Chatbot para e-commerce: como implementar no seu negócio

Cada vez mais presente nos hábitos dos brasileiros, o negócio virtual está em constante mudança para atender às necessidades dos usuários. Entre as ferramentas utilizadas, o chatbot para e-commerce é uma tendência que pretende continuar por alguns anos.

Segundo um estudo da NeoAssist divulgado pelo portal R7, mais de 70% dos brasileiros estão insatisfeitos com o autoatendimento dos e-commerces. Essa é uma crítica que inclui tanto a FAQ quanto o chatbot, demonstrando que a sua implementação não é somente uma questão de acrescentar o recurso à plataforma.

Por isso, além de entender o que é chatbot, é necessário saber como usá-lo de maneira assertiva, somando à experiência do usuário. Continue lendo e veja por que essa é uma ferramenta interessante e como utilizá-la no seu negócio on-line.

 

Quais as soluções que o chatbot gera para o e-commerce?

O chatbot é uma solução tecnológica que permite tornar a experiência do usuário (UX) mais interessante. Afinal, essa é uma inteligência artificial que permite respostas e encaminhamentos mais rápidos.

Por conta dessa característica, muitos empreendedores passaram a adotar a ferramenta durante o crescimento exponencial dos e-commerces em 2021. Porém, esse fator não é o único atrativo do chatbot para e-commerce. A seguir, confira as vantagens de ter essa ferramenta como aliada ao seu negócio.

 

Automatizar as perguntas frequentes

Uma das grandes vantagens de contar com o chatbot para e-commerce é a agilidade no atendimento. Afinal, é possível otimizar o FAQ e torná-lo mais fácil e dinâmico para o usuário.

Assim, o possível cliente poderá ter um atendimento automatizado, no qual as dúvidas mais frequentes poderão ser sanadas de maneira automática. Dessa forma, você evitar lotar a linha telefônica do seu e-commerce.

 

Realizar um atendimento humanizado

Mesmo que o atendimento seja realizado por uma máquina, quando a interação com consumidor se assemelha à de um ser humano, a experiência do consumidor se torna mais completa, mesmo que seja em detalhes simples.

Além de adotar a linguagem adequada à persona do seu e-commerce, os três pontinhos mostrando que há alguém digitando são um recurso que torna o chatbot mais humanizado. Inclusive, o uso de emojis é aconselhável para criar um relacionamento mais próximo ao cliente.

 

Guiar os usuários na plataforma

Agilizar o atendimento é um dos benefícios do chatbot para e-commerce, mas também pode vir a atuar como um atalho para o usuário. Isso porque o indivíduo consegue digitar o nome do produto e a máquina irá encaminhar para a página que ele está procurando.

Inclusive, pode ser um meio de afunilar a busca. Ou seja, se o usuário demonstrar interesse por certo grupo de produtos, o chatbot é capaz de atuar como um consultor, indicando ofertas e mercadorias.

 

Como implementar o chatbot no e-commerce?

Saber o que é chatbot e a sua importância é só o primeiro passo para o seu e-commerce ficar preparado para a exigência do usuário, afinal, é necessário entender como utilizar essa ferramenta a seu favor. Colocamos algumas dicas logo abaixo. Confira.

 

Alie o chatbot à jornada do consumidor

Compreender quando oferecer os serviços do chatbot é um dos pontos essenciais para começar a utilizá-lo em todo o seu potencial. Afinal, dependendo do momento da jornada do consumidor, a ferramenta desempenha um papel diferente.

No primeiro contato do usuário com a marca, o chatbot deve ser indicado depois que ele estiver familiarizado com a plataforma. Além disso, vale personalizar o contato, dependendo de como o cliente encontrou o seu e-commerce (busca orgânica ou paga, por exemplo).

Outro modo de aplicar o chatbot para e-commerce é no momento de decidir a compra. Isso porque essa é uma ferramenta que consegue tomar a posição do vendedor, compartilhando informações sobre fornecedor, material e qualidade do produto.

 

Personalize o atendimento

Para ter uma boa aceitação da ferramenta, uma dica é personalizar a comunicação com o usuário. Quanto mais próximo do perfil do cliente e alinhado à identidade da marca, maiores as chances de haver conversão ou até mesmo fidelização.

 

Aposte na omnicanalidade

Também é válido guardar todas as informações dos seus clientes, integrando todos os canais. Assim, é possível proporcionar uma experiência melhor e que pode se converter em um relacionamento a longo prazo.

Afinal, essa é uma estratégia que simula a “memória” do chatbot. Dessa forma, torna a conversa mais real e próxima de um ser humano, o que contribui para a aceitação da ferramenta.

 

Veja quais tecnologias ajudam no desenvolvimento de um e-commerce

Ao desenvolver a sua plataforma de e-commerce, conhecer todas as ferramentas e tecnologias que são capazes de aprimorar a navegabilidade e a experiência é essencial. Por isso, se quiser conhecê-las, acesse o blog da Stoom e confira o nosso artigo sobre o tema.

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