Você que tem uma loja virtual sabe que um carrinho abandonado pelo cliente representa um sério problema para o seu negócio. Afinal, essa desistência significa uma venda a menos, o que afeta a rentabilidade da sua empresa.
De acordo com o levantamento realizado pelo Opinion Box, 78% dos consumidores costumam desistir de uma aquisição nas últimas etapas da transação. Mas quais são os motivos que levam o cliente a não fechar a compra? Como fazer para evitar mensagens de carrinho abandonado? Veja as dicas da Stoom sobre o assunto!
Abandono de carrinhos: por que os consumidores desistem de realizar uma compra na internet?
Segundo a pesquisa Opinion Box, o abandono de carrinhos está relacionado principalmente ao preço dos fretes, fator apontado por 66% dos entrevistados. O preço é outro pretexto considerado por 35% dos consumidores, que optam por realizar uma compra em outro site quando veem preços mais baixos.
Números da pesquisa SaleCycle também revelam motivos importantes para a desistência de carrinhos. Nesse levantamento, 23% dos clientes tiveram algum problema com o envio, 18% preferem comparar preços e 10% abandonaram a compra por falta de opções para pagamentos ou problemas técnicos na plataforma.
O que fazer para evitar um carrinho abandonado?
Compreender e entender o abandono de carrinho ajuda a implementar e traçar estratégias que podem fazer uma grande diferença para o seu negócio. Ao melhorar a experiência de compra, você não apenas evita carrinhos abandonados, mas também transforma visitantes em clientes satisfeitos que retornarão para futuras compras. Veja algumas dicas da Stoom!
Mude a estratégia de precificação
Atualmente, muitas empresas de e-commerce estão adotando a precificação dinâmica. Essa estratégia consiste na comparação dos preços praticados pela concorrência por meio de algoritmos de machine learning.
Assim, você pode conferir os valores dos produtos no mercado e adaptá-los em tempo real na sua plataforma de e-commerce. Com essa estratégia, você consegue oferecer preços mais atraentes para a sua clientela.
Outra opção para evitar um carrinho abandonado é disponibilizar produtos a valores que atendam às características específicas dos seus grupos de clientes. Para isso, é necessário realizar uma avaliação minuciosa de preferências, hábitos de compra, quantias que costumam gastar nas aquisições, entre outros fatores.
Essa estratégia permite que você ofereça promoções específicas para cada tipo de consumidor. Isso estimula as compras no seu site e proporciona um aumento direto na margem de lucro, além de ajudar na fidelização do cliente.
Diversifique os formatos de pagamento no seu site
Aumentar as formas de pagamento é uma forma de evitar carrinhos abandonados no seu comércio online. Devido a inúmeros fatores – como praticidade, renda, limites do cartão de crédito etc. –, os consumidores preferem que a loja tenha mais opções de quitação.
Há, por exemplo, aqueles que preferem pagar por pix. Outros, em razão dos rendimentos mensais, necessitam fazer o pagamento do produto em parcelas. Também existem consumidores que não possuem cartão de crédito, o que requer a opção de boleto no site.
Aplique o remarketing
O remarketing é o direcionamento do anúncio de algum produto para o usuário que deixou a sua plataforma de marketplace sem concluir o pagamento. Essa estratégia pode ser aplicada a partir da notificação de algum desconto no objeto oferecido.
Você também tem a opção de usar o Google Ads, uma ferramenta que vai se tornar uma grande aliada. Por meio dela, é possível alcançar o consumidor com banners de descontos e promoções de compre 1 leve 2, por exemplo.
Mude o sistema de frente
Esse é o primeiro passo é garantir uma logística eficiente. Uma boa opção é firmar parceria com uma empresa de transportes ágil e responsável que assegure entregas dentro do prazo.
Estimular que os clientes atinjam um determinado valor na aquisição dos produtos para ganhar frete grátis também é uma alternativa interessante. Além disso, na página inicial, você pode disponibilizar a opção de cálculo do valor da entrega conforme a localidade do comprador.
Dessa forma, ele não terá surpresas no momento de finalizar a compra. Isso minimiza as possibilidades de o cliente deixar o carrinho de compra abandonado no seu site.
Ofereça Descontos e Promoções: Muitas vezes, os carrinhos são abandonados porque os clientes esperam por descontos ou promoções. Considere oferecer incentivos, como cupons de desconto, para encorajar a conclusão da compra.
Como a Stoom pode ajudar o sistema logístico do seu e-commerce?
A Stoom pode ajudar na prevenção de carrinho abandonado por meio do Picking App. Essa é uma tecnologia desenvolvida para otimizar a gestão de estoque e logística, aumentando a eficiência das suas entregas.
Essa ferramenta é utilizada para fazer a separação dos pedidos na empresa, oferecendo praticidade e agilidade ao responsável pela tarefa. Ela permite que os produtos sejam encontrados com facilidade no estoque, aperfeiçoando o processo de embalagem e envio da encomenda.
Isso reduz o período de entrega do produto ao cliente, além de possibilitar que ele monitore a encomenda em tempo real. Esses são fatores que elevam a boa impressão do consumidor sobre a empresa e contribuem para o aumento da taxa de conversão, a diminuição de carrinho abandonado na plataforma e a fidelização de clientes. Confira nossos cases de sucesso! Stoom: seu E-commerce de ponta a ponta.