Entenda o que é UX Design e como aplicá-lo no e-commerce

O consumidor atual não deseja apenas comprar um produto ou serviço, mas também espera que a marca lhe proporcione uma experiência marcante e prazerosa. Nesse sentido, o empreendedor precisa entender o que é UX Design e como usá-lo para conquistar e fidelizar o cliente, principalmente no meio digital. 

O que é UX Design? 

Traduzido para o portugues, UX Design (User Experience Design) significa “experiência do usuário”. É um conjunto de ações pensadas estrategicamente para proporcionar uma experiência intuitiva, marcante e satisfatória para o usuário que utiliza determinado produto ou serviço.

Além disso, o UX Design se preocupa em alinhar os interesses do negócio ao cliente, lançando produtos que atendam aos desejos do público-alvo. Entretanto, mais do que oferecer a solução para um problema, é importante proporcionar uma experiência agradável para que o cliente se sinta acolhido pela marca do início ao fim. 

O UX Design pode ser usado em vários contextos, porém, com o uso cada vez maior de ferramentas tecnológicas, passou a ser adotado amplamente no ambiente digital, como em sites, aplicativos, jogos, softwares e e-commerce. 

Quando falamos em usuário, é importante pensar em estratégias que incluam pessoas com deficiência. Afinal, não é possível proporcionar uma boa experiência se uma pessoa não consegue ao menos acessar a página da empresa na internet ou utilizar determinado produto ou serviço sozinha. 

Os pilares de um projeto de UX Design eficaz devem ser pautados totalmente no usuário. Para isso, são necessários stakeholders em diferentes áreas para auxiliar na construção de um projeto, entre eles:

  • UX Writing: responsável pelo conteúdo em texto, com objetivo de impactar o cliente, além de definir o tom de voz que a marca vai utilizar para se comunicar com o público; 
  • arquitetura da informação: é responsável por estruturar a informação no site ou aplicativo de forma estratégica para garantir uma experiência intuitiva para o usuário;
  • UX Researcher: responsável por coletar dados por meio de pesquisas e testes. Tem objetivo de entender as necessidades, dores e desejos do cliente e traçar um perfil completo; 
  • UI Designer: área responsável por desenhar a interface do site, criando uma identidade visual alinhada ao posicionamento da marca, mas que seja intuitiva e fácil de navegar. UX e UI são parecidos, mas não iguais.

A diferença entre UI e UX é que a primeira tem a interface visual como foco, enquanto a segunda deve pensar na experiência que o usuário terá ao longo de todo o processo de relacionamento com a marca. 

O UX Design pode desempenhar um papel fundamental no e-commerce. Quer entender melhor o que é experiência do usuário e como aplicá-la? Continue a leitura dos próximos tópicos. 

Qual é a importância do UX para o e-commerce? 

Você já deve ter deixado de comprar algo por falta de informação ou por não entender as funcionalidades de um site. O mesmo pode acontecer com os clientes do seu e-commerce

Nesse caso, o UX é importante porque, se a loja não oferecer uma experiência agradável ou não resolver o problema do usuário, a marca poderá perder um cliente e, consequentemente, as vendas.

Isso porque o cliente pode facilmente fechar a aba de navegação caso suas necessidades e expectativas não sejam atendidas. Por isso, o usuário deve ser conquistado rapidamente, desde o momento em que entra na página. 

O UX Design não contribui apenas para as vendas. Todo cliente gosta de ser bem-tratado, portanto,quando tem uma boa experiência, as chances de ele se tornar fiel e dar feedbacks positivos são altas. 

Outro ponto importante é pensar no pós-vendas, afinal, o relacionamento com o cliente deve permanecer mesmo após a finalização do pedido. Sendo assim, veja a seguir algumas informações importantes sobre UX Design e commerce. 

Entender o cliente

Entender as necessidades, dores e desejos do seu cliente é importante para traçar diversas estratégias de marketing e vendas, inclusive para a construção do UX Design. O levantamento dessas informações pode ser feito por meio de pesquisas, questionários, feedbacks e interações nas redes sociais, por exemplo.

As informações coletadas nessa etapa serão utilizadas para construir praticamente todas as próximas etapas de um projeto com foco na experiência do usuário em um site. Por isso, é importante montar uma boa base de dados. 

Simplificar as informações do site

Informações importantes, como canais de atendimento, sobre a empresa e a descrição do produto, devem ser objetivas, organizadas e de fácil acesso para o cliente. Deixar o site com muito texto, sem uma estrutura definida ou estratégia para captar a atenção do usuário pode dificultar a navegação.  

Além disso, é importante que as informações sejam simples e fáceis, pois o usuário precisa efetuar a compra em poucos cliques, sem ter que passar por várias etapas. 

Tom de voz e posicionamento

O tom de voz ajuda a construir uma relação de conexão entre a empresa e o cliente. Caso o negócio seja informal, essa personalidade pode aparecer no site por meio de textos e imagens. O mesmo vale para o tom de voz formal. 

Sobre a construção dos textos do site, é importante que ele seja curto e claro, para que o cliente possa entender com facilidade como funciona cada página do site e do processo de compra. 

Usabilidade do site

O site do e-commerce deve ser fácil de carregar e navegar, principalmente pelo celular, pois um grande número de pessoas realizam serviços pelo smartphone, e o layout do site deve levar essa experiência em conta. 

Além disso, é necessário verificar se as estruturas do site, como o menu principal, o chat de atendimento, carrinho de compra e formulário de cadastramento estão funcionando perfeitamente. 

Experiência do usuário é chave para o sucesso no e-commerce 

Como você leu neste artigo, entender o cliente é fundamental para ter sucesso online. Por isso, confira o post “UX: principais tendências em experiência do usuário”  e entenda melhor como funciona o UX.

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