Centro de distribuição: importância para o e-commerce

centro de distribuição

Um centro de distribuição é o local onde a mercadoria de um e-commerce fica armazenada para ser enviada para os clientes conforme são recebidos os pedidos na loja virtual. Muitas empresas investem para ter CDs em pontos estratégicos do país e conseguir entregar produtos de forma rápida.

Porém, é preciso escolher estrategicamente onde o seu centro de distribuição vai ficar. Dependendo da região onde a maior parte dos seus clientes está, há fatores como as rotas que podem ser feitas a partir do CD que impactam as entregas. Entenda mais sobre o assunto em nosso artigo a seguir!

 

Por que investir em um centro de distribuição para seu e-commerce?

Além de ser um espaço seguro e equipado para armazenar as mercadorias, o centro de distribuição logística ajuda a entregar os pedidos rapidamente. Em vez de manter todos os seus produtos em apenas um local e deslocá-los até os clientes, você os distribui pelos centros para ela ficar em pontos estratégicos de entrega.

Dessa forma, você cria uma rede de centros de distribuição conforme a localização dos seus clientes. É claro que é necessário fazer um estudo sobre quais locais são melhores para atender a sua demanda, já que uma parte do orçamento é investida na manutenção desses CDs.

Porém, na logística, o centro de distribuição é essencial para evitar longos prazos de entrega e fretes com valores altos, fatores que podem afastar os clientes e diminuir suas vendas. Por isso, ter CDs em pontos estratégicos é tão importante para o seu e-commerce se destacar da concorrência.

 

Boas práticas em um CD de e-commerce

Com o desenvolvimento cada vez mais avançado dos e-commerces, atualmente é preciso investir em inovação e tecnologia no processo de entrega, além de um ótimo planejamento para os seus centros de distribuição serem um diferencial competitivo. Confira, a seguir, algumas dicas de boas práticas que podem ajudar.

 

Invista em um sistema de gestão

Principalmente no caso de e-commerces de grande porte, que precisam de mais CDs distribuídos pela cidade, é essencial contar com um sistema de gestão que automatize processos e garanta mais controle sobre a gestão do estoque.

Há diversas opções de sistema de gerenciamento de pedidos que podem ser integrados com sua plataforma de e-commerce para gerir as entregas e evitar erros que se transformem em atrasos. Essa tecnologia permite acompanhar o processo desde quando pedido é feito no site até a separação, o transporte e a entrega.

Assim, todas as informações ficam disponíveis em apenas um único local, integrando de forma inteligente todas as posições de inventário, estoque, status do pedido e entregas finalizadas. Todos os setores do e-commerce podem ter acesso rápido a essas informações em tempo real.

 

Garanta mobilidade aos gerentes

Outra boa prática é uma logística lean em centros de distribuição, que garante que os gerentes possuam mais mobilidade. Afinal, muitas vezes, eles têm diversas responsabilidades e precisam gerenciar o inventário, além dos pedidos, por isso precisam estar sempre em movimento, engajados com os associados.

Sendo assim, é possível investir em soluções móveis de gestão de distribuição para ajudar esses profissionais a acompanharem os processos na prática, dando apoio aos demais funcionários do CD logística. Para isso, o ideal é fornecer tablets com o sistema de gestão instalado.

Assim, os gerentes de logística CD tem a possibilidade de se movimentar em vez de ficarem presos a uma mesa, ganhando vantagens como a visibilidade e o monitoramento dos processos simultânea e pessoalmente.

 

Mantenha um acompanhamento em tempo real

Nos centros de distribuição de um e-commerce, as tarefas precisam ser atribuídas e executadas em tempo real, já que os pedidos chegam diretamente da loja virtual. Isso exige que os pedidos de lote sejam constantemente avaliados para selecionar automaticamente o estoque e garantir que as OSs sejam sempre acionáveis.

Os CDs necessitam ser reabastecidos conforme a demanda do e-commerce de modo que haja sempre mercadoria suficiente para atender aos pedidos e evitar atrasos. Por isso, contar com um streaming de pedidos é importante para ter uma dinâmica nas tarefas de seleção.

Esse streaming de pedidos possibilita a criação de tarefas flexíveis, que não dependem da demanda de pedidos. Essa solução envolve a análise de oportunidade para aumentar a densidade no processo de seleção e na redução do percurso das viagens, o que resulta em uma melhor utilização das máquinas do CD e da mão de obra.

 

Confira também: vantagens de um sistema de gestão de pedidos

Agora que você já sabe mais qual é a importância do centro de distribuição e as melhores práticas para se destacar, veja também nosso artigo sobre como funciona um sistema de gestão de pedidos e quais outras vantagens ele pode oferecer para seu e-commerce!

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS