Entenda como utilizar a estratégia de social commerce no seu negócio

Nos últimos dois anos, tivemos um crescimento e um fortalecimento das compras online. Os consumidores trocaram as lojas físicas por compras feitas com poucos cliques. Nesse cenário está o social commerce, estratégia de vendas que tem como foco as plataformas digitais. 

Quem deseja ter um negócio de sucesso precisa marcar presença nas plataformas de mídias digitais, mas não de forma aleatória. Confira neste post o que é social commerce e como essa estratégia pode ser útil para o seu negócio. 

O que é social commerce? 

O social commerce é uma modalidade de comércio onde todo o processo de compra, desde a descoberta até o pagamento do produto ou serviço, acontece dentro de uma mídia digital, como o WhatsApp, ou nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Em vez de o cliente ser direcionado para o site da marca, ele pode fazer todo o processo diretamente na plataforma, o que facilita a compra. Além disso, ele pode interagir com a empresa para tirar dúvidas e avaliar o produto que deseja comprar.

Além de vender, o social commerce é uma estratégia que visa estreitar o relacionamento com o público, sobretudo por meio de conteúdos de engajamento. Isso faz com que o cliente se aproxime da marca e se sinta parte dela.

Essa estratégia de vendas online é bastante promissora, visto a quantidade de pessoas ativas nas redes sociais, sobretudo no Instagram e no WhatsApp. Inclusive, as próprias mídias digitais oferecem ferramentas que facilitam as vendas nas plataformas, como catálogo de produtos, lojas virtuais e meios de pagamento. 

O cenário do social commerce no Brasil é animador. Segundo pesquisa feita pela Social Miner (All iN) em parceria com a Etus e a Opinion Box, divulgada em junho de 2021, 74% dos consumidores entrevistados utilizam as redes sociais para comprar. O Google Shopping foi a plataforma mais citada por 53% dos participantes.

Quais as vantagens do social commerce? 

Agora que você entendeu o que é social commerce, saiba quais são as vantagens dessa estratégia a seguir.

Fidelização do cliente 

A marca que oferece uma boa experiência ao usuário pode fidelizá-lo. Nesse sentido, ainda segundo a pesquisa citada acima, 34% dos entrevistados acreditam ser mais rápido comprar nas mídias digitais.

Ao oferecer um processo de compra mais rápido e menos burocrático, maiores são as chances de o cliente voltar a comprar no e-commerce. Além disso, ele pode se tornar um divulgador da marca caso tenha uma experiência agradável.

Construção de uma boa reputação da marca na internet 

No social commerce, o público tem a possibilidade de fazer comentários sobre produto, serviço e atendimento recebido. O e-commerce que oferece uma boa experiência certamente receberá elogios dos clientes.

A prova social é importante para o sucesso de um negócio, afinal, ao verificar que a empresa possui comentários e avaliações positivas, o consumidor se sente mais confortável para comprar seus conteúdos. Entretanto, se o e-commerce não for bem estruturado, essa “vantagem” terá o efeito contrário e manchará a imagem da marca. 

Melhor acompanhamento do desempenho da marca

As estratégias de marketing e vendas precisam ser baseadas em métricas de desempenho para obter resultados positivos. Nesse sentido, o social commerce facilita a coleta e a análise desses dados. 

Isso porque a maioria das plataformas digitais contam com ferramentas que fornecem dados de desempenho, como a quantidade de pessoas alcançadas com determinado conteúdo digital e o engajamento dos seguidores. 

Saiba como aplicar o social commerce no seu negócio

As mídias digitais surgiram para serem um espaço de interação social, mas, aos poucos, se moldaram para novos hábitos de consumo. Por isso, é essencial que o e-commerce saiba utilizar essa estratégia de vendas

Presença nas mídias digitais

A primeira dica é óbvia: é necessário estar presente nas redes sociais. Entretanto, não é necessário criar um  perfil em todas as plataformas digitais que existem. WhatsApp, Facebook e Instagram são suficientes para quem deseja criar estratégias para vender mais na internet.

Produção de conteúdo de valor 

Atrelado ao tópico anterior, é fundamental criar estratégias de produção de conteúdo para as plataformas digitais. Manter o perfil ativo é importante para atrair novos clientes e engajar o público-alvo do e-commerce.

Nesse sentido, a criação de conteúdos relevantes, estratégia conhecida como marketing de conteúdo, é essencial para o sucesso do social commerce. Dessa forma, é possível apresentar o produto ou serviço de uma maneira que não pareça forçada, mas sim uma solução para as necessidades do público. 

Funcionalidades das plataformas digitais

As plataformas digitais oferecem diversas funcionalidades que auxiliam no social commerce, como a possibilidade de criar um catálogo virtual de produtos ou realizar o checkout de compra diretamente na rede social, sem precisar ser direcionado para um site.

O e-commerce deve aproveitar todas as funcionalidades das plataformas. Dessa forma, a marca contribuirá para uma boa experiência do usuário. Além disso, é importante desenvolver inúmeras possibilidades para se apresentar ao público nas redes.

Atendimento ao cliente 

Lembre-se sempre que do outro lado da tela há uma pessoa. Por isso, uma estratégia de social commerce efetiva precisa oferecer um bom atendimento ao cliente. Quanto mais humanizada for essa comunicação, melhor será a relação de confiança construída entre a marca e o público-alvo. 

O atendimento se torna ainda mais importante quando o consumidor demonstra na internet a insatisfação que teve ao realizar a compra. Por isso, esteja atento aos que seus clientes dizem sobre o seu e-commerce e nunca os deixe sem resposta. 

Acompanhe os conteúdos da Stoom sobre o tema

Neste post apresentamos como oferecer uma experiência focada nas necessidades do cliente é fundamental para o sucesso de um e-commerce. Agora, confira os conteúdos da Stoom sobre o tema e entenda as razões para facilitar o processo de compra do consumidor.

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