Live shop: como vender ao vivo?

Live Shop

As transmissões de vídeo ao vivo estão ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais. Mas você sabia que é possível usá-las para aumentar o faturamento da sua empresa? É isso mesmo! Você pode fazer uma live shop para vender os seus produtos enquanto interage com os seus seguidores.

Esse modelo de negócios tem atraído cada vez mais empresas, que estão utilizando as lives para comercializar os seus produtos e impulsionar as suas vendas. Por isso, quem quer vender mais precisa saber o que é live shop.

O que é uma live shop?

A live shop nada mais é do que uma transmissão de vídeo ao vivo, que pode ser feita nas redes sociais ou na própria plataforma de e-commerce da empresa, caso ela ofereça estrutura para isso.

Nessa transmissão ao vivo, um representante da empresa ou, até mesmo, um influenciador contratado interage com os participantes da live, faz a contextualização do evento e mostra os produtos que pretende vender naquela ocasião.

Contudo, não basta apenas apresentar o produto para conseguir vendê-lo. É preciso criar uma narrativa por trás dele, mostrar quais são os benefícios que ele oferece e o porquê as pessoas que estão assistindo deveriam adquiri-lo. Assim, é importante saber como funciona uma live shop.

Por que fazer uma live shop?

Essa estratégia de negócios começou na China e, por lá, deve gerar por volta de R$1 trilhão em vendas somente neste ano. Porém, aqui no Brasil, a live shop também tem se popularizado.

De acordo com a pesquisa da Statista, 10% dos usuários de redes sociais participaram de pelo menos uma live de vendas no ano de 2021. Desses participantes, 53% compraram algum produto. 

Além disso, 88% das pessoas que já assistiram uma live shop afirmaram que têm interesse em participar de outra transmissão de vídeo ao vivo desse tipo no futuro. Sendo assim, essa pode ser uma boa oportunidade para quem quer atrair mais leads para o seu negócio e aumentar o faturamento.

Como fazer uma live shop?

É importante saber como fazer uma live shop para que você possa atrair as pessoas certas para a sua transmissão ao vivo e, dessa forma, ter mais chances de alcançar a sua meta de vendas. 

Ainda, essa pode ser uma boa oportunidade para aumentar o seu engajamento no Instagram ou em outra rede social utilizada para essa finalidade. Por isso, nós preparamos um passo a passo que você deve seguir antes e durante a sua live shop.

Definir o público-alvo

A primeira etapa para quem quer realizar uma transmissão ao vivo nas redes sociais, ou em qualquer outra plataforma, é definir quem é o seu público-alvo. Isso porque, somente dessa forma, você conseguirá criar uma boa estratégia e adaptar o seu discurso para atingir as pessoas que realmente têm potencial para se tornarem clientes da sua empresa.

Definir uma meta de vendas

Assim como em toda campanha de marketing, no caso das lives shop você também deve definir uma meta de vendas. Desse modo, quando o evento acabar, será possível mensurar se você conseguiu atingir o seu objetivo.

Contudo, caso a sua empresa não consiga atingir a meta de vendas durante a live shop, você deve verificar porque isso aconteceu e criar uma estratégia para que esse problema não se repita nas próximas transmissões ao vivo voltadas para a comercialização de produtos.

Preparar o roteiro

É importante que você prepare um roteiro para a sua live shop, para que possa contextualizar o evento da melhor forma possível e definir quais são os principais pontos a serem abordados durante a transmissão ao vivo.

Dessa maneira, você não vai correr o risco de se perder durante a transmissão ao vivo e nem vai se esquecer de falar algo importante. No entanto, você pode sair um pouco do roteiro em algumas ocasiões para interagir com os participantes da live.

Além disso, no seu roteiro você deve especificar como será feita a demonstração dos produtos que serão vendidos na live. Por exemplo: você pode fazer um tutorial ensinando como usar aquele item.

Divulgar a live com antecedência

É importante que você divulgue a sua live shop com antecedência, caso contrário, haverá um grande risco das pessoas se esquecerem desse evento, o que pode prejudicar muito a sua estratégia de vendas.

Você pode fazer isso de diversas formas, postando no feed das suas redes sociais, falando nos stories e até fazendo parcerias com influenciadores para divulgarem a sua transmissão ao vivo.

Separar os produtos que serão apresentados

Como o principal objetivo da live shop é vender e aumentar o faturamento da sua empresa, você deve separar os produtos que serão vendidos com antecedência para mostrar durante a transmissão.

Assim, você não vai correr o risco de esquecer de mostrar algum produto na live e nem vai precisar explicar para a sua audiência porque não está encontrando o item sobre o qual acabou de falar.

Convidar especialistas e influenciadores para participarem da live

Convidar especialistas e influenciadores para participarem da sua live também pode ser uma boa estratégia para potencializar as suas vendas. Isso porque eles podem ajudar a conferir mais credibilidade para os seus produtos e a aumentar o engajamento da sua transmissão. 

Como estruturar o seu e-commerce?

Com uma live shop você vai conseguir aumentar as suas vendas e tornar a sua empresa mais conhecida. Por isso, é importante que o e-commerce da sua loja esteja bem-estruturado. 

Além disso, precisa garantir que a sua loja virtual seja atrativa, amigável e personalizada. Portanto, você precisa conhecer a plataforma Custom Enterprise, criada justamente para quem quer ter um e-commerce que atenda todas as necessidades dos seus clientes.

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