Gestão Financeira para E-commerce: Como planejar, monitorar e ajustar seu orçamento para garantir a saúde financeira do seu negócio online

Pessoa usando a calculadora e segurando a caneta com uma mão, enquanto sua outra mão repousa sobre uma caderneta.

Quem tem loja virtual, sabe como é importante uma gestão financeira no e-commerce eficiente e otimizada. Afinal, a partir dela é possível entender quais os lucros e custos do negócio, além de identificar gargalos e ajustá-los para aumentar o faturamento.

Assim, a gestão financeira é um tópico de relevância dentro do planejamento ecommerce. Continue lendo e saiba a importância de ter uma gestão eficiente para a sua empresa, os benefícios de investir nela e o que é necessário para contar com uma estratégia assertiva.

O que é a gestão financeira no e-commerce?

A gestão financeira no e-commerce é um conjunto de ações que visa o monitoramento, controle, análise e planejamento de todos os movimentos financeiros da empresa. Ela permite que profissionais capacitados tracem metas para otimização do uso de recursos e melhora da performance, gerando resultados mais eficazes.

Assim, a partir de um planejamento financeiro eficiente, os responsáveis usam técnicas e conhecimentos aprofundados sobre o assunto para alinhar as metas financeiras da empresa com a redução de custos. Isso gera melhorias em diversas áreas da organização.

Vale ressaltar que, para fazer esse gerenciamento de maneira adequada, é necessário contar com alguém que tenha experiência, saiba usar ferramentas tecnológicas e ofereça uma visão completa do negócio. Afinal, é uma questão muito complexa, que envolve todas as áreas da empresa.

Qual a importância da gestão financeira no e-commerce?

O equilíbrio da empresa como um todo passa pela gestão financeira no e-commerce, possibilitando que ela opere gerando lucros. O que parece algo simples é uma grande dificuldade para muitas organizações. Sem conseguir operar no lucro, elas não podem se manter no mercado e precisam fechar.

Por isso, a gestão de orçamento deve ser feita de maneira planejada, gastando menos dinheiro do que entra no faturamento e tomando escolhas assertivas sobre investimentos. Tudo isso viabiliza mais uma coisa essencial: a criação de uma reserva financeira para evitar surpresas desagradáveis. Dessa forma, a empresa poderá crescer e se desenvolver.

Os benefícios de investir em gestão financeira

A gestão financeira no e-commerce bem feita é um dos pilares de bom funcionamento da empresa, permitindo que ela cresça e se desenvolva de maneira sustentável. Entre os seus benefícios, estão:

  • melhora o fluxo de informações;
  • diminui inconsistências nas informações;
  • amplia o potencial competitivo da empresa;
  • aprimora a eficiência operacional;
  • reduz a necessidade de retrabalho;
  • aumenta a lucratividade do negócio.

Fundamentos para uma boa gestão financeira

Agora você já entende a importância do gerenciamento financeiro na gestão de ecommerce. Então, é hora de saber quais são os pontos-chave que fazem uma boa gestão do dinheiro na empresa.

Budget

Dentro do cenário de gestão financeira, o budget é um conceito indispensável. Mas afinal, o que é o budget de uma empresa? É um orçamento detalhado no qual constam todos os custos e investimentos da organização, prevendo também os valores que serão distribuídos para cada área em um período estipulado.

Esse orçamento pode ser feito por projeto, semestre ou ano. Por exemplo, imagine que a empresa vai realizar um evento. O primeiro passo é reunir a equipe financeira para definir o orçamento que será usado nessa ocasião. Isso é o budget.

O budget faz mais do que apenas controlar os custos para que o valor gasto não seja maior do que o definido anteriormente. Ele também envolve um acompanhamento para garantir a execução do que foi planejado.

Gerenciamento de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos pontos mais importantes de uma boa gestão financeira, pois detalha toda a entrada e saída de dinheiro da empresa. Assim, ele permite a visualização de toda a movimentação financeira, auxiliando nas decisões para o crescimento da organização.

Com um fluxo de caixa organizado, é possível identificar e ajustar processos para decisões assertivas, que o mantenham com o balanço sempre positivo. Dessa forma, uma gestão financeira no e-commerce transparente e constante se faz essencial.

Análise de indicadores

Todo planejamento precisa de indicadores para atestar, de maneira prática, se ele está funcionando da forma ideal. Então, é necessário definir KPIs financeiros, que são indicadores-chave para analisar a estratégia traçada.

Alguns que podem ser utilizados são: números de conversão, taxa de cancelamento de compra, estatísticas de abandono de carrinho, ticket médio, custo por aquisição do cliente (CAC), retorno sobre investimento (ROI), entre outros.

Controle de estoque

Ter um estoque organizado é muito importante para que os clientes recebam os produtos comprados sem dor de cabeça. Dessa forma, com planejamento, abastecimento e redução de desperdícios, a empresa otimiza a gestão financeira, que é diretamente impactada de maneira positiva.

Sistema de pagamento eficiente

Contar com um sistema de pagamentos que oferece diversas opções é um diferencial competitivo. Assim, deve-se analisar, entre todos os modelos disponíveis no mercado, quais as caraterísticas mais benéficas para o seu negócio.

Uma excelente opção é o Stoom Saas, uma solução tecnológica inovadora e personalizável. Além de garantir a integração e segurança de dados, ela conta com suporte imediato de profissionais altamente capacitados.

O que não fazer na gestão financeira

Tão importante quanto saber o que deve ser feito, é saber o que não se deve fazer em uma gestão financeira otimizada. Então, alguns pontos que ajudam a identificar um gerenciamento de recursos ineficaz são:

  • falta de auxílio tecnológico;
  • mistura entre finanças pessoais e capital da empresa;
  • não ter metas estabelecidas para análise de empenho constante;
  • não ter um controle de estoque efetivo;
  • não contar com reserva de emergência/capital de giro.

Otimize os processos do seu negócio com as soluções da Stoom!

A Stoom oferece tecnologias avançadas para o aperfeiçoamento do seu ecommerce. Se você é do varejo, conheça as soluções personalizadas que vão deixar o seu negócio mais forte no meio digital.

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS