A praticidade da compra online conquistou clientes ao redor do Brasil e popularizou essa modalidade. Por outro lado, a complexidade de gerenciamento de uma loja virtual pode impedir que muitos negócios prosperem. É aqui que o full commerce surge como uma solução interessante.
Ele é um serviço terceirizado, focado no gerenciamento de diferentes aspectos do comércio virtual. Com ele, os empreendedores conquistam mais tempo para focar o crescimento e fortalecimento do negócio. Continue a leitura para entender o que é full commerce e como ele pode ajudar a expandir suas operações online.
Afinal, o que é full commerce?
Trata-se de um serviço completo, com diferentes soluções para quem quer vender online, mas não tem tempo ou conhecimento para cuidar de tudo. Especialistas cuidam da criação da loja, estoque, entregas, atendimento, marketing e vendas, permitindo que o empresário se concentre nos produtos.
Componentes de um serviço full commerce
O serviço de full commerce abrange várias frentes importantes para a loja virtual funcionar plenamente, disponibilizando soluções de ponta a ponta. Isso inclui componentes como:
- catalogação e cadastro de produtos no e-commerce;
- assistência técnica e especializada;
- soluções voltadas para o atendimento ao cliente;
- gestão de estoque;
- integração de pagamentos;
- plataforma e estrutura virtual do e-commerce;
- suporte ao cliente;
- logística de envio e entrega;
- soluções para marketplace.
Desafios do e-commerce tradicional
Vender pela internet pode parecer fácil, mas nem sempre é. Todo mundo que tem uma loja online enfrenta desafios, não importa se você vende roupas, eletrônicos ou comida. Alguns problemas muito comuns são:
- gestão de estoque: prever a demanda, evitar rupturas e garantir que os produtos sejam enviados rapidamente requer uma expertise específica;
- logística: lidar com a logística, como armazenamento e transporte, pode ser complicado e caro;
- presença digital: a escolha da plataforma e a otimização do site para SEO e experiência do usuário influenciam o sucesso das vendas online;
- escalabilidade: para crescer é preciso ter capacidade de escalar operações sem comprometer a qualidade do serviço;
- análise de dados: monitorar o desempenho da loja, interpretar dados e fazer ajustes necessários são tarefas que demandam tempo e conhecimento.
Benefícios do full commerce para o e-commerce
Bom, depois de entender alguns dos principais desafios das lojas online, você pode estar se perguntando se o full commerce vale a pena. Para não sobrar dúvidas, detalhamos abaixo os principais benefícios dessa modalidade e como ela ajuda a superar os obstáculos impostos. Confira!
Eficiência operacional
Com todas as etapas de venda gerenciadas por uma única empresa parceira, a complexidade de operação do e-commerce diminui. Isso agiliza a solução de problemas e diminui os risco de erros, gerando mais eficiência e economia.
Melhor experiência do cliente
Desde o primeiro contato com a loja até o pós-venda, os consumidores estão em busca de experiências que gerem valor, que agreguem algo à rotina e à vida deles. Nesse sentido, o full commerce ajuda a empresa a oferecer uma jornada de compra fluida aos clientes, em que cada interação é positiva.
Logística especializada
Um dos principais benefícios dessa modalidade tem relação com a gestão de estoque e logística. Com sistemas automatizados e integrados, o full commerce garante que o estoque esteja sempre alinhado com a demanda, garantindo a entrega dos produtos no prazo.
Acesso a especialistas
Uma empresa parceira e especialista na gestão de e-commerce conta com profissionais experientes na criação de lojas virtuais otimizadas e com design intuitivo. Isso garante a inclusão de funcionalidades essenciais que facilitam a navegação e a compra.
Além disso, o dono da loja online tem à disposição uma equipe de e-commerce especialista no suporte de TI. Ela está sempre preparada para atender às demandas estruturais do e-commerce e resolver qualquer problema relacionado.
Longevidade
Com processos e recursos já estruturados para lidar com o crescimento, o empreendedor tem mais segurança para escalar a empresa sem problemas de eficiência. Isso garante mais longevidade aos negócios.
Coleta de dados
As plataformas integradas e completas ajudam na coleta de dados de qualidade. Isso permite que os donos de lojas virtuais aprimorem suas estratégias de marketing e negócios.
Entenda como usar o full commerce a favor do seu negócio
Agora que você entende tudo sobre full commerce, como funciona e seus benefícios, saiba como essa solução pode ser usada a favor do seu negócio. Afinal, o maior benefício obtido é ter mais tempo para investir na empresa.
Foque outras demandas do negócio
Com uma empresa parceira especializada responsável pela operação do dia a dia, os donos de lojas online ganham mais tempo para se concentrar em outras demandas do negócio. Isso pode envolver o desenvolvimento da equipe ou o aprimoramento de habilidades essenciais para o core business.
Acompanhe as tendências
Com os serviços full commerce, o empreendedor pode ficar de olho nas tendências de mercado e aplicá-las em seu negócio com o apoio de uma equipe especializada. Assim, a loja permanece sempre atualizada e competitiva.
Tome decisões estratégicas
Plataformas de e-commerce oferecem um raio-x da sua loja, mostrando o que está indo bem e o que precisa ser melhorado. Assim, você pode tomar decisões inteligentes para impulsionar suas vendas.
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