Entenda como aumentar o ROI do seu e-commerce

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O crescimento de uma empresa no mercado é uma tarefa que exige investimento constante, seja para aumentar o espaço de operação ou para desenvolver uma campanha para atrair leads. Mas para que seja possível investir de maneira consciente, o ROI (Return on Investiment) ganha uma posição de destaque.

Entre as métricas mais importantes de um planejamento, o Retorno sobre Investimento (em português) mensura e avalia o lucro que o e-commerce obteve depois da compra de um software ou contratação de uma plataforma personalizável.

Ao contratar qualquer serviço, o objetivo de um gestor é ampliar a porcentagem de lucros. Porém, para que isso aconteça é preciso avaliar e comparar o retorno do investimento com o capital que está sendo aplicado. Veja a seguir como o ROI é influenciado em campanhas de marketing e como a tecnologia pode melhorar as métricas de vendas on-line.

 

Como definir se uma ação teve êxito?

Quando falamos sobre um ideal de taxa é importante destacar que não existe um padrão que define se a campanha teve sucesso ou não. Dessa forma, os valores podem mudar de um negócio para outro. Essa métrica é obtida pela seguinte fórmula do ROI:

  • ROI = (faturamento – investimento inicial) / investimento inicial.

Assim, se o seu e-commerce pôr em prática uma ação de marketing com baixa margem de lucro, o ROI terá que ser alto, entre 10 a 15. Agora, se o lucro for alto, o seu Retorno sobre Investimento pode ser acima de 1.

 

Saiba como usar a tecnologia para aumentar o ROI

O aporte de novos recursos tecnológicos é uma ação que tem ganhado popularidade entre os empreendedores. Em 2019, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que indicava que o ano de 2020 seria o maior percentual de aplicações desde 2014, ano da crise econômica.

A intenção de investir em tecnologia abrangia 85% dos empresários, tendo como principal objetivo a melhoria no processo de produção, abrindo novos caminhos de se comunicar com o cliente ou alcançar os prospects.

Ao investir em TI, você consegue diversos benefícios para o seu negócio, mas acima de tudo, o ROI é o grande impactado. Apesar de ser uma aplicação de alto custo, os resultados tendem a agradar tanto o empresário quanto o consumidor, criando uma plataforma personalizada e com melhor experiência do usuário.

Porém, para que você consiga mensurar e avaliar se os projetos de TI valem a pena, é importante saber como calcular o ROI e os benefícios que a automação gera. Confira a seguir três vantagens de usar a tecnologia no aumento dessa métrica.

 

Elevar a produtividade

Ampliação da taxa eficiência, produtividade e segurança dos dados dos seus clientes são alguns dos benefícios que você pode já ter percebido como um gestor de e-commerce. Além dessas vantagens, a tecnologia ajuda a elevar a produtividade do quadro de colaboradores.

Com tarefas automatizadas as chances de erros são menores, assim como a interação com os seus clientes podem ser mais próximas, o que impacta diretamente na taxa de Retorno sobre Investimento da empresa. 

Isso porque mesmo com o alto custo do investimento, as taxas de conversão e o lucro da empresa podem ultrapassar o valor gasto para implementar uma plataforma de e-commerce ou uma vitrine on-line.

 

Auxiliar nas tomadas de decisões

Mesmo para quem já está acostumado ao gerenciamento de um grande número de informações, essa não é uma tarefa fácil. Por isso, ter um recurso tecnológico, como o ERP (Enterprise Resource Planning), é importante para identificar rapidamente os problemas e agilizar as tomadas de decisões.

Esse tipo de investimento facilita a gestão e direcionamento da empresa, além de diminuir os custos de correção de ações, sendo uma grande oportunidade de aumentar o ROI.

 

Gerar vantagem competitiva

Existem mais de 18 mil empreendimentos ativos no Brasil, sendo que no primeiro quadrimestre de 2020 foram abertas mais de 1 milhão de empresas. Diante desse cenário, a vantagem competitiva é um grande diferencial.

O investimento tecnológico é um meio de ganhar destaque entre os consumidores, isso porque você conseguirá gerenciar o e-commerce on-time e, ainda, oferecer resultados de qualidade.

A tecnologia é um recurso que imprime agilidade e eficiência aos processos, mas para aumentar o ROI não basta só investir. Alinhe os investimentos com os objetivos do negócio e planeje-os de modo a elevar esse índice.

 

ROI em campanhas de marketing digital

Investir em campanhas de marketing digital costuma ter grandes retornos de investimento. Isso porque cada ação tem como objetivo chegar até o público e aumentar a taxa de conversão.

Por isso, para que as suas campanhas tenham êxito e consigam obter o resultado pretendido, é necessário acompanhar o cálculo do ROI. Ou seja, é importante avaliar se as ações estão ultrapassando o capital investido para que o marketing não se torne um gasto a mais.

 

Saiba como a Stoom pode ajudar no aumento do ROI 

Para que consiga ter uma campanha de sucesso, com um alto Retorno sobre Investimento, você pode começar a investir em uma plataforma personalizável com o máximo de excelência, que você encontra na Stoom.

Caso queira entender melhor a importância desse investimento para o seu e-commerce, leia um conteúdo exclusivo do nosso blog sobre as desvantagens de uma plataforma pronta. Venha conferir.

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