Entregar o que foi prometido é uma das premissas para que o seu e-commerce tenha sucesso no mercado. Para isso, além de garantir a qualidade dos produtos, é necessário ter um bom planejamento interno dos processos, como a organização do estoque, que pode ser mantida pela Curva ABC.
Cada vez mais integrado às etapas dos processos logísticos, o consumidor dita o modo com que o controle de estoque é feito. A partir disso, entra a Curva ABC, uma derivação do Princípio de Pareto, que diz que 80% dos resultados são consequência de apenas 20% dos esforços.
Apesar desse método também ser usado em outras áreas de administração de um negócio, entender o que é Curva ABC é ainda mais importante quando o tema é o controle de estoque. A seguir, veja mais detalhes sobre a relação dessa metodologia com a gestão do seu e-commerce.
Curva ABC na prática
Como uma estratégia eficiente na análise dos resultados da sua loja virtual, a Curva ABC é uma metodologia que classifica as mercadorias em estoque de três maneiras diferentes:
- Classe A: 20% dos produtos em estoque, que possuem alta demanda e consumo, correspondendo a 80% do faturamento;
- Classe B: 30% dos produtos em estoque, que possuem demanda e consumo intermediário, correspondendo a 15% do faturamento;
- Classe C: 50% dos produtos em estoque, que possuem baixa demanda e consumo, correspondendo a 5% do faturamento.
Depois que tiver separado os produtos listados no inventário de estoque, já é possível identificar as oportunidades de crescimento. A classe A, por exemplo, representa as mercadorias que merecem mais atenção e investimentos, já que detêm grande parte dos lucros, enquanto a classe B precisa de uma gestão moderada.
Vale ressaltar que os produtos da classe C não devem ser colocados em segundo plano. Apesar de não serem mercadorias que possuem tanto impacto no fluxo de caixa, nem serem o foco principal das estratégias, elas devem ser trabalhadas.
Assim, com esse controle de estoque mais visível, é possível estabelecer um giro constante de mercadorias, identificando os produtos que podem ser vendidos em kits promocionais, por exemplo. Além disso, fica mais fácil localizar os itens que não estão dando retorno e retirá-los da linha de produção.
Por que aplicar a Curva ABC no estoque do e-commerce?
Como você pôde perceber, ao começar a aplicar a Curva ABC de produtos, você garante uma visão mais panorâmica sobre a situação atual do seu estoque, gerando diversas vantagens. A seguir, veja três razões para começar a implementar essa metodologia de controle no seu negócio.
1. A demanda afeta diretamente o estoque
Estabelecer uma estratégia de giro de estoque é uma das etapas mais importantes para manter o bom funcionamento do negócio. Para garantir isso, entre as ferramentas mais utilizadas, está a classificação ABC.
Ao separar as mercadorias em estoque nessas três categorias, você é capaz de tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais. Dessa forma, evita problemas com produtos parados ou itens em falta, impactando diretamente a experiência do usuário.
2. Saúde financeira em seu melhor estado
Identificar as mercadorias mais vendidas vai muito além de assegurar que o seu e-commerce tenha a quantidade ideal de produtos. Ao analisar esses dados, é possível montar estratégias de marketing, considerando as demandas e as tendências do mercado.
3. Logística mais otimizada
Por fim, a Curva ABC ajuda o gestor a criar um processo logístico mais eficiente, direcionando os investimentos aos produtos tipo A e terceirizando as mercadorias com baixa demanda, usando o dropshipping, por exemplo.
Como agilizar esse processo?
Analisar e classificar todas as mercadorias em estoque é um trabalho manual que consome tempo e dinheiro, por isso saiba que existem ERPs (Enterprise Resource Planning), que contam com um software que integra o inventário de estoque à loja virtual, facilitando a metodologia da Curva ABC.
Entenda mais sobre os processos logísticos
Já parou para pensar que, mesmo com uma estratégia eficiente nos processos de gestão de estoque, também é importante levar em consideração as devoluções? No blog da Stoom, você encontra um conteúdo completo sobre como usar a logística reversa a seu favor. Acesse e entenda mais sobre o tema.