Como funciona e quais são os benefícios da Starlink Internet?

Logo Starlink Internet

A Starlink Internet é uma empresa do bilionário norte-americano Elon Musk que tem como objetivo oferecer uma internet rápida, principalmente para as regiões mais remotas, como as áreas rurais. 

A Starlink é uma internet via satélite. Atualmente, essa provedora de internet possui mais de 4 mil satélites em órbita, contudo planeja lançar mais 40 mil satélites nos próximos anos e, dessa forma, ampliar a sua cobertura.

Continue lendo este texto para entender como a Starlink Internet funciona, quais são as principais vantagens e desvantagens de ter uma conexão de internet via satélite e como contratar o serviço da Starlink, uma ramificação da Space X no Brasil.

Como a Starlink funciona?

Os satélites Starlink enviam informações por meio do vácuo do espaço até os receptores de sinal dos seus clientes. Isso faz com que o sinal de internet dessa empresa seja mais rápido do que o das provedoras que utilizam cabos de fibra óptica ou outras tecnologias. 

Para que o usuário receba o sinal de internet dessa provedora, a Starlink posicionou vários satélites que orbitam perto da Terra. Esses equipamentos estão a aproximadamente 550 quilômetros do nosso planeta, enquanto os satélites tradicionais orbitam a mais de 35 mil quilômetros. 

Quais são as velocidades da internet da Starlink?

A velocidade média de download da Starlink Internet varia entre 100 Mbps e 200 Mbps. Para efeito de comparação, a velocidade média de download oferecida pela maioria dos provedores de internet no Brasil é de 91,82 Mbps

Contudo, a velocidade média de upload disponibilizada pela Starlink é aproximadamente 10 Mbps, abaixo da velocidade média dos outros provedores de internet no Brasil. Já o nível de latência desse serviço de internet (o tempo que uma solicitação leva para ser enviada de um ponto a outro) varia de acordo com a região em que o usuário reside. 

Uma internet rápida e com baixo nível de latência é fundamental para todas as pessoas que precisam usar a internet para trabalhar, estudar e fazer compras. Além disso, com o desenvolvimento de novas plataformas, como o Metaverso, será fundamental possuir uma conexão de boa qualidade para conseguir tirar o maior proveito das novas tecnologias.

Quais são as principais vantagens da internet via satélite?

A principal vantagem da Starlink Internet é oferecer uma conexão de alta velocidade em regiões não atendidas pelas provedoras de internet convencional. Sendo assim, a Starlink pode fornecer uma conexão de qualidade para as pessoas que vivem em áreas mais remotas. Além disso, outras vantagens são:

  • O próprio usuário pode fazer a instalação da antena e dos demais equipamentos necessários para obter a conexão da internet, sem a necessidade de contratar um técnico para isso.
  • A velocidade de download oferecida pela Starlink é maior do que a das outras provedoras de internet.
  • O nível de latência é baixo.

Quais são as principais desvantagens da internet via satélite?

A principal desvantagem da Starlink Internet é a necessidade de haver um espaço desobstruído entre a antena e o céu para que a internet chegue na casa do usuário sem interrupções.

Além disso, a entrega de sinal da internet da Starlink pode oscilar muito em cidades que têm muitos prédios, pois essas construções podem servir de barreira para o sinal da internet. 

Sendo assim, atualmente os locais que podem se beneficiar mais da tecnologia Starlink são as cidades localizadas nas zonas rurais, já que nessas localidades não há muitos prédios ou grandes construções. 

Como funcionam as operações da Starlink Internet no Brasil?

Desde o dia 28 de janeiro de 2022, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou o funcionamento da Starlink Internet no Brasil. Portanto, os brasileiros que quiserem utilizar a internet da empresa do Elon Musk podem entrar no site da Starlink e contratar um plano.

Quem desejar ter a conexão de internet da Starlink precisa comprar um kit que custa cerca de R$ 3 mil e vem com roteador, antena, fonte de energia, cabos e base. A mensalidade desse provedor de internet no Brasil custa por volta de R$ 530.

Não é necessário chamar um técnico para instalar esses equipamentos. De acordo com a Starlink, qualquer pessoa pode fazer a instalação seguindo as orientações do aplicativo da própria empresa.

Contudo, a antena da Starlink precisa ser instalada em um local que ofereça uma visão desobstruída do céu, ou seja, não deve haver nenhum elemento, como galhos de árvore, entre a antena e o céu. Somente dessa forma será possível garantir um sinal sem interrupções.

Como funcionará a Starlink na Amazônia?

Como o foco da Starlink é levar internet para áreas remotas e onde não há conexão 5G, a empresa do bilionário Elon Musk também disponibilizará internet para a Amazônia. O projeto inicial da Starlink é oferecer sinal de internet para 19 mil escolas da área rural.

Além disso, a Starlink contribuirá com o monitoramento da Floresta Amazônica para ajudar a evitar e combater tanto focos de incêndio e quanto o desmatamento ilegal. 

Qual é a importância de ter uma internet rápida?

A necessidade de ter uma internet rápida e confiável ficou ainda mais latente após a pandemia de covid-19, quando muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente e também a comprar mais em e-commerce

Além disso, para que os profissionais tenham uma boa produtividade e as empresas consigam oferecer serviços de qualidade para os seus clientes, precisam contar com uma internet rápida e segura. Caso contrário, o trabalho poderá ser prejudicado por causa da demora de transferência de dados e até mesmo por não ser possível se conectar no momento certo.

Também é necessário contar com plataformas que ofereçam recursos tecnológicos interessantes para empresas e profissionais. Se esse for o seu caso, confira quais são os principais pilares da transformação digital nas empresas, para conseguir melhorar o seu negócio.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS