Conheça novas tendências de negócios on-line

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Entre março e abril de 2020, foram abertos cerca de 100 mil e-commerces, um número que anteriormente ficava em torno de 10 mil lojas abertas ao mês, segundo dados da associação de e-commerce ABComm. Diante desse cenário, não é de se estranhar que os negócios on-line tenham ganhado destaque.

Segundo dados do Jornal Valor, nesse mesmo período, houve um aumento de 37% dos números de vendas on-line, no qual os setores de calçados e bebidas se destacaram, 93,08% e 78,90% consecutivamente. 

Com essa nova onda de consumo digital, os empreendedores de médias e grandes empresas — como a Amazon — têm investido em reestruturar suas estratégias de vendas devido à alta demanda. Veja a seguir algumas tendências e ferramentas para impulsionar seus negócios on-line.

 

Tendências de negócios on-line para 2021

O e-commerce se tornou um negócio rentável e de grande destaque durante o ano de 2020, com mais de 7 milhões de novos usuários acessando pela primeira vez nos seis primeiros meses. 

Por isso, novas tendências de negócios on-line têm surgido a cada momento, como os pagamentos instantâneos — o Pix —, que começarão a trazer os usuários resistentes às compras digitais, incluindo os brasileiros sem um cartão de crédito. Veja a seguir quatro outras tendências para entender como começar um negócio on-line.

 

Voice commerce

Já implementado na experiência da jornada do cliente de negócios on-line americanos, os assistentes virtuais são o próximo para a evolução dos e-commerces.

A Alexa, da Amazon, e o Home, do Google Home, são alguns exemplos de voice commerce. Apesar dos dispositivos brasileiros ainda não disponibilizarem esse recurso, é bom ficar atento a esse novo nicho, já que especulam o crescimento de 52% em quatro anos dessa modalidade.

 

Shoppable

Utilizar as redes sociais para vender seus produtos já é uma realidade, ainda mais se pararmos para pensar na nova atualização do Instagram. Assim, o usuário não precisa acessar um marketplace nem baixar um aplicativo para ficar próximo da sua marca.

O shoppable content é uma das dicas de negócios on-line que promete transformar o modo com que são feitas as estratégias de vendas de negócios on-line. Ou seja, trazendo o e-commerce para mais perto de necessidades, desejos e expectativas dos consumidores.

 

Recommerce

Práticas sustentáveis têm ganhado destaque no mercado consumidor. Por isso, novos tipos de negócios on-line se desenvolveram, o recommerce é um exemplo, um termo usado para reaproveitamento de vários produtos, como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas e sapatos.

A preferência por produtos de segunda mão — uma mudança no comportamento do consumidor — está sendo cada vez mais explorada por vários empreendedores.

  

Customização

Já existem alguns negócios on-line que permitem a customização dos seus processos de compras, permitindo a personalização de sapatos e roupas, com o objetivo de promover um serviço único.

O sistema de inteligência artificial da Petz, o Pet-Commerce, ganhou um Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na categoria uso criativo de dados. O programa oferece uma experiência única aos donos de cachorros, permitindo criar uma lista de compras de brinquedos, ossos e bolinhas, ao verificar as reações de cada animal.

 

Ferramentas para impulsionar seu negócio

Para entender como criar um negócio on-line, você precisa ir além de elaborar uma estratégia de vendas para bater as metas, é necessário que você entenda as necessidades das buyer personas. Veja a seguir três ferramentas úteis que te ajudam a administrar os empreendimentos virtuais.

 

Automação de marketing por e-mail

Com os usuários cada vez mais exigentes com as suas interações virtuais, o marketing por e-mail se tornou um recurso importante para captar, engajar e fidelizar os clientes durante sua jornada.

Mas nem sempre o cotidiano dos negócios on-line permite um trabalho manual, por isso, existem ferramentas que agilizam o processo, entre elas, plataformas que  oferecem a automação de campanhas de e-mail para começar um negócio on-line do zero.

 

CRM para vendas e marketing

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que te auxilia a gerenciar e analisar as interações com os clientes. Em outras palavras, esse sistema oferece insights valiosos que ajudam a antecipar as necessidades e os desejos dos clientes, assim, aumentando as taxas de vendas ao abrir um negócio on-line.

 

Google Analytics 

Com o objetivo de aumentar as taxas de conversão do seu negócio on-line, o Google Analytics é uma ferramenta que permite a visualização de várias informações importantes, como o volume de visitas, o tempo gasto na página principal e os canais de origem, que vão auxiliar na montagem de estratégias mais específicas.

 

Invista em uma plataforma personalizável

Para que você consiga fazer do seu e-commerce um dos negócios on-line lucrativos, é importante que conte com uma plataforma personalizável, como a Stoom, tornando a experiência do usuário ainda mais valiosa.

Se estiver em dúvida e quiser entender os benefícios de uma plataforma que oferece um serviço personalizado, acesse o nosso blog e conheça o nosso artigo sobre as desvantagens de uma plataforma pronta.

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