Carrinho virtual: 5 dicas sobre como otimizá-lo

carrinho virtual

Para o e-commerce, o carrinho virtual é parte essencial da experiência de compra, afinal é nessa etapa da jornada do usuário que realmente há a conversão. Por isso, garantir a eficiência desse processo é essencial, assim como reduzir a taxa de abandono de carrinho.

Segundo dados do E-commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho é de 82%. Aliás, a complexidade do checkout se destaca como um dos principais motivos que levam os usuários a abandonarem a compra.

Essa é uma informação que por si só já traz um alerta para os empresários de e-commerce. Afinal, o número de adeptos do comércio eletrônico está cada vez maior, o que leva à urgência por soluções que melhorem a experiência com o carrinho virtual. Veja a seguir cinco dicas para otimizar esse processo, confira.

 

1 – Torne o seu carrinho atraente com soluções inteligentes

Mesmo com vários recursos e tecnologias disponíveis, é importante manter o seu carrinho virtual simples. Isso porque, quanto mais processos houver, mais provável será que o consumidor se perca no passo a passo e abandone a jornada de compras.

Por isso, quando falamos em encontrar soluções inteligentes para finalizar a compra, referimo-nos a estratégias cujo objetivo é facilitar a experiência do usuário, ou seja, um checkout inteligente.

O checkout inteligente consiste em adotar práticas que tragam valor ao seu e-commerce, como a inclusão de resumos do carrinho durante a navegação, assim como o guest checkout, por exemplo. Em outras palavras, isso significa compactar a conversão em somente três passos, deixando o processo mais simples.

Além disso, é possível utilizar imagens na jornada de compra. Esse é um recurso que tende a orientar melhor o usuário quanto ao passo a passo do pagamento, por exemplo.

 

2 – Mantenha o monitoramento do seu carrinho de compra

Manter-se atento aos dados fornecidos por seu carrinho virtual é outra dica para oferecer uma experiência única ao usuário. Isso porque o checkout é um estágio que ajuda a coletar diversas informações sobre o comportamento do consumidor.

Inclusive, em caso de abandono de carrinho, você pode monitorar os motivos que levaram à interrupção do processo e passar a trazer soluções que aprimorem a jornada.

 

3 – Invista em estratégia de remarketing

A proatividade do e-commerce também ajuda a aprimorar o seu carrinho de compra. Afinal, para aumentar a eficiência do carrinho, é possível implementar estratégias de remarketing, chamando a atenção do consumidor para a sua marca.

O envio de e-mail marketing, por exemplo, é uma estratégia que tende a dar resultados, já que você está se aproximando do consumidor e “chamando-o de volta” para a sua plataforma.

Além disso, vale aplicar avaliações da experiência do usuário. O NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta de feedback que pode ser útil para encontrar os pontos fracos do seu carrinho virtual e começar a investir em soluções para aprimorá-lo.

 

4 – Garanta um ambiente virtual atrativo

Também é preciso ter uma atenção extra quanto à estética e à navegabilidade do seu e-commerce. Por isso, escolher uma plataforma personalizável como a Stoom pode trazer diversos benefícios, afinal o seu negócio se torna único no mercado e ainda consegue implementar ideias inovadoras para surpreender o usuário.

Mesmo sendo mudanças mínimas, como a adesão e a recompra automática, em que o usuário é capaz de retomar o seu carrinho mesmo depois de sair do site, essas ações modificam o modo como o consumidor acessa e navega pela plataforma.

 

5 – Fique atento a jornada de compra do usuário

A jornada de compra dos usuários é única para cada um, por isso entender o seu público e como ele se comporta é o mais aconselhável para ter sucesso no carrinho virtual. 

Assim, quando há o desenvolvimento do checkout, é essencial que ele seja pensado e idealizado para um perfil específico. Desta forma, quanto mais personalizado ele for, maiores são as chances de atender às expectativas e aumentar a taxa de conversão.

 

Veja qual é o papel do e-commerce em caso de devolução

O contato com cliente não termina no checkout, por isso que tal acessar o nosso blog e conferir qual o papel do e-commerce na devolução de mercadorias? Acesse e veja como a nossa equipe de especialistas pode ajudar.

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