Estudo de Case iFood Shop

Entrevista com César Bueno - Techlead da Stoom
Ifood
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O iFoodShop é o marketplace dos fornecedores que abastecem os restaurantes do iFood, a maior foodtech da América Latina. Trata-se de um e-commerce B2B construído com tecnologia Stoom, no qual são vendidos insumos alimentícios, embalagens, uniformes, bags, acessórios e até mesmo itens de limpeza, mobília e eletrônicos para restaurantes. A ideia é fornecer o toolkit completo, embasando a operação do iFood de ponta à ponta.

Com a ajuda do iFoodShop, os estabelecimentos do iFood têm acesso a uma cotação de insumos  facilitada, com uma apresentação padronizada que organiza Marcas, Lojas, Categorias e Preços destes produtos.

Em entrevista com César Bueno, o techlead da Stoom responsável por toda a operação junto ao iFood Shop, levantamos algumas das principais características deste grande marketplace.

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“Em resumo o site é a interface entre restaurantes e fornecedores de suprimentos.

É um marketplace que concentra muitas features interessantes, que construímos com o trabalho do nosso time e do iFood”.

Algumas características interessantes desse sistema são:

Promoções personalizadas

  • Ele permite fazer aplicação de campanhas customizadas por fornecedor, por produto, por cliente, por grupo de clientes e por vouchers.
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“Integramos o site com a Richrelevance, uma tecnologia que aprende com o usuário e mostra os produtos que ele tem maior propensão a comprar com mais relevância nas buscas.”

Vitrine dinâmica por geolocalização

  • A home page pode ser diferente para cada região que você cadastrar.J53AD6DzSUy VwmiqagxcxLIC6aqAwmwY0yy1xjiOrB pLb2eAxUyB1V8RwxapZSIXSg9B8LocRg1a025KDed9ky9E o Zw6CtZ4F4sPJlxtgwo7epX6gc1S5Q zM4X8D5GXEW

A vitrine de produtos é montada dinamicamente, mostrando apenas os produtos disponíveis em sua região. Em caso de dois lojistas vendendo o produto na mesma região o sistema exibe o melhor preço ao cliente.

Recursos customizados do E-commerce B2B

  • Um produto pode ter um preço variável dependendo da quantidade que o cliente adicionarno carrinho (e.g. 1 por 3, 4 por 10).S bbJyx
  • Os lojistas também podem cadastrar bonificações para os clientes em forma de descontos em pedidos;
  • Um fornecedor pode atualizar seu estoque automaticamente via API, ou de forma manual pelo manager.

Parcerias entre iFood Shop e Restaurante 

  • Na parte de pagamentos temos as features padrão como boleto, cartão e além disso temos integrações com o sistema de pagamentos proprietário deles, de forma que é possível adiantar pagamentos em forma de crédito.
  • O lojista pode fazer diversos tipos de parcerias com o iFood Shop, como por exemplo mostrar o produto dele com maior relevância nas vitrines e lançar campanhas com custo compartilhado (e.g. 50% off, 20% ifood + 30% lojista);

Sofisticação logística

  • A entrega pode ser feita de 2 formas, Correios ou Transportadora Própria;
  • Cada lojista pode cadastrar como entrega seus produtos, várias opções são possíveis, por exemplo: Correios PAC + Correios SEDEX + Tranp. Própria 1 + Transp. Própria 2)
  • Na hora do checkout o cliente escolhe qual transportadora ele quer, cada opção tem um valor de frete e um tempo de entrega diferentes. Prazos e valores são customizados apenas se for Transportadora Própria;
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  • O cálculo é baseado em peso cubado do pacote e faixas de CEP. Você cadastra as combinações que quiser. Também é possível colocar um “valor por kilo adicional”, caso não tenha limite superior de peso na entrega;

Cesar Bueno conta sobre como funciona o fluxo do cliente no site

“O cliente visualiza a vitrine, mas para adicionar produtos ao carrinho é preciso fazer login. Uma vez logado, o cliente escolhe um de seus estabelecimentos cadastrados no sistema e também pode cadastrar novos. Só é permitido navegar no site com um estabelecimento selecionado. Assim a vitrine mostra apenas os produtos que estão disponíveis naquela região.

O cliente adiciona os produtos no carrinho, pode adicioná-los pela home, busca, pelo autocomplete da busca, pela Lista de desejos ou pelas páginas de categoria, como quiser.

Satisfazendo os limites de pedidos mínimos de cada lojista, o cliente é permitido de seguir para o checkout. No checkout é exibido um resumo do pedido, qual o estabelecimento que ele escolheu que é onde será entregue o pedido, as opções de envio (se tiver mais de uma) e as formas de pagamento.

Uma vez realizado o pedido, o cliente recebe um e-mail confirmando o pedido e para cada atualização de status do pedido o cliente recebe um e-mail também.

Por fim, um acontecimento recente que causou mudanças é a abertura do iFood Shop ao público, anteriormente era fechado para restaurantes do iFood somente. O que aconteceu foi que devido ao COVID-19 principalmente, aumentaram os pedidos para entrar no Shop, e eles optaram por abrir ao invés de trabalhar como benefício exclusivo para quem está no iFood.”

Cesar Bueno – Techlead Stoom

Esta foi uma breve explanação das características de um grande case de inovação em marketplaces B2B com tecnologia Stoom.
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