Comprar no site e retirar na loja: entenda melhor

comprar no site e retirar na loja

A mudança do comportamento dos consumidores já alterou vários modelos de negócio, inclusive o e-commerce, que está em constante evolução para atender às expectativas dos seus clientes. Nesse contexto, comprar no site e retirar na loja se tornou um diferencial competitivo.

Segundo a pesquisa Jornada omnichannel e o futuro do varejo, divulgada em 2019 pela Social Miner, a expectativa é de que, em 2021, 52% dos consumidores comprem no site e retirem na loja. 

Entre os principais motivos dessa tendência estão economia do frete, satisfação e segurança do consumidor, afinal, o imediatismo de ter o produto na mão gera essa mudança de comportamento. Além disso, o próprio empreendimento se beneficia, já que há um número de conversão a mais e o custo logístico diminui.

Essa é uma evolução natural do e-commerce, atrelando os benefícios dos dois modelos de negócio: on-line e físico. Para entender melhor como implementar esse recurso na sua plataforma, continue lendo o conteúdo abaixo.

 

Por que investir no click and collect?

Como comprar no site e retirar na loja? Essa é uma pergunta para a qual cada vez mais consumidores têm procurado a resposta dentro de grandes e-commerces, afinal, essa é uma experiência que se aproxima das compras físicas, mas com a comodidade de somente retirar o produto.

Também chamada de click and collect, essa é uma prática que tem agradado os usuários. A seguir, exemplificamos dois benefícios de começar a implementar esse processo dentro do seu e-commerce. Confira.

 

Diferencial competitivo

Com um crescimento de 47% do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2020, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers, não é estranho que o mercado esteja cada vez mais competitivo. Por isso, oferecer mais essa opção para o consumidor receber o seu produto é uma vantagem frente aos concorrentes.

Inclusive, essa é uma alternativa que tende a ser mais barata tanto para a empresa quanto para o consumidor quando comparada com o modelo de do same day delivery.

 

Aprimoramento no CX

Permitir que o consumidor escolha a opção “comprar no site e retire na loja” também é um meio de aprimorar o Customer Experience (CX). Isso porque o comprador consegue ir até a loja somente para retirar o produto e ainda ter o seu produto em menos de 24 horas.

Garantir que o cliente tenha uma boa experiência é essencial para que a taxa de conversão aumente, impulsionando a  recompra e, consequentemente, a fidelização do usuário. Oferecer mais opções de entrega, pagamento e outros recursos, faz com que os consumidores se sintam mais  integrados ao processo de compra, aproximando-os da marca.

 

Como implementar a prática “comprar e retirar na loja”?

Para colocar em prática esse recurso, caso não possua uma loja física, existem vários meios de oferecer esse tipo de serviço, como implementar um ponto de retirada (pick-up point), um locker, como o que oferecemos na Stoom, ou a retirada em lojas parceiras (dark store). 

Com esses tipos de abordagem, é possível aprimorar a omnicanalidade da sua plataforma. Nos tópicos abaixo, listamos alguns cuidados que têm como objetivo auxiliar a implementação do “comprar no site e retirar na loja” de maneira efetiva. Confira.

 

Sinalização

Compre hoje no site e retire amanhã na loja”, esse é um tipo de chamada que costuma atrair novos usuários, afinal, essa imediatez é algo que, na maioria das vezes, agrada os consumidores.

Porém, antes de começar a ofertar esse tipo de serviço, fique atento ao planejamento. Isso porque o local precisa ter boa sinalização para que o cliente encontre facilmente o ponto de retirada, sem grandes problemas.

 

Atendimento 

Ter um funcionário por perto para tirar as dúvidas é um meio de personalizar o atendimento, estreitando o relacionamento do cliente com a marca, o que pode impulsionar as vendas da loja, afinal é um diferencial, que demonstra preocupação com a experiência do consumidor. Por exemplo, quando o atendente oferece algum produto ou serviço complementar ao que comprou.

 

Notificações

Manter uma comunicação real-time também é essencial para o processo de retirada na loja. O cliente deve ser atualizado a cada passo do processo de separação e, finalmente, notificado quando a retirada estiver disponível. Assim, ele consegue planejar e decidir o melhor momento do seu dia para buscar a sua compra.

 

Conte com a Stoom para implementar novos recursos

Comprar no site e retirar na loja é uma prática que está cada vez mais sendo adotada pelos empresários por conta do Customer Experience. Por isso, um dos produtos que você encontra na Stoom é o locker.

Com a possibilidade de customizá-lo com as cores e a logomarca do seu negócio, esse armário inteligente foi pensado para aprimorar a experiência do consumidor. Além disso, ainda existe a opção de um locker refrigerado, para que os seus clientes possam comprar produtos perecíveis. Descubra mais em nosso site.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS