Aprenda a fazer o controle de estoque do seu e-commerce

controle-de-estoque

Gerenciar um empreendimento on-line, além de responsabilidade, requer organização e paciência. Então, saber fazer o controle de estoque corretamente pode ajudar a economizar tempo. Assim, é possível se dedicar a outras questões igualmente importantes. 

 

Nós da Stoom, preparamos este conteúdo especial para te ajudar a fazer a logística de estoque. Desse modo, você consegue economizar e garantir a rotatividade de todos os seus produtos. Confira as dicas! 

O que é controle de estoque e para que ele serve?

O controle de estoque é o processo organizacional dos produtos que já estão à venda na sua loja virtual. Por meio dele, é possível saber quais itens são mais procurados pelo consumidor, o que deve ser comprado em maior e menor volume e o melhor momento para fazer o reabastecimento dos artigos. 

 

Ao fazer o inventário de estoque, você, ainda, consegue evitar prejuízo financeiro e perda de produtos, além de aumentar as chances de conseguir descontos com os fornecedores. Esse processo é um dos pilares para o sucesso de uma loja e, o melhor, não vai demandar tanto tempo para você colocar a organização em dia.

 

Outro aspecto do qual é possível se beneficiar é manter a sua agenda organizada e estipular datas de compras para repor o estoque. Para tanto, basta analisar a frequência com a qual os itens são vendidos. 

Aprenda como fazer o controle de estoque 

Chegou o momento de aprender como fazer um inventário de estoque para a sua loja virtual. Existem alguns passos fundamentais, independentemente dos produtos comercializados, a saber:

 

  • conhecer a fundo o seu público e o mercado;
  • manter um bom relacionamento com fornecedores;
  • organizar o espaço com prateleiras e caixas e etiquetá-las com informações, como nome, tamanho, cor, etc.

Papel e caneta em mãos 

Ainda existem muitos empresários que optam por fazer o controle de estoque à moda antiga, sempre anotando tudo à mão. Uma dica que não podemos deixar de lado é que, em situações como essa, é sempre bom tirar uma foto com o próprio celular, apenas por segurança. 

 

Em uma folha A4, coloque a data no canto superior e faça linhas verticais com uma caneta. A classificação de itens de estoque deve conter, sempre separados em blocos categorizados, nome do produto, tamanho, cor, modelo, etc. Na frente, deve ficar a quantidade em estoque. 

 

O indicado é que esse novo documento seja guardado em uma pasta, a fim de conservá-lo da melhor maneira possível. Contudo, esse processo manual pode gerar um pouco mais de trabalho no momento de analisar todos os dados, como quais são os itens que vendem mais rápido, por exemplo.  

 

Determinar as datas para realizar o procedimento é indispensável e isso vai variar de acordo com o tamanho da sua empresa. Para uma loja com maior rotatividade de produtos, a orientação é que a contagem de produtos seja feita a cada dois dias. Ainda, é importante lembrar de dar baixa nos itens no controle de saída, que pode ser baseado pelo caixa. 

Planilhas

Sabemos que a tecnologia tem sempre uma solução para os nossos problemas. Por isso, trouxemos as duas planilhas mais utilizadas no mundo e que são fáceis de manusear: Excel e Google Sheets. Na Stoom, você encontra um especialista disposto a encontrar soluções para o sucesso do seu negócio.

 

Com o uso de algumas fórmulas disponíveis nessas ferramentas, basta apenas colocar todas as informações, o que chamamos de “alimentar a planilha” e deixar que ela trabalhe por você. Esse sistema pode até ser integrado ao caixa da sua loja, de modo que a atualização é feita automaticamente.  

 

O uso das planilhas não vai trazer nenhum custo para o seu empreendimento. Isso porque para ter acesso a todos esses benefícios, é preciso somente ter uma conta com endereço eletrônico registrado na Microsoft ou no Google e utilizar a versão gratuita disponibilizada. Porém, lembre-se de que os pacotes pagos possuem ainda mais ferramentas. 

 

Assim como no controle de estoque feito à mão, a frequência desse processo vai variar conforme o tamanho do seu e-commerce e o fluxo de vendas. Em lojas pequenas, o ideal é que seja feito uma vez por semana, sempre no primeiro ou no último dia. Já nos estabelecimentos em que o fluxo é maior, o recomendado é conferir o estoque a cada dois dias. 

Mantenha um padrão e utilize a tecnologia a seu favor 

Agora que você já conhece quais são os tipos de gestão de estoque, inclua esse processo na sua rotina de trabalho e colha os resultados positivos que ele têm a oferecer. Ao manter a organização dos produtos, você economiza dinheiro e, ainda, consegue otimizar o seu tempo. 

 

O uso de aplicativos para organização pessoal também é uma dica valiosa. Ao tirar alguns minutos do seu dia para organizar a semana, você garante que todas as atividades que exigem responsabilidades sejam executadas. 

Soluções práticas para a sua loja virtual é com a Stoom!     

Além de aprender a fazer o controle de estoque da sua loja virtual, na Stoom você encontra todo o suporte necessário, que o seu e-commerce precisa para se estabilizar no mercado. Que tal o seu projeto se tornar um case de sucesso? Aproveite!

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS