Como usar o sampling no seu e-commerce

sampling

Apesar de não ser novidade, o sampling vem se reinventando e se mostrando uma forma eficaz de conquistar novos clientes. Trata-se de uma estratégia de marketing em que a marca distribui amostras de seus produtos para que as pessoas experimentem e avaliem a qualidade.

Se for feita com qualidade, uma ação de sampling pode gerar resultados positivos, principalmente em lançamentos. O principal objetivo desse tipo de ação é proporcionar uma boa primeira impressão sobre o produto, além de analisar o feedback dos clientes. Entenda mais a seguir.

 

Principais benefícios do sampling

Um dos fatores mais importantes ao lançar um novo produto é mensurar a resposta do público e entender qual é o impacto dele. Por isso, o sampling é uma forma de ter uma resposta direta sobre a opinião do consumidor. Veja os benefícios desse tipo de marketing promocional abaixo.

 

Identificar o valor do produto

Por tratar-se de um marketing de experimentação, o sampling proporciona uma experiência diferenciada para os clientes, enquanto permite testar a resposta do público. Dessa forma, é possível identificar o valor que o produto proporciona para os consumidores e o sucesso gerado pelo lançamento.

 

Gerar engajamento

Outro benefício de distribuir amostras é interagir com o público de uma forma direta, gerando divulgação espontânea, já que os consumidores tendem a indicar produtos que aprovam para familiares e amigos ou até por meio das redes sociais. Essa ação coloca o produto e a empresa em evidência, gerando engajamento para a marca.

 

Avançar na jornada de compra

Como o sampling permite que o consumidor tenha contato direto com o produto, a relação entre marca e cliente avança mais rápido na jornada de compra. Isso porque, por meio da amostra grátis, o público decide de imediato se compraria o item ou não.

 

Receber impressões realistas

Fazer com que o consumidor possa experimentar produtos gratuitamente é uma forma bastante eficaz de conseguir opiniões realistas sobre o que está sendo vendido. Isso é essencial para aprimorar a qualidade do item, além de permitir entender mais sobre as necessidades e os desejos dos clientes.

 

Como aplicar o sampling no e-commerce?

Estamos acostumados a ver distribuição de amostras grátis de produtos em lojas físicas e supermercados. Porém, também é possível fazer o sampling em e-commerce por meio do envio de amostras e demonstrações. Veja dicas de como realizar ações eficazes na sua loja on-line a seguir.

 

Estabeleça um objetivo

Antes de proporcionar um test drive dos seus produtos para os clientes, é preciso pensar em quais objetivos você pretende alcançar com essa ação — seja fidelização da clientela, divulgação de novas mercadorias ou simplesmente obtenção da opinião do consumidor.

Após estabelecer qual é sua principal intenção com a ação de sampling, é possível traçar o melhor caminho para atingir essa meta. Dessa forma, você pode criar um planejamento visando impactar os clientes do melhor modo possível.

 

Encontre seu público-alvo

O próximo passo é definir o público-alvo ideal para que a ação atinja os objetivos estabelecidos. Por exemplo, se sua principal meta é a captação de novos clientes, então a ação deve ser voltada para pessoas que ainda não conhecem sua marca e terão o primeiro contato com ela por meio das amostras.

Já se você pretende fidelizar clientes, então o seu público-alvo são pessoas que já compraram no seu e-commerce. Porém, nesse caso, é preciso pensar em que tipo de produto esse consumidor comprou e se a amostra que será enviada tem relação com esse perfil de cliente.

 

Defina qual tipo de amostra será enviada

Como falamos acima, é muito importante entender se a amostra enviada está dentro das características que o cliente procura. Segundo um levantamento da NewStyle, cerca de 80% dos consumidores consideram que o recebimento de amostras grátis influencia a compra do produto.

Por esse motivo, o sampling é recomendado nos lançamentos, para que o primeiro contato do consumidor com o produto seja positivo e impacte a decisão de compra no futuro. Também é possível fazer essa ação para potencializar as vendas de algum item.

 

Desenvolva um planejamento

Para que a ação dê certo e não acabe gerando prejuízos para o e-commerce, é necessário fazer um planejamento cuidadoso. Primeiro, defina um orçamento, já que o envio das amostras tem um custo. Também estabeleça como elas serão enviadas, qual será o material e para quantas pessoas.

Aqui, é importante considerar que enviar boas amostras para uma quantidade menor de clientes pode ser mais eficaz que distribuir um material de baixa qualidade que não impactará a conversão. 

 

Monitore os resultados

Não adianta apenas realizar a ação, também é preciso acompanhar os resultados para saber qual foi o retorno sobre o investimento. Indicadores, como compras do produto, feitas no período em que a ação foi realizada, precisam ser monitorados para que você entenda se o sampling foi eficaz para o seu e-commerce.

Em caso positivo, será possível realizar a ação novamente no futuro ou fazer ajustes para que seja mais eficaz. Se você deseja saber mais sobre métricas de marketing digital, confira outro artigo do blog da Stoom e receba dicas exclusivas!

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