Conheça os condomínios inteligentes: segurança e praticidade para toda a família

condomínios inteligentes

A tecnologia vem trazendo benefícios para todas as áreas, não é mesmo? Assim, para garantir a segurança da nossa família não poderia ser diferente. Por esse motivo, os condomínios inteligentes têm sido tão procurados. 

 

Está pensando em fazer um investimento residencial ou mudar para um lugar mais confortável com a família? Então, antes de fechar negócio, você precisa acompanhar este conteúdo da Stoom e conhecer as principais tendências dos condomínios inteligentes. 

O que é um condomínio inteligente? 

Esse novo tipo de moradia consiste na automatização de alguns serviços, a fim de garantir mais segurança para os moradores, como a portaria inteligente. Além disso, a comodidade dos habitantes é priorizada, sendo possível fazer compras de supermercado dentro do próprio condomínio.

Saiba mais sobre as principais inovações

As mudanças propostas pelo novo sistema automatizado de condomínios inteligentes atingem principalmente os espaços de uso coletivo, fornecendo mais confiança e conforto para todos os moradores. Confira algumas dessas tendências.

Portaria inteligente

Quando falamos sobre acesso e portaria, sabemos que a biometria digital já é algo comum há um bom tempo. Contudo, a função de reconhecimento facial é a mais nova inovação do mercado. Basta fazer o cadastro, com o auxílio dos responsáveis pelo condomínio, e por meio de uma pequena câmera instalada na portaria, é possível ter a entrada liberada. 

 

Já para os visitantes ou prestadores de serviço, o cadastro para reconhecimento facial pode ser feito por um aplicativo e deve ser autorizado por algum morador. Também é importante lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) proíbe o compartilhamento das imagens, assim, garantindo mais confiança para a pessoa se registrar. 

 

Os condomínios inteligentes que ainda não implantaram o sistema de reconhecimento facial mantêm a segurança por meio da portaria remota. Com um monitor integrado à portaria, é possível controlar todo o fluxo de entrada e saída do local. 

 

Já nesse modelo de portaria, o uso de softwares ou aplicativos personalizados é muito comum, visando facilitar o gerenciamento do funcionário responsável por monitorar a entrada.   

Mercado com serviço de autoatendimento

Sabe quando bate aquela fome e não tem nada em casa para comer ou quando você está no meio de uma receita e lembra que tá faltando um ingrediente? O mercado inteligente, ou micromarket, é a solução perfeita para isso! Eles são implantados no interior do próprio condomínio. 

 

Como o sistema do micromarket é 100% automatizado, ele funciona vinte e quatro horas por dia. Ainda, por intermédio de um painel de autoatendimento, o próprio morador informa os itens escolhidos no leitor de códigos de barras e efetua o pagamento. Esse processo também pode ser feito por aplicativo de celular. 

 

Embora seja um mercado pequeno, desenvolvido exclusivamente para os condomínios inteligentes, engana-se quem pensa não haver variedade de produtos. É possível encontrar itens de higiene pessoal, lanches, bebidas e sobremesas, além dos alimentos comuns do dia a dia.

Armário inteligente

Provavelmente, você já viu um armário inteligente em alguma estação de metrô, agência de serviços postais ou, até mesmo, em filmes. Esse é o modelo mais inovador e tecnológico de entregas para condomínios. 

 

Os armários inteligentes, ou smart lockers como também são conhecidos, garantem mais conforto e agilidade tanto para quem envia um produto quanto para quem recebe. Eles funcionam como uma espécie de guarda-volumes, porém, totalmente automatizada. 

 

Se você possui um e-commerce, utilizar esse sistema de entregas pode te ajudar a fidelizar mais clientes. Isso porque o cliente pode agendar o horário para fazer a retirada, além de poder escolher a localização. Desse modo, o comprador não vai precisar mais perder um dia de trabalho esperando a entrega em casa. 

 

Além da facilidade em receber o item, com o uso do armário inteligente todo o processo de troca ou devolução fica muito mais simples para o cliente. Sem precisar pegar filas enormes ou ir para lugares distantes em busca da transportadora, o comprador precisa apenas deixar o item de volta na smart locker que preferir.

Segurança dos moradores dentro do condomínio 

Visando reforçar ainda mais a segurança dos condôminos, os espaços de uso comum, como academia, salão de festas e, principalmente, os elevadores, só são liberados mediante o reconhecimento da biometria digital dos moradores. 

 

As festas realizadas nas áreas comuns podem gerar certa insegurança em alguns habitantes do prédio, como o receio de que algum desconhecido possa ter acesso às casas ou aos apartamentos. Já com o uso da biometria digital, eles têm a garantia de que isso não vai acontecer. Além, é claro, de todo o sistema de vigilância acompanhado por câmeras. 

Alarmes inteligentes

O objetivo inicial dos alarmes é nos alertar de forma imediata quando algo está errado e, agora, nos condomínios inteligentes, eles também acionam de imediato, as entidades responsáveis, podendo ser desde a empresa responsável pela segurança a alguma autoridade. 

Tenha a tecnologia a seu favor com a Stoom!  

Se você está buscando soluções tecnológicas para oferecer mais qualidade aos seus clientes, assim como os condomínios inteligentes disponibilizam aos seus moradores, converse com um de nossos especialistas. Na Stoom, temos uma equipe preparada e disposta para encontrar a melhor solução para o seu e-commerce. Confira!

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS