Saiba como investir no metaverso

como investir no metaverso

Se você acha que as plataformas de realidade virtual são algo distante e que vão ter pouco impacto na sua vida, saiba que grandes empresas já estão investindo fortemente no universo digital e criando produtos exclusivos para esse ambiente. Por isso, para que o seu negócio continue relevante, você precisa saber como investir no metaverso.

Esse termo se popularizou bastante após Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mudar o nome da sua empresa para Meta e anunciar que ia começar a “investir pesado” em plataformas de realidade virtual. Essa decisão levou várias companhias a adequarem os seus negócios para o universo digital. Assim, é importante você saber como investir no metaverso.

O que é metaverso?

Metaverso é um universo digital imersivo, no qual as pessoas interagem, trabalham, fazem compras e se divertem de maneira similar ao mundo real. Para acessar esse espaço será necessário utilizar uma plataforma de realidade virtual. Por isso, várias empresas, como a Meta e a Microsoft, já estão criando as suas. Também será preciso usar acessórios, como óculos especiais, nessa realidade digital. 

Quem está familiarizado com jogos, como Minecraft, The Sims e Fortnite, já vivenciou um pouco do que será o metaverso. Nesse ambiente virtual, cada um vai ter o seu avatar 3D customizado e vai poder interagir com outros avatares, como se estivesse no mundo real.

Para entender melhor o que é metaverso e como ele vai funcionar, imagine que você está assistindo a live de um artista no seu celular. Com essa nova tecnologia, ao colocar seus equipamentos de realidade virtual, você vai poder entrar e participar dessa transmissão ao vivo, como se estivesse no mesmo espaço físico do artista.

Muitas empresas e, até mesmo, pessoas comuns já estão investindo nessa tecnologia. Terrenos estão sendo vendidos por milhares de dólares nas plataformas de realidade virtual e algumas marcas estão criando produtos exclusivos para esse espaço digital. Por isso, é extremamente necessário saber como investir no metaverso.

Como será a publicidade no metaverso?

A realidade virtual vai possibilitar que as pessoas fiquem ainda mais próximas das marcas que consomem. Então, as empresas vão ter que investir fortemente no relacionamento com o cliente.

Além disso, vai ser preciso utilizar recursos de inteligência artificial para entender bem o comportamento do consumidor e, dessa forma, poder oferecer produtos e serviços personalizados para cada usuário do metaverso. 

O ambiente virtual ainda vai possibilitar que as empresas ofereçam experiências exclusivas para os seus clientes, como um show virtual ou a fabricação de um produto para ser comercializado nas plataformas digitais. 

Essas ações vão ajudar as companhias a fidelizarem seus consumidores e a se tornarem mais relevantes no metaverso. Sendo assim, a publicidade nas plataformas de realidade virtual será mais customizada e interativa.

Quais produtos serão comercializados no metaverso?

Esse ambiente vai ser uma extensão do mundo real. Portanto, quem usar as plataformas de realidade virtual também vai precisar adquirir uma grande variedade de produtos para usar no espaço digital, como roupas, sapatos e ingressos de shows. Então, as marcas precisam saber como investir no metaverso.

Pensando nisso, várias empresas já estão criando produtos e serviços exclusivos para o metaverso. Um exemplo disso é a nova linha de maquiagem da empresária e influenciadora Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, que vai ser comercializada exclusivamente no mundo virtual.  

Diante desse cenário, quem tem uma marca ou um e-commerce já pode começar a planejar quais dos seus produtos ou serviços podem ser adaptados para o metaverso. Outra alternativa é criar novos itens exclusivos para esse ambiente digital. 

Quem quer investir no metaverso e vender produtos e serviços nessa plataforma precisa saber que as transações são feitas com criptomoedas do metaverso. Além disso, cada universo digital trabalha com uma moeda virtual específica. 

Com um grande número de corporações relevantes investindo na criação dessas plataformas de realidade virtual, como Meta, Nvidia e Microsoft, e um grande número de companhias criando escritórios virtuais e fazendo eventos no metaverso, fica clara a necessidade de todas as empresas em adequarem o seu negócio para essa nova tendência tecnológica.

Como investir no metaverso?

Há várias formas de investir no metaverso. Você pode fazer isso criando produtos e serviços para serem comercializados diretamente nessa plataforma de realidade virtual. Além de já começar a planejar ações de marketing para posicionar a sua empresa nesse universo.

Outra forma de investir no metaverso que tem ficado muito famosa é comprando terrenos em plataformas de realidade virtual. Esses espaços são comercializados como Tokens Não Fungíveis, também conhecidos como NFTs, que é a representação de um item exclusivo que não pode ser copiado. 

Ainda, é possível investir nessa tecnologia de outras maneiras, como comprando um ETF do metaverso ou adquirindo ações de empresas que estão desenvolvendo esse tipo de plataforma. 

Como deixar o seu e-commerce pronto para a transformação digital?

Agora que já sabe o que é e como investir no metaverso, é importante que você procure se manter sempre atualizado sobre essa tecnologia para poder preparar a sua empresa para essa nova realidade.

Contudo, além do metaverso, é necessário que você conheça quais são as outras tecnologias que podem impactar o seu negócio. Por isso, vale a pena ler o nosso artigo “O que é e como funciona o processo de tokenização“. 

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS