Com as crescentes transformações nos hábitos de consumo, os clientes estão em busca de marcas que entreguem uma experiência agradável de compra. Por isso, entender o que é UI Design é fundamental para criar estratégias para potencializar as vendas.
Antes de entender o que é UI Design, é preciso saber que, atualmente, os consumidores preferem comprar online. A prova disso é que, em 2021, o e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde de mais de R$ 161 bilhões.
Por isso, investir em estratégias que atraiam os consumidores é fundamental para garantir uma boa experiência a quem prefere a comodidade de comprar com alguns cliques.
O que é UI Design?
Para facilitar a navegabilidade no meio digital, a User Interface Design, ou simplesmente UI, surge como orientação à utilização de um produto ou serviço com objetivo de melhorar a experiência do usuário.
No meio digital, o UI aparece no design de interface pensado estrategicamente para que o usuário possa utilizar determinada plataforma digital, como os botões de salvamento de informações ou no ícone que leva para a próxima etapa de compra.
Esse conceito é aplicado em vários contextos, como nos botões de um eletrodoméstico ou caixa de atendimento bancário. Mas qual é a diferença entre UX e UI?
A diferença entre UX e UI é que enquanto o primeiro trata da experiência do usuário como um todo, o segundo se refere apenas a uma parte da experiência (o layout do site, aplicativo ou software).
Quando bem aplicado, o UI é uma excelente ferramenta de marketing e vendas. Isso porque quanto mais fácil o site for, maiores são as chances de um usuário efetuar uma compra.
Qual a importância do UI para o e-commerce?
Segundo pesquisa do Baymard Institute, 18% dos consumidores apontaram o check-out longo e complicado como uma das causas para abandono de carrinho de compras, enquanto 24% citaram a criação de conta. Felizmente, esses processos podem ser facilitados.
O UI Design é essencial para proporcionar uma experiência de compra agradável, já que a marca tem pouco tempo para captar a atenção do usuário antes que ele feche a barra de navegação.
É necessário captar a atenção do cliente para que ele finalize o processo de compra. Além de diminuir as taxas de rejeição do site, o User Interface é uma forma de criar uma conexão com o cliente e fortalecer a imagem da marca no mercado.
Facilitar a navegação do usuário é um fator importante para que ele possa realizar outra compra posteriormente, o que aumenta as taxas de fidelização de clientes da empresa.
Confira 5 elementos para uma interface eficiente no e-commerce
Para tornar o site de um e-commerce uma ferramenta de vendas, alguns fatores importantes devem fazer parte do design de interface da loja virtual.
Ícones úteis
No UI Design, os ícones servem para sinalizar algo ou transmitir uma informação importante. A navegação nos ambientes digitais favorece a utilização de símbolos, pois associamos facilmente uma figura ao que ela representa. Por exemplo, em vez de “carrinho de compras”, um ícone de carrinho evidencia que trata-se da página que reúne os produtos que o usuário pretende comprar.
Além disso, os ícones podem mostrar uma informação importante para o e-commerce, como o encaminhamento para uma página de cadastro para envio de promoção ou para redirecionamento para as redes sociais e canais de atendimento da marca.
Botões
No e-commerce, os botões que indicam uma ação que deve ser feita pelo usuário são os mais importantes. Nesse sentido, é fundamental que a loja online tenha um botão em destaque e com um bom CTA na hora de clicar para colocar o produto no carrinho ou finalizar a ação.
Para formulários de inscrição, os botões chamados de “checkbox” precisam estar funcionando perfeitamente e permitir que o usuário marque e desmarque os campos com facilidade.
Layout simplificado
O layout do site precisa ser simplificado, o que significa que não é preciso inserir informações apenas para preencher espaço. O consumidor precisa encontrar o que quer de forma rápida e fácil.
Por isso, os campos mais importantes, como canais de atendimento, catálogo de produtos e aba de perguntas e respostas, devem ser localizados facilmente. É fundamental facilitar os processos de compras do usuário, eliminando etapas que possam afugentar o cliente, desde a inserção de produto no carrinho até a confirmação de pagamento.
Quanto maior o número de cliques para realizar determinada ação, mais desagradável será a experiência de navegação no e-commerce, pois o processo torna-se longo e cansativo.
Informações inseridas estrategicamente
Para captar a atenção do cliente, é fundamental apostar na escaneabilidade, ou seja, inserir as informações de forma que possam ser lidas facilmente pelo usuário. Além disso, é importante deixar as abas principais nos campos de visão. Um exemplo é colocar o menu de catálogo de produtos no cabeçalho da página. Também é necessário ter atenção à página inicial do site, pois a aba costuma ser muito acessada.
Branding
O User Interface Design é uma ótima ferramenta para fortalecer o branding da loja. Para isso, as cores, a tipografia dos textos, as imagens, o tom de voz e outros elementos devem seguir a identidade visual da marca.
Por exemplo, o usuário pode ser recebido com um pop-up com o logotipo e uma mensagem de boas-vindas ao acessar a página do e-commerce. Entretanto, é importante ter atenção para não sobrecarregar a página com elementos visuais.
Experiência do usuário no e-commerce
Ter atenção à experiência do usuário é cada vez mais importante para o sucesso no e-commerce. Pensando nisso, leia o artigo “A experiência do cliente deve ser o foco do e-commerce? Entenda” e saiba como aplicar esses conceitos na sua loja virtual.