Entenda o que é e-business e a qual é a importância disto

e-business

O e-business é um novo modelo de negócio, que surgiu da necessidade de adaptação rápida e eficaz motivada pelas transformações de relações do empreendimento on-line, seja com o consumidor ou até com o modo de trabalhar.

Tendo como objetivo aumentar as possibilidades de consumo e negócio, o electronic business é uma técnica que promete ajudar no crescimento de pequenas a grandes empresas. Afinal, ela se baseia em tecnologias que ajudam no processo de compra e venda, assim como na aquisição de estoques.

Você sabe qual é a diferença entre e-business e e-commerce? Enquanto o comércio on-line é aquele que cuida dos processos necessários para chegar aos clientes e aos provedores, como canais de venda, pedidos, entrega e fidelização dos consumidores, o negócio eletrônico é mais abrangente.

Isso quer dizer que, para entender o que é e-business, você precisa observar todos os aspectos de um e-commerce, abrangendo desde os processos de administração e produção até o setor de finanças e recursos humanos. Veja mais detalhes sobre esse modelo de negócio abaixo.

 

Por que implementar o e-business no seu negócio?

Como um termo que diz respeito a todas as tarefas de uma empresa no ambiente digital, o e-business possui um papel estratégico para os negócios eletrônicos. Isso porque você é capaz de ter acesso a toda a rede de bens e administração do empreendimento, quando e onde quiser.

Afinal, uma das características mais marcantes desse modelo de negócio é a descentralização de dados em rede. Para explicarmos melhor as vantagens do e-business, separamos alguns benefícios a seguir.

 

Tomada de decisão mais assertiva

Uma das características mais marcantes do comércio eletrônico é a troca rápida de informações, que diminui as burocracias do negócio, além de tornar as tomadas de decisão mais assertivas. Afinal, a comunicação é ágil, o que permite ter todos os dados em mãos antes de tomar qualquer tipo de ação.

 

Integração entre os setores

A integração dos processos e dos setores é outra vantagem do e-business B2B ou B2C, por exemplo. Isso porque, no ambiente empresarial digital, é possível contar com várias ferramentas que otimizam as etapas, assim como a conexão entre os setores.

 

Redução de custos

Outro ponto positivo do e-business é a redução de custos. Afinal, ao contrário de um empreendimento tradicional, você não precisa lidar com gastos de locação de prédio ou conta de água, por exemplo, já que todo o processo da sua empresa será realizado on-line.

 

Quais são os modelos de e-business?

Para explicarmos melhor o que é um comércio eletrônico, a seguir, separamos alguns exemplos de e-business. Leia os tópicos abaixo e tire as suas dúvidas sobre esse termo.

 

Leilões on-line

Como uma versão digital do modelo tradicional de negócios, o leilão on-line é um dos exemplos mais comuns de e-business. Afinal, todo o processo de compra de serviços é feito em uma plataforma virtual, facilitando a comunicação entre o vendedor e o consumidor.

 

Banca eletrônica

Também conhecida como e-banking, a banca eletrônica é um negócio que tem todas as características de uma instituição financeira, realizando pagamentos e transferências, por exemplo. Porém, esse é um tipo de empreendimento mais seguro, já que todos os dados ficam armazenados em redes descentralizadas.

 

E-learning

Já ouviu falar no e-learning? Este é um negócio B2C que desenvolve sistemas e programas para facilitar o ensino pela internet, oferecendo amplas possibilidades para que o ensino e a aprendizagem a distância aconteçam — uma realidade que não é comum para um empreendimento físico.

 

Assinaturas

Como um último exemplo, podemos destacar as assinaturas de serviços. Este é um tipo de negócio que só existe por conta da internet. Afinal, todo o acesso à prestação do serviço é realizado on-line.

 

Conheça os melhores nichos de mercado na internet com a Stoom

Mesmo que o e-commerce e o e-business sejam termos diferentes, é possível atrelar os dois quando falamos em empreendimentos, já que o segundo engloba o primeiro. 

Agora, se estiver buscando por nichos do mercado para começar o seu negócio on-line, no blog da Stoom, você conhece um conteúdo completo sobre esse tema. Acesse e veja como podemos te ajudar.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS