Buyer personas: como desenvolver para o seu e-commerce

buyer personas

Buyer personas são personagens fictícios criados para representar clientes ideais de um negócio. Isso quer dizer que elas representam todos os aspectos dos consumidores, desde a profissão até o núcleo familiar e os costumes.

Aliás, ao contrário do termo “público-alvo”, também muito utilizado na criação de estratégias de marketing e comercial, as buyer personas são mais segmentadas. Ou seja, elas trazem características únicas sobre o nicho do e-commerce.

Então, como criar uma buyer persona e qual é a importância disso? No conteúdo abaixo, explicaremos com detalhes como e por que investir nessa estratégia é essencial para o crescimento e a estabilidade de um negócio no mercado. Veja.

A importância de construir buyer personas para o e-commerce

Um dos grandes diferenciais da caracterização de um cliente ideal é a possibilidade de conhecer a fundo o seu público. O seu público e saber exatamente o que eles querem e precisam para que o time de marketing e vendas, possam traçar estratégias mais especificas.

Com as mudanças de comportamento e do próprio papel do consumidor durante a compra, é essencial engajá-lo e fidelizá-lo. Para isso, é preciso saber como iniciar a comunicação, além de encontrar o melhor momento para incentivar a conversão. Portanto, a seguir, listamos algumas das principais vantagens de construir um tipo de cliente ideal. Leia e entenda.

Identificar canais de comunicação apropriados

Melhorar a comunicação da marca é um dos grandes diferenciais de contar com as buyer personas. Isso porque saber com quem você está se comunicando facilita a decisão pelo melhor canal, assim como pela linguagem utilizada.

Definir pautas para o marketing de conteúdo

Outro benefício é a definição das pautas utilizadas na estratégia de marketing. Se o e-commerce possui planos de investir no tráfego orgânico, é preciso saber quais temas abordar. Afinal, se eles forem do interesse do seu público, maiores são as chances de acesso e, consequentemente, conversão.

Conhecer o valor do produto ou serviço para o público

Desenvolver as buyer personas do e-commerce também ajuda a mensurar o valor do produto ou do serviço pela perspectiva do público. Isso porque analisar as características dos seus clientes permite a você identificar o papel da sua mercadoria dentro da rotina de compra e a importância dela.

Como desenvolver uma buyer persona?

Apesar de parecer simples, já que consiste no desenvolvimento de personagens fictícios, a criação de buyer personas não é necessariamente assim. Afinal, todas as informações sobre os consumidores se baseiam em dados verídicos. Por isso, abaixo listamos três pilares para desenvolver o cliente ideal do seu negócio.

1 – Coleta de dados

O primeiro passo é coletar os dados dos clientes. Para isso, é possível recorrer a várias ferramentas, como o Google Forms, aplicando formulários com questionamentos simples, como idade, profissão e motivo da compra, e com recursos que ajudam na leitura dos dados de navegação.

Esse tipo de apuração oferece diversas respostas sobre as características dos seus clientes: localização, páginas mais acessadas, horário de compra, entre outras informações. Nos tópicos abaixo, listamos duas ferramentas para utilizar na construção da buyer persona, veja.

Google Analytics

Gratuito e fácil de utilizar, o Google Analytics é uma ferramenta que compila as informações da sua plataforma de e-commerce em relatórios, tornando os dados mais palpáveis. Além disso, ele auxilia na obtenção de perspectivas mais objetivas dos usuários.

HotJar

O HotJar também é um recurso essencial que permite apurar dados na criação de buyer personas. Isso porque ele possibilita a elaboração de pequenas enquetes na plataforma, desenvolvendo um canal de comunicação com o usuário para obter feedbacks.

2 – Análise de dados

Após compilar todos esses dados, o próximo passo é encontrar pontos em comum entre o público e dividi-lo em pequenos grupos. Assim, você encontra os perfis de clientes que mais consomem dentro do seu e-commerce.

É possível montar mais de uma buyer persona. Porém, é preciso que as informações sejam coerentes com a realidade de modo a facilitar o alinhamento de estratégias.

3 – Estruturação da buyer persona

Por último, há a estruturação das buyer personas. Para isso, é importante incluir um nome, uma imagem e até mesmo os comportamentos mais comuns percebidos durante a pesquisa. O segredo para desenvolver uma boa buyer persona de maneira mais simples e verídica é pensar que está descrevendo uma pessoa.

Entenda a importância de um atendimento personalizado

Após ler esse conteúdo, se você quiser entender mais sobre a importância da personalização do atendimento, acesse o nosso blog. Lá é possível encontrar o nosso artigo “Atendimento personalizado: como encantar os clientes”, confira.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS