Como fazer a segmentação do seu público?

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A segmentação de mercado nada mais é do que a classificação em segmentos do público-alvo da empresa. Essa tática ajuda a identificar os diferentes perfis de clientes e, assim, desenvolver estratégias de marketing assertivas. 

Os hábitos de consumo podem mudar tanto de geração para geração quanto em cada região do país e contexto social. Por isso, o estudo do público-alvo é tão importante para desenhar os perfis de clientes do seu negócio.

Para um e-commerce, a segmentação ajuda a identificar quais são os hábitos de consumo dos clientes, suas preferências e necessidades. Dessa forma, é possível que cada estratégia seja personalizada para cada perfil, ganhando mais chances de ser bem-sucedida.

 

Como fazer a segmentação em um e-commerce?

O principal objetivo de segmentar é descobrir quem é seu público-alvo e focar suas ações nele. Isso porque ele será o responsável pelos lucros do negócio e tem mais chances de se tornar um cliente fidelizado.

Os tipos de segmentação de mercado buscam encontrar padrões nas pessoas que compram em seu e-commerce e identificar que tipo de produtos elas mais compram, além de como se comportam dentro do site. 

Ao obter essas informações, é possível separar os consumidores em determinados grupos ou personas, que são os perfis detalhados de pessoas que consomem os produtos ou serviços da empresa. Ao definir as personas do negócio, é possível criar campanhas de marketing de segmento para cada um deles. Veja a seguir como fazer:

 

Captação e análise de dados

Para que seja possível segmentar o marketing por meio de análise do perfil dos consumidores, é preciso que haja dados a serem analisados. Por isso, a sua plataforma de e-commerce deve contar com recursos que permitam a captação autorizada de dados, como e-mail, nome, idade, produtos que a pessoa comprou, entre outros.

Após reunir esses dados, é possível estudá-los e obter informações como: qual a idade média das pessoas que compram seu produto mais vendido, como elas ficaram sabendo da sua loja, sua frequência de compra, entre outras informações úteis.

 

Desenvolvimento de campanhas

Depois de construir o perfil de cada cliente, você saberá quais canais de comunicação mais atraem essas pessoas, além da linguagem que mais utilizam e os itens que são mais interessantes para elas.

Com essas informações em mãos, você poderá criar campanhas personalizadas, seja de e-mail marketing, nas redes sociais ou outros tipos de anúncios que atinjam determinados perfis.

 

Monitoramento de métricas

Apenas criar e lançar uma campanha não é suficiente para obter resultados na segmentação de mercado em marketing. Também é preciso estabelecer métricas conforme o objetivo de cada campanha e monitorá-las para estudar seus resultados.

Esse monitoramento permite que ajustes sejam feitos para aprimorar as campanhas e fazer com que sejam mais eficazes. Além disso, também é uma forma de conhecer mais o público e entender como interage com as ações. 

 

Dicas importantes para a segmentação de mercado

Antes de fazer a segmentação de mercado do seu negócio, é fundamental que você entenda que seu público possui diversos perfis. Toda empresa tem mais de um tipo de público, pessoas que buscam coisas diferentes, possuem idades diferentes e contextos de vida variados.

Com isso em mente, você consegue estabelecer objetivos para suas campanhas, seja a captação de novos clientes, fidelização ou a divulgação do seu negócio para mais pessoas. Confira outras dicas de segmentação de marketing a seguir.

 

Comece aos poucos

Se você ainda não segmentou o seu negócio, o ideal é começar aos poucos. Escolha primeiro um dos perfis de clientes e se dedique a estudá-lo para criar uma campanha personalizada para ele. 

Estabeleça um objetivo e foque seus esforços em alcançá-lo antes de trabalhar os demais segmentos do seu público. Dessa forma, você obterá experiência suficiente para que as próximas ações sejam ainda mais eficazes.

 

Mantenha o aprimoramento

Mesmo no marketplace, o melhor jeito de entender como suas ações podem ser bem-sucedidas é sempre estudar o mercado e ir ajustando as campanhas conforme necessário. Isso porque seu público também estará em constante mudança, então é preciso acompanhá-lo.

Analise também os movimentos da concorrência e as mudanças no comportamento de seus consumidores. A segmentação nunca acaba, está sempre se desenvolvendo e exige aprimoramento constante. E esse movimento é essencial para evitar a estagnação do seu negócio.

 

Atue sempre baseado em dados

Um dos grandes erros quando se está fazendo esse processo é atuar conforme o que você acha ao invés de basear suas ações em fatos. É fundamental estar sempre levantando e analisando dados para obter conclusões realistas sobre o público da sua loja virtual.

Para isso, é possível realizar pesquisas de mercado, estudo de redes sociais e de ações da concorrência. Somente dessa forma é possível desenvolver campanhas eficazes, que de fato conversem com os diferentes perfis de clientes do seu negócio e ofereçam o que essas pessoas buscam.

 

Melhore sua taxa de conversão

Se você se interessou pelo nosso artigo sobre segmentação e deseja saber mais estratégias que ajudam seu negócio a aumentar a taxa de conversão, confira nosso outro post. Continue acompanhando o blog da Stoom para se manter sempre informado sobre assuntos como esse e sobre as novidades de tecnologia e e-commerce.

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