Como criar uma logomarca para e-commerce?

como criar uma logomarca

Na definição de uma identidade visual, como criar uma logomarca é importante. Principalmente porque é por essa imagem que o seu e-commerce será reconhecido em campanhas publicitárias. Ela vai engajar o consumidor-alvo a comprar pela plataforma, e um design errado pode afetar a atração de clientes.

Com uma logomarca eficaz, é possível criar estratégias de marketing mais assertivas, engajando os consumidores com a sua empresa. Isso porque esse é mais um jeito de conectar a sua marca aos interesses do público.

Mas como criar uma logomarca para e-commerce? Se você está começando no universo dos negócios on-line, esse é um questionamento que pode impactar no crescimento da marca. Assim, não deixe de conferir 5 dicas importantes para direcionar a tomada de decisão.

 

1 – Conheça a identidade da marca

Quem já procurou dicas sobre como criar uma logomarca online talvez já tenha se deparado com plataformas que prometem elaborar um design para o negócio automaticamente. Porém, se o objetivo é começar a empreender com uma identidade visual já sólida, invista em um processo personalizado.

Para isso, aprofunde o conhecimento acerca da marca, ou seja, conheça a missão, a visão e os valores da empresa. Assim, é possível criar uma logomarca que seja um reflexo do e-commerce, atraindo o público-alvo do negócio.

Por exemplo, se a organização preza pela sustentabilidade, a logomarca deve transparecer esse ideal. Isso quer dizer que, por exemplo, uma imagem escura, como preto ou cinza, que remete à poluição, precisa ser evitada.

Dessa forma, tendo todas as informações a respeito do e-commerce, fica mais fácil descobrir como criar uma logomarca, já que as decisões são orientadas de maneira mais assertiva.

 

2 – Reflita sobre a natureza do negócio

Uma das características inerentes da logomarca é a representação do e-commerce, seja no conceito ou na visão sobre o mercado. Por isso, a identidade visual — cores e imagens do logotipo — deve complementar os produtos ou os serviços que serão comercializados.

Assim, a organização conseguirá se posicionar no mercado competitivo logo na primeira ação, sustentando os ideais e as visões dela e demonstrando a solidez do negócio.

 

3 – Pense em uma logomarca simples

A ideia de que, para entender como criar uma logomarca, ela precisa ser elaborada e até complexa não é verdadeira, já que esse tipo de decisão pode confundir os consumidores a respeito a visão de mercado da empresa.

Por isso, invista na criação de uma logo simples. Isso quer dizer usar uma paleta de cores com uma ou duas tonalidades, além de poucos elementos na composição. Dessa forma, o público pode ver, de maneira direta, o que o e-commerce considera importante.

Outra vantagem de apostar na simplicidade é que a logomarca se torna mais fácil de lembrar. Quer um exemplo? Pense na identidade visual dos e-commerces no Brasil, como iFood, Petz e Tenda Atacado, eles possuem desenhos simples, reconhecidos mesmo por quem não compra com eles.

 

A primeira impressão é importante

Mesmo que a simplicidade seja importante, o design também deve impactar os consumidores, de modo que, embora o cliente não tenha comprado algum produto ainda, reconheça o e-commerce quando assistir a um comercial, por exemplo.

Diferentemente de outras identidades, o design da logo necessita de uma certa exclusividade para que ela consiga se destacar em meio a tantas opções de negócios no mercado.

 

4 – Escolha o logotipo da sua empresa

A escolha de usar um logotipo com o nome do e-commerce pode ser uma ideia assertiva, já que torna inevitável que os consumidores identifiquem o negócio. Isso ainda evita gastos com marketing a mais para que a marca fique conhecida, já que o design com o nome da empresa “conversa” com o público.

 

5 – Selecione cores impactantes

Escolher a paleta de cores certa é uma das dicas mais importantes sobre como criar uma logomarca. Isso porque uma coloração específica pode estar ampliando a mensagem passada pela empresa: confiança, credibilidade, energia ou inovação.

Se não tem tanta certeza, pense em uma propaganda com vermelho. A impressão transmitida por ela é de uma marca cheia de energia e empenhada no que faz, e o mesmo acontece com azul, mas demonstrando inteligência e união.

Porém, vale lembrar que a logo também deve impactar mesmo em preto e branco, porque terá momentos, como em contratos, em que ela não estará com as cores originais.

 

Conheça tendências de negócios para começar o e-commerce

Depois de ler esse conteúdo, você percebeu como criar uma logomarca é uma tarefa planejada e bem elaborada. Agora, que tal conferir algumas tendências de negócio? Acesse o nosso blog e confira esse e outros conteúdos exclusivos para e-commerce.

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS