Saiba como fazer um blog para sua empresa

como fazer um blog

Se, muitas vezes, você se perguntou como fazer um blog para a sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, está no lugar certo. A Stoom preparou este conteúdo com informações e dicas para que o seu negócio tenha um blog interessante, que ajude a trazer mais clientes para a sua base.

 

Planeje o tipo de conteúdo

Para criar um blog, é necessário estruturar quais tipos de conteúdos serão produzidos. Pensar no funil, por exemplo, estrutura a conversão desde textos básicos, que possuem boa procura — ou volume de busca — na internet, até temas bem específicos, voltados diretamente a quem está próximo de efetuar uma compra.

Ou seja, dentro dessa estratégia, quem está no topo do funil vai avançar para textos mais complexos até chegar em uma situação bem próxima da conversão, que são conteúdos de fundo de funil.

Textos introdutórios como “o que é”, “qual a diferença entre” e outros vão se tornando assuntos como “qual é a importância” e “como nossa empresa pode atuar com seu problema”. O importante é traçar essa estratégia sempre indicando para outros conteúdos que, por sua vez, levam aos produtos ou serviços.

 

Crie uma ligação entre os textos

Para que esse funil de conversão seja ainda mais assertivo, o ideal é ligar um texto ao outro por meio de linkagem interna — inserindo links do próprio blog ou site dentro do conteúdo — ou por banners, por exemplo.

Portanto, criada essa ligação, o usuário terá um fio para navegar e acessar outros conteúdos, o que agrega credibilidade à marca, além da sensação de autoridade. Com isso, as chances de conversão se tornam maiores.

 

Pense no público-alvo

Continuando o processo de como criar um blog passo a passo, pergunte-se: quem são seus clientes? Com base nessa resposta, é possível traçar um ou vários públicos-alvo. Para fundamentar essa decisão, tenha informações como faixa etária, sexo, perfil econômico, por exemplo, mais comuns dos usuários do negócio.

Ao ter algumas informações, é possível construir uma persona, uma pessoa fictícia que preencherá o perfil desejado. Esse documento será uma orientação sobre quem vai ler o blog, o que torna o texto mais atrativo em linguagem e conteúdos.

 

Tenha personalidade

Elaborar textos para negócios não é como fazer um blog pessoal. A personalidade deve ser voltada para a maneira da empresa se portar no mercado, seguindo valores, missão e visão.

Ao unir a personalidade do negócio com as personas, o texto será assimilado pelo leitor já com a identidade que a organização passa, o que aproxima o conteúdo da marca e vice-versa.

 

Siga uma frequência e volume

Para fazer um blog de sucesso, é fundamental ter frequência, ou seja, mantê-lo ativo. Dessa forma, além de atualizado, o conteúdo terá periodicidade, que é importante até mesmo para o rankeamento dele no Google.

Além disso, pensar no volume serve para que o blog não tenha uma grande oscilação na produção de conteúdo de um mês para o outro, ou até mesmo ao longo dos anos.

 

Preze por qualidade e autoridade sempre

Entender como fazer um blog envolve estruturar a estratégia e conferir sempre a qualidade do conteúdo. A partir dela, a empresa terá autoridade em palavras-chave do ramo, o que certamente aumentará a sua presença digital.

Um blog de qualidade precisa transmitir conhecimento sobre os assuntos abordados, gerando credibilidade para a marca. Essa deve ser uma preocupação constante, já que uma impressão ruim pode arruinar toda a jornada do cliente até a conversão.

 

Considere aspectos técnicos

Além de alguns conceitos já citados sobre como criar um blog, existem diversos conceitos técnicos, como onde e como hospedar os conteúdos, o melhor design para eles e também como fazê-lo aparecer para as pessoas.

Algumas estratégias usadas vão desde o compartilhamento em redes sociais da empresa até o SEO, que é um conjunto de práticas que potencializam o desempenho do site no rankeamento orgânico do Google.

 

Acompanhe o crescimento e suas métricas

Analisar o desempenho dos posts e acompanhar o crescimento do blog como um todo permite que sua equipe trace melhor a estratégia para ele. Para isso, existem algumas métricas.

Dentre elas, podemos citar as visualizações de página, que mostram quantas pessoas acessaram cada conteúdo, e a taxa de conversão, que indica a porcentagem de pessoas que converteram a partir do blog.

 

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