CAC (Custo de Aquisição de Clientes): conheça a métrica

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Existem diversas estratégias de marketing para atrair, engajar e converter o usuário, mas nem sempre elas são efetivas. Por isso, descobrir e monitorar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é essencial para alcançar um lugar de destaque no mercado.

De maneira geral, o CAC no marketing é uma das métricas mais importantes do acompanhamento da efetividade das ações planejadas e executadas por esse setor do e-commerce. Isso porque ele representa um cálculo com o objetivo de mensurar o valor médio investido para que um novo cliente seja conquistado.

Dessa forma, caso o CAC seja baixo, mas a taxa de conversão seja alta, isso quer dizer que os esforços do e-commerce estão sendo efetivos para a consolidação e a evolução. Além disso, esse é um valor que ajuda a gestão a tomar decisões mais assertivas. Continue lendo e entenda mais detalhes sobre essa métrica.

 

Por que é importante conhecer o CAC do seu e-commerce?

O custo por aquisição é um dos pontos mais importantes para a orientação das tomadas de decisões. Afinal, com esse número em mãos, é possível entender a evolução dos investimentos e se está havendo retorno no seu negócio.

Assim, ao comparar os resultados do CAC, é possível entender se o gasto da estratégia de marketing é menor que a taxa de aquisição como retorno. Dessa forma, entende-se onde é necessário otimizar os processos.

Porém, fique atento, pois uma taxa de aquisição de clientes alta não tem uma única interpretação. Afinal, é possível que o número de vendas esteja caindo continuamente por conta de fatores externos.

Dessa forma, a importância de entender e monitorar essa métrica está em investigar a fundo os fatores que levam à redução do lucro da sua empresa.

 

Cálculo do Custo de Aquisição de Clientes

Para chegar até o valor que a sua empresa está investindo, é necessário conhecer o cálculo do CAC. Para isso, é preciso ter algumas informações em mãos, como o capital investido em marketing e em vendas, além do número de pessoas que passaram a ser clientes. Depois, é só aplicar na seguinte fórmula:

  • Investimento em marketing + investimento em vendas / quantidade de novos clientes adquiridos.

Porém, vale lembrar que o número de clientes adquiridos deve ser relacionado, exclusivamente, às ações de venda e marketing — campanhas em mídias sociais, telefonemas de vendedores, entre outras ações, ou seja, caso o consumidor compre a partir de indicação, por exemplo, ele não deve entrar na conta.

 

Alto investimento, mas baixa conversão: como melhorar a estratégia?

Se, depois de entender como é feito o cálculo do CAC, você percebeu que a sua empresa precisa de ações que melhorem o custo de aquisição, saiba que existem estratégias com esse objetivo. A seguir, exemplificamos algumas.

 

Desenvolver layout focado na conversão

Planejar, criar e executar um layout focado na conversão é o primeiro passo para aprimorar o Custo de Aquisição de Cliente. Isso porque, mesmo investindo em tráfego pago para atrair o seu cliente, pode ser que ele desista da compra devido à navegabilidade complexa e confusa do site.

Por isso, para personalizar a sua plataforma e lidar com as exigências dos seus clientes, invista em textos curtos e com vários recursos visuais, opte por cores que facilitem a visualização dos conteúdos e tenha um layout que seja responsivo — afinal, o número de usuários que prefere acessar pelo mobile é grande.

 

Implementar estratégias de recuperação de carrinho

Aplicar estratégias de recuperação de carrinho também pode ser um meio de reaver aqueles leads qualificados que não finalizaram a jornada de compra. Entre essas ações, podemos destacar a simplificação do check-out para melhorar a experiência do consumidor.

Inclusive, o e-mail marketing pode ser uma estratégia para recuperar esses possíveis clientes. Afinal, você estará dando uma atenção especial, que pode conquistar os consumidores.

 

Invista em uma plataforma de e-commerce personalizada

Apostar em uma plataforma personalizada também pode ser uma medida para aprimorar o CAC do seu e-commerce. Assim, se estiver interessado e quiser saber mais sobre como contratar uma plataforma, acesse o nosso blog e veja como podemos ajudar.

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