Centro de distribuição: o que é e como pode ajudar seu negócio

centro de distribuição

Estruturar a logística de um negócio é essencial para garantir o sucesso de vendas no mercado. Muitas vezes, os empreendedores não entendem por onde começar a implementar técnicas para facilitar o envio de produtos, mas você sabe o que é um centro de distribuição?

Os centros de distribuição funcionam como uma peça importante do processo de vendas de um negócio. Eles armazenam os produtos do seu negócio, facilitando o redirecionamento para o destino e aumentando a eficácia da entrega.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo para responder o que é centro de distribuição, como ele funciona e quais benefícios ele pode trazer para a manutenção de seu empreendimento.

O que é um centro de distribuição?

O centro de distribuição é uma estrutura física de armazenamento e despacho onde as mercadorias ficam após saírem das fábricas e antes de chegarem aos Pontos de Venda (PDV). A partir dele, as mercadorias são redirecionadas para outros lugares, como outras filiais da empresa ou até mesmo o cliente final.

No entanto, para realmente funcionar na gestão de produtos, a unidade física deve estar localizada estrategicamente para oferecer praticidade no transporte de mercadorias e otimizar o processo de distribuição.

Um dos objetivos de um centro de distribuição é trabalhar com a eficiência necessária para enviar mercadorias com um custo reduzido pelas empresas, já  que elas não vão precisar estruturar um centro do zero. Assim, ele desempenha um papel fundamental para o crescimento do negócio.

Como funcionam os centros de distribuição?

Para entender como funciona um centro de distribuição, primeiramente é necessário compreender as funções dessa unidade de armazenamento. Ao contrário do que pensam, ele não se limita apenas à recepção e à distribuição de produtos.

Dentro de um centro de distribuição, ocorrem outras operações relacionadas à coleta da mercadoria, como o recebimento, a movimentação, o armazenamento, a separação, o layout e, por fim, a expedição. Abaixo, confira cada uma delas em detalhes.

Recebimento da mercadoria

Uma das principais operações realizadas em um centro de distribuição, o recebimento de mercadorias é a base para o funcionamento da logística do negócio. Ele requer a organização do descarregamento dos produtos, além da verificação da mercadoria e de toda a documentação dela.

Movimentação da carga

Após o recebimento da mercadoria, outra etapa importante é a movimentação dentro do centro de distribuição, ou seja, o transporte interno. Nessa operação, é imprescindível tomar cuidado com a mercadoria para não prejudicar o estado da carga transportada.

Armazenamento

A armazenagem de produtos ocorre na unidade física, normalmente um galpão extenso com espaço suficiente para uma grande quantidade de mercadorias. No entanto, é necessária a organização em relação ao número de mercadorias, para não ter excesso ou falta de produtos.

Separação dos produtos

A separação da mercadoria é uma etapa importante, pois permite que a unidade faça o controle de estoque das mercadorias armazenadas. A partir daí, a carga está pronta para ser despachada com a documentação adequada.

Expedição

Por fim, a última operação do centro de distribuição está relacionada ao envio de produtos, quando há o direcionamento da mercadoria ao cliente. Para isso, deve ocorrer a separação da carga juntamente à documentação e a coleta do produto pela transportadora.

A organização do centro de distribuição

Além das operações existentes para o bom funcionamento de um centro de distribuição, uma boa organização do espaço da unidade de armazenamento pode otimizar os processos citados. Conhecido como layout, isso favorece o aumento da produtividade.

Portanto, o tamanho do local deixa de ser a principal prioridade para a execução dos processos, pois o centro de distribuição precisa alocar os setores de forma estratégica, garantindo maior fluidez na movimentação da mercadoria. Em alguns casos, são implementadas tecnologias para facilitar a movimentação da carga.

Existem diferentes tipos de organização de layout em uma unidade como essa. No entanto, alguns deles favorecem o fluxo de produtos enquanto outros agilizam a separação. Cada centro de distribuição organiza o layout de forma proporcional ao tamanho e às demandas dele.

Pensando nisso, a distribuição das mercadorias na unidade física deve ser planejada para promover o fluxo entre as operações até o produto chegar ao destino.

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Para facilitar a experiência do empreendedor e do cliente, garantindo o transporte prático e seguro da mercadoria, o centro de distribuição é essencial na otimização dos processos logísticos de uma empresa, especialmente em lojas virtuais.

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Além disso, existem diversas outras técnicas e processos que podem ser úteis na administração de um negócio virtual. Por isso, que tal conhecer sobre tecnologias que ajudam no desenvolvimento de um e-commerce?

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