Dicas para criar nome de empresa

criar nome de empresa

Se você está abrindo um negócio e precisa criar nome de empresa, deve ter em mente que a nomenclatura necessita ser marcante e relacionada com a atividade principal do negócio. O nome é a sua marca, portanto precisa passar aos clientes o que eles precisam saber sobre a companhia em um primeiro contato.

Segundo o Sebrae, é importante que o nome tenha apelo aos consumidores e se destaque entre a concorrência. Para te ajudar nesse desafio, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a entender como criar nome de empresa. Confira abaixo!

 

A importância do nome de uma empresa

Criar nome de empresa é uma tarefa que exige muita pesquisa, além de um cuidado especial para transmitir os valores da companhia. Também conhecido como naming, esse processo faz parte da estratégia corporativa, já que pode afetar o desenvolvimento e o sucesso do negócio.

Os nomes de empresas fazem parte da identidade verbal do negócio e afetam diretamente o posicionamento da marca. Eles têm o poder de direcionar a posição da companhia no mercado e selecionar o tipo de pessoas que se identificarão com ela.

Sendo assim, ao criar um nome para empresa, é preciso pensar no mercado em que ela irá atuar, além de conhecer os hábitos dos possíveis clientes e manter em mente os objetivos da companhia. 

 

Dicas para criar nome de empresa

O primeiro passo para desenvolver nomes de empresas criativos é entender a importância da nomenclatura, como vimos acima. Veja as principais dicas que podem te ajudar a criar nome de empresa a seguir!

 

Analise o mercado 

Se você não sabe por onde começar, tente fazer uma análise do mercado em que sua empresa está inserida e entender mais sobre o cenário competitivo. Essa dica pode te ajudar a buscar um nome que se destaque e não seja mais do mesmo. Busque as principais empresas do seu segmento e estude as que mais se assemelham ao seu negócio.

É importante lembrar que, mesmo que você deseje se destacar, é preciso criar nome de empresa que ainda tenha a ver com seu público para que ele possa se identificar e saber exatamente o que sua companhia oferece em termos de serviços ou produtos.

 

Utilize a criatividade

Utilizar um gerador de nomes para empresa pode te ajudar apenas a ter uma ideia do que soa bem, já que, geralmente, esse tipo de ferramenta dá opções genéricas. Um nome criativo deve ter relação com algum diferencial do seu negócio e a história da sua companhia.

Assim, quando os clientes quiserem saber mais sobre a identidade da empresa, você poderá falar mais a respeito do nome e da história de como o negócio surgiu. Além disso, uma nomenclatura criada do zero tem mais chances de ser única e ficar registrada na mente dos seus clientes.

 

Tente ser objetivo

Outra dica que pode te ajudar a criar um nome de empresa marcante é tentar ao máximo ser objetivo, ou seja, busque opções curtas, fáceis de memorizar e pronunciar. Caso prefira um nome mais longo, é possível utilizar as siglas no logo e na identidade visual.

Alguns exemplos são muito conhecidos, como a NASA (National Aeronautics and Space Administration) ou a GM (General Motors). Assim, você não deixa essa opção de lado, mas cria mais chances de que o nome se torne conhecido entre o público.

 

Faça um brainstorming

Se você já possui uma equipe ou um sócio, reúna-se com eles e faça um brainstorming com várias sugestões de nomes para a empresa. Mesmo sozinho, você pode tirar um momento para ir anotando ideias que forem surgindo.

Após ter uma lista em mãos, você pode ir descartando os nomes que menos gostar e selecionando os mais promissores. Esse processo pode te ajudar a decidir que tipo de nomenclatura mais combina com seu negócio e soa melhor.

 

Como registrar nome de empresa

Ao decidir a opção mais adequada, você precisa saber como registrar um nome de empresa e iniciar o processo. Confira a seguir!

 

Verificação da disponibilidade

Primeiro, é necessário consultar o banco de marcas do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para saber se o nome que você escolheu está disponível para ser utilizado. O registro é dividido em tipos de marcas:

  • Nominativas — que contém apenas palavras;
  • Figurativas — formadas apenas por símbolos;
  • Mistas — constituída por palavras e figuras.

 

Pagamento das taxas

Se o nome estiver disponível para registro, é necessário fazer o pagamento das taxas antes de realizar o pedido. Você deverá pagar a taxa de solicitação. Depois que o seu pedido for aprovado, será preciso pagar o restante da taxa para obter a autorização do uso da marca.

 

Solicitação do registro

Ao pagar as taxas, você terá a Guia de Recolhimento da União (GRU) em mãos, comprovando o pagamento. Com ela, será possível pedir o registro da sua marca. Essa solicitação pode ser feita tanto impressa, quanto on-line. Basta acessar o site do INPI e iniciar o requerimento.

 

Faça a segmentação do seu público

Ao iniciar uma empresa, também é preciso conhecer melhor o público para criar estratégias eficazes de captação e retenção de clientes. Para isso, você pode fazer a segmentação de público. Confira nosso artigo e saiba mais!

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