FIFO: entenda como funciona esse sistema de estoque

fifo

Um dos grandes desafios dos e-commerces e do varejo, de modo geral, é o controle de estoque e a necessidade de evitar desperdício de produtos. Utilizado principalmente por empresas que lidam com perecíveis, o sistema FIFO pode ser bastante eficiente para a gestão do estoque. Entenda mais a seguir sobre como esse sistema funciona e quais são as suas principais vantagens.

O que é?

Para entender melhor o que é FIFO, é preciso saber que a sigla significa “First In First Out”, ou seja, “primeiro a chegar, primeiro a sair”. Isso significa que o sistema funciona conforme a chegada da mercadoria no estoque, fazendo com que eles sigam essa ordem.

FIFO e PEPS significam a mesma coisa, e a segunda sigla é a tradução da primeira. Por meio desse sistema, é possível controlar melhor o tempo que os itens permanecem no estoque, garantindo que sejam despachados antes de lotes que chegaram depois.

Esse sistema de armazenamento funciona bem especialmente para empresas que trabalham com produtos perecíveis, evitando que fiquem armazenados por muito tempo e acabem se aproximando demais do prazo de validade. Dessa forma, é possível evitar a perda de produtos e o desperdício que pode gerar prejuízo financeiro.

Principais vantagens do sistema FIFO

O sistema First In First Out pode funcionar muito bem para a organização de entrada e saída de produtos em um e-commerce, definindo um fluxo por meio da ordem de chegada. Veja a seguir as principais vantagens em adotar essa metodologia para organizar seu estoque.

Redução de custos e desperdício

Como vimos, um dos principais objetivos em implementar o sistema FIFO no controle de estoque é evitar que a mercadoria fique parada por muito tempo. No caso dos perecíveis, esse problema pode afetar a qualidade dos produtos se chegarem perto ou ultrapassarem o prazo de validade.

Sendo assim, é possível organizar o espaço do estoque de forma com que os lotes que chegaram primeiro fiquem sempre em um local em que sejam os primeiros a serem despachados. Para isso, é preciso que haja sempre uma movimentação da mercadoria para ficar claro quais produtos devem sair primeiro.

Organização e agilidade

Outra vantagem em implementar o sistema é deixar o estoque mais organizado, de modo que seja possível saber exatamente quais lotes estão guardados há mais tempo e quais acabaram de chegar.

Uma consequência dessa organização é a agilização dos processos, já que não se perde tempo tentando identificar quais produtos devem ser despachados a seguir. Ele é um grande diferencial para tornar a gestão de estoque mais eficiente e otimizada.

Equilíbrio

Ao trabalhar com um sistema como esse, é possível implementar um fluxo de estoque enxuto de materiais, evitando a superprodução e o armazenamento excessivo de produtos. O sistema permite definir uma capacidade máxima, o que também contribui para evitar desperdícios.

Além disso, o fato de os produtos ficarem menos tempo parados permite que o giro seja mais rápido para que não existam desequilíbrios em relação aos preços de entrada e saída dos produtos, otimizando a logística.

Como implementar o sistema FIFO

Após entender mais sobre as vantagens do sistema FIFO é preciso saber qual é a melhor forma de implementá-lo em seu estoque. Para isso, é possível seguir algumas dicas que podem ajudar.

Defina um limite

O primeiro passo para começar a utilizar o sistema FIFO é definir uma capacidade máxima de armazenamento do seu estoque. Isso é importante para entender os limites do espaço físico e para saber quanta mercadoria você é capaz de armazenar, evitando o excesso de produção ou aquisição de produtos.

Estabeleça um fluxo

Em seguida, é necessário definir como os produtos vão ser organizados no estoque, de forma que seja possível respeitar o fluxo de entrada e saída de mercadorias. É essencial que nenhum lote ultrapasse o outro na fila de despacho.

Mantenha um monitoramento

Após implementar o sistema, é necessário manter um constante monitoramento para se certificar de que os lotes estão sendo despachados conforme sua chegada. Esse processo ajuda a evitar que a mercadoria fique guardada por mais tempo do que o necessário e que o fluxo seja respeitado.

Saiba mais sobre os tipos de entrega com a Stoom!

Após entender o que é FIFO e como esse sistema funciona, é possível saber suas vantagens e como implementar a metodologia em seu e-commerce para obter melhores resultados. Então, se você é interessado pelo assunto e deseja saber mais, veja nosso outro artigo sobre tipos de entrega!

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS