5 dicas para melhorar a descrição de produtos

descrição de produtos

No universo das compras online, a descrição de produtos é um dos principais fatores que impactam diretamente a decisão dos usuários de comprar ou não o item. É a oportunidade que o e-commerce tem de mostrar ao cliente as vantagens e características do artigo.

Além disso, ao aplicar técnicas de SEO nas descrições, é possível alcançar melhores posições nos buscadores, como o Google. Dessa forma, seus produtos ganham mais visibilidade e as vendas aumentam. Neste artigo, entenda mais sobre como fazer descrição de um produto da melhor forma.

 

Dicas sobre descrição de produtos

A descrição de produtos é um dos fatores responsáveis por tornar a experiência do cliente mais completa e facilitar sua escolha. É preciso se atentar aos mínimos detalhes, como o tom de voz, os termos utilizados no texto, a quantidade de palavras, entre outros. Entenda mais a seguir:

 

Palavras-chave

Utilizar técnicas de SEO na descrição de produtos facilita com que eles sejam encontrados pelos clientes quando estes jogarem a palavra-chave nos buscadores. Por exemplo, se o produto é “ração de cachorro”, então inserir essas palavras e termos semelhantes durante o texto de descrição fará com que o seu link apareça entre os primeiros resultados na busca.

Para encontrar as palavras relacionadas com o produto mais pesquisadas nos buscadores, é possível utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner. As palavras chamadas long tail, que são mais específicas sobre aquele produto, ajudam a atrair leads qualificados e a aumentar a taxa de conversão.

 

Além da descrição

Para realmente conquistar o cliente e para que ele entenda como aquele produto pode ser útil, é preciso ir além da descrição técnica. Informações como tamanho e cor são importantes, porém também é preciso descrever os problemas que o item pode solucionar.

Para isso, você precisa conhecer a persona do seu cliente, suas necessidades, o que busca, faixa etária, gênero, do que gosta, entre outros dados. Com essas informações será mais fácil criar uma descrição que mostre para o consumidor que o seu produto é perfeito para ele.

 

Descrição única

Outra prática recomendada para que seus produtos sejam encontrados com mais facilidade é nunca repetir a mesma descrição. Cada produto deve conter seu próprio texto, usando diferentes palavras para descrevê-lo, mesmo que sejam itens semelhantes.

Isso é importante para que o posicionamento da sua página nos buscadores fique entre os primeiros resultados, já que o Google leva em conta esse fator para determinar o ranqueamento dos sites. Além disso, cada item tem uma especificidade diferente sobre a qual o cliente precisa estar ciente.

 

Objetividade

Ao criar uma descrição é preciso pensar sempre no cliente que irá ler esse texto e como ajudá-lo a saber se o produto é o que ele busca. Para isso, é preciso incluir informações técnicas, respostas para possíveis perguntas e até contar com a ajuda de recursos visuais.

Entretanto, também é preciso ter em mente que a descrição deve ser objetiva e ter somente informações úteis. Sendo assim, evite adicionar palavras desnecessárias, informações repetidas ou que não ajudarão o cliente a conhecer mais sobre as características e funcionalidades do item.

 

Interatividade

Uma tendência que tem sido observada em grandes e-commerces é a de disponibilizar um espaço para que os próprios consumidores interajam com o produto por meio de comentários, fotos e vídeos. Essa estratégia pode gerar mais credibilidade, já que a descrição e a avaliação estão vindo de outros clientes.

Por isso, uma boa dica para incrementar a descrição dos produtos é incluir logo abaixo as avaliações dos consumidores, para que a pessoa interessada no item possa ver e contar com mais esse recurso para tomar sua decisão de compra. Isso é possível em uma plataforma e-commerce personalizável.

 

Entenda mais sobre como aprimorar a experiência do usuário

Neste artigo falamos sobre as técnicas que podem ajudar a melhorar a descrição de produtos, aumentando a taxa de conversão do seu e-commerce. Além disso, ao aplicar essas dicas na sua loja virtual, você contribui para que os consumidores tenham uma experiência melhor de compra.

Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre como aprimorar seu e-commerce, confira outros artigos do blog da Stoom, como este post sobre o conceito de UX e as principais tendências em experiência do usuário!

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