Empreendedorismo digital: como começar um negócio?

A internet e o desenvolvimento tecnológico abriram muitas portas para quem deseja ter seu próprio negócio sem sair de casa   No empreendedorismo digital, é possível manter uma empresa sem necessariamente um espaço físico.

Afinal, o empreendedorismo digital funciona de forma totalmente virtual e permite começar um negócio nos mais variados segmentos. Seja no e-commerce, seja na prestação de serviços ou na consultoria, você pode ter sua própria empresa   Para entender mais sobre o assunto, veja a seguir algumas dicas de como ser um empreendedor digital.

 

Dicas para começar no empreendedorismo digital

Ser um empreendedor digital gera muitos    , como ter mais liberdade de horários, escolher o ramo do seu negócio e tomar suas próprias decisões. Porém, para começar um empreendimento, é preciso planejá-lo desde o começo. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo!

 

Defina o tipo e o segmento do seu negócio digital

O primeiro passo de como empreender no mundo digital é definir o segmento do seu negócio. Há um leque   de opções, porém o ideal é seguir em um ramo em que você já tem conhecimento e habilidade para levar o negócio adiante.

É possível oferecer consultoria online, como contabilidade; ministrar cursos; prestar algum serviço de forma remota, como criação de conteúdo digital; ou abrir um e-commerce e vender produtos por site, redes sociais ou marketplace. De qualquer forma, é ideal escolher uma atividade em que você tenha mais afinidade e conhecimento.

 

Faça uma análise de mercado

Para criar um negócio digital, é necessário estudar o segmento escolhido por meio de uma análise de mercado. Ou seja, examinar as informações que envolvem a área do seu negócio, como as principais empresas concorrentes, o potencial do mercado como concorrência e a circulação de valores entre os players.

Além disso, é nessa etapa que você estuda quem é seu público-alvo, obtendo dados como faixa salarial, profissão, idade, principais regiões em que está localizado. Sendo um negócio digital, também é importante saber por quais canais esses clientes são atraídos (redes sociais, sites, buscadores).

 

Desenvolva um plano de negócio

O próximo passo sobre como criar um negócio digital é utilizar todas as informações obtidas na análise de mercado para desenvolver um plano de negócio. Neste documento, ficam registradas as suas análises e seus objetivos para o empreendimento. 

É aqui também que você registra como o seu negócio será estruturado, como será o site, se atuará em um marketplace, que tipo de produtos ou serviços serão oferecidos, uma estimativa de vendas ou de capacidade de produção, e o desenvolvimento do plano financeiro para saber quanto e como é preciso investir.

 

Planeje o marketing digital

Outro fator muito importante para qualquer tipo de negócio dar certo é o marketing. Porém, no empreendedorismo digital, as estratégias para divulgar seu negócio e captar clientes são diferentes. No marketing digital, é necessário estar presente nos primeiros resultados de buscadores como o Google e nas redes sociais.

Para isso, você pode investir em marketing de conteúdo e utilizar técnicas de SEO no seu site para atrair mais pessoas que estão buscando seu tipo de produto ou serviço. Além disso, vale a pena estudar sobre campanhas pagas nas redes sociais e criar conteúdo que converse com seu público, criando uma relação mais próxima.

 

Invista em um site de qualidade

Outro fator essencial para seu negócio digital ter sucesso é investir em um site ou uma plataforma de qualidade e oferecer a melhor experiência para o usuário, para atrair e fidelizar clientes.

Não adianta ter uma ótima estratégia de marketing e um plano sólido de negócios se o seu site trava constantemente ou não é fácil de utilizar. É preciso que ele tenha usabilidade intuitiva e seja navegável tanto no desktop quanto no mobile. 

Por isso, uma boa dica é investir em uma plataforma confiável, que ofereça suporte constante para reparar problemas o mais rapidamente possível. Veja nosso artigo sobre como contratar uma plataforma de e-commerce e saiba mais sobre o assunto!

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS