;
- definir as categorias que estarão em destaque;
- estabelecer os descontos para cada produto.
No entanto, antes de fazer isso, é importante revisitar os números registrados nos anos anteriores e avaliar o que pode ser reaplicado e o que necessita de mudança. Com isso, você aumenta as chances de lucrar mais com as vendas.
Analisar o mercado
A análise de pesquisas e tendências de consumo é uma etapa importante de um planejamento para o dia da Black Friday. Esse percurso oferece informações fundamentais e permite que você observe o ânimo dos consumidores, os hábitos de consumo, como eles realizam buscas por produtos, entre outros dados essenciais.
Por exemplo, a Black Friday 2023 mostra uma tendência de crescimento de compras por parte de alguns grupos sociais. Segundo o levantamento Panorama de Consumo, desenvolvido pelo Grupo Globo, 62% dos representantes das classes A e B devem adquirir produtos no dia 23 de novembro.
Outro dado importante dessa pesquisa aponta os hábitos de busca dos consumidores: enquanto 27% dos entrevistados utilizam sites especializados, 24% recorrem a aplicativos. Essas informações destacam a necessidade de fortalecer as plataformas de venda do seu e-commerce, não é mesmo?
Para atender a essa necessidade e aperfeiçoar a qualidade da sua loja virtual, a Stoom oferece o Stoom E-commerce App. Esse aplicativo pode ser personalizado conforme as demandas do seu negócio, além de ser intuitivo e melhorar a experiência para os clientes.
Como um bom site pode ajudar nas vendas da Black Friday?
Conforme mostramos na pesquisa Panorama de Consumo na Black Friday 2023, é significativo o número de usuários que realizam a busca por produtos em sites especializados. Apesar dos dados relevantes, outras pesquisas apontam para estatísticas negativas relacionadas a desistências durante as compras virtuais.
O levantamento da Moosend, por exemplo, revela que cerca de 69% dos usuários abandonam os carrinhos em aquisições online. Essas desistências ocorrem por fatores como falta de confiança na plataforma, poucas opções de pagamentos e erros durante a navegação, entre outros.
Portanto, se você deseja alcançar números altos com as vendas e se destacar como um dos melhores sites da Black Friday, precisa investir na sua plataforma. Aposte em uma opção que oferece uma arquitetura de primeira linha para os seus clientes.
A Stoom oferece soluções inovadoras que atendem ao ciclo completo do e-commerce, desde o planejamento até a entrega final, o seu e-commerce de ponta a ponta.
Ofereça um sistema de logística diferenciado na Black Friday
O processo logístico é fundamental para satisfazer e fidelizar clientes. Por isso, é importante investir em ferramentas que possibilitem entregas nos prazos estabelecidos, evitem depósitos de produtos equivocados e danificados, agilizem a operação da sua loja e ofereçam autonomia para os consumidores.
A Stoom oferece soluções eficientes para uma logística assertiva. Uma delas é o Picking App, usado para separar os pedidos na loja e monitorar a operação de entrega, fazendo com que ela ocorra sem imprevistos. Esse aplicativo também ajuda a reduzir taxas de estorno, gerando efeitos positivos nas relações com os clientes.
Já o smart locker é um serviço que busca proporcionar versatilidade e praticidade nas operações. O armário inteligente oferece uma entrega mais flexível, uma vez que pode ser instalado em pontos estratégicos, como metrôs e shoppings. Isso facilita a retirada de encomendas.
Como o stress test pode ajudar você na Black Friday?
O stress test é uma solução que busca avaliar o comportamento de uma plataforma e testá-la antes para que funcione corretamente durante o pico de acessos. O intuito é evitar riscos e resolver inconsistências no servidor do seu e-commerce para que ele não seja afetado em datas sazonais, como a Black Friday.
Confira as três etapas
Esse processo funciona em três etapas. A primeira, Baseline, é a primeira bateria de teste para definir as informações da sua infraestrutura atual, você roda uma bateria de teste simulando o crescimento de volume de usuário navegando no seu sistema.
Já na segunda etapa, Scale UP, é preciso escalar o seu servidor, ou escalar pontos do seu servidor para pontos de volume esperado para poder passar para o terceiro passo. Aplica-se o mesmo método do primeiro passo, em momentos diferentes desse setor escalado, avaliando cada métrica. Através das métricas obtidas no seu baseline é possível escalar o sistema previamente.
Por fim, a terceira etapa, Target, é uma bateria de testes buscando atingir valores otimizados em uma escala linear. Esse é o resultado para o tempo de resposta, à medida que o volume de usuários aumenta, o servidor comum vai crescendo muito o tempo de resposta e com a configuração mais alta ele terá melhor resposta.
Com isso, é possível prever o comportamento do site por meio do intervalo de resposta e resultado do volume de informações. Agora, veja os benefícios de um teste de performance!
Benefícios do stress test
O principal benefício é o aumento de vendas, uma vez que permite o desenvolvimento do trabalho no timing correto com a avaliação de riscos. Além disso, a ferramenta ajuda a prevenir sobrecargas no sistema, algo que afeta as vendas e causa insatisfação nos clientes.
Essa solução permite testar a sua plataforma de e-commerce com base na Black Friday 2023. Isso ajuda a evitar que o seu site apresente problemas no dia da operação.
Conte com a Stoom para alcançar os melhores resultados com seu e-commerce
Em um mercado competitivo, é importante encontrar parceiros que ofereçam soluções efetivas e personalizadas, contribuindo para o crescimento do seu e-commerce. Aqui na Stoom, contamos com uma equipe especializada e experiente para impulsionar o seu negócio. Veja os nossos cases de sucesso!