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Entenda como a gestão de ativos de TI pode impactar os resultados do seu e-commerce

Para o bom funcionamento do seu e-commerce, e que ele possa oferecer a melhor experiência ao cliente, é necessária uma boa gestão de ativos de TI. Quer descobrir como isso pode levar sua loja virtual ao próximo nível? Continue lendo e veja como otimizar suas operações e impulsionar suas vendas!

O que são os ativos de uma empresa?

Os ativos de uma empresa englobam tudo de valor que ela possui. Isso inclui dinheiro, investimentos, produtos no estoque, equipamentos e outros bens, tanto físicos quanto virtuais.

Para entender o que são ativos de TI, pense na tecnologia que faz a empresa funcionar: no caso de um e-commerce, são os servidores, os sistemas, as licenças de software, tudo que garante o funcionamento da loja virtual. Como exemplo, é possível citar:

  • hardware;
  • softwares;
  • servidor;
  • dados obtidos e armazenados;
  • redes;
  • licenças de uso;
  • informações de configuração;
  • documentação técnica.

O que é gestão de ativos de TI?

Os recursos tecnológicos também têm um prazo de validade, um tempo útil para utilização. A gestão de ativos de TI nada mais é do que cuidar bem desses recursos durante esse período. Isso envolve decidir quais ativos são necessários, realizar sua compra e instalação, manter tudo funcionando e, por fim, fazer o descarte.

Cada empresa pode fazer isso de um jeito. No entanto, o objetivo dos processos estabelecidos é sempre garantir que a tecnologia disponível seja usada da melhor forma possível, sem desperdícios e com a máxima capacidade.

Imagina um e-commerce que não acompanha a “saúde” dos seus servidores. Um deles pode pifar de repente e derrubar o site, causando prejuízo e estresse para os clientes e o negócio. Com uma boa gestão, a empresa saberia com antecedência que precisa trocar ou atualizar o servidor, evitando o problema.

Como a gestão de ativos de TI impulsiona a escalabilidade em e-commerce

A gestão de ativos de TI ajuda a loja a crescer sem comprometer a eficiência, garantindo que a tecnologia acompanhe o ritmo de evolução. Através dela, é possível estabelecer processos que preparam o e-commerce para aguentar mais acessos, mais vendas e mais informações sem problemas técnicos.

Uma boa gestão de recursos e das atividades de suporte de TI é fundamental. Com ela, você sabe o que precisa ser atualizado, o que pode ser trocado e como evitar gastos desnecessários.

8 Benefícios da gestão de ativos de TI para e-commerce

  1. Economia: informações atualizadas evitam gastos desnecessários e garantem que os recursos sejam bem usados.
  2. Mais segurança: menos ativos parados ou perdidos significa menos riscos de segurança e uma gestão mais tranquila.
  3. Operação mais otimizada: livre-se do que não precisa e economize com manutenção e energia, diminuindo também o impacto ambiental.
  4. Problemas resolvidos com agilidade: acompanhar tudo de perto ajuda a identificar e resolver problemas de modo rápido e ágil.
  5. Compliance: o controle sobre licenças e recursos facilita auditorias e garante que a empresa esteja sempre em dia.
  6. TI que funciona: informações precisas ajudam a equipe de TI a lidar com mudanças e imprevistos de forma rápida e assertiva, melhorando o ITSM.
  7. Clientes felizes: uma gestão competente resulta em sistemas rápidos e estáveis, o que significa uma experiência melhor para o cliente.
  8. Tudo centralizado: dados reunidos facilitam as decisões e deixam a equipe de TI focada no que realmente importa.

Melhores práticas para uma gestão de ativos de TI eficiente

As melhores práticas de gestão dos recursos tecnológicos da empresa devem proporcionar soluções que tornem os processos mais ágeis. O objetivo é obter um gerenciamento que realmente traga resultados positivos e gere valor para o negócio.

Inventário de recursos

Para começar o processo de gestão, é preciso realizar o inventário de ativos de TI da loja virtual. Isso significa listar e categorizar o tipo de ativo. É importante informar onde ele está localizado, quando foi realizada a compra, qual seu valor e, se for o caso, quando a licença expira.

Uma dica importante nessa etapa é: não é preciso registrar tudo. Para não sobrecarregar o processo com informações desnecessárias, foque os ativos que realmente impactam a operação.

Rastreamento e manutenção

Outra prática importante é o monitoramento contínuo dos recursos. Ou seja, não adianta fazer um inventário completo e detalhado para escondê-lo na gaveta, é preciso rastrear e monitorar os itens listados ao longo do ciclo de vida.

Essa ação permite o acompanhamento constante de contratos, licenças e datas da expiração de garantias. Então, monitore tudo, sempre! O rastreamento permite manter a manutenção dos ativos em dia, incluindo reparos, upgrades e a troca de recursos quando necessário.

Conte com uma empresa parceira na gestão de ativos de TI

Para um e-commerce, em que a tecnologia é a base de tudo, a gestão de ativos de TI é crucial. Ter um parceiro especializado nessa área traz conhecimento e soluções sob medida, garantindo que a tecnologia funcione de maneira plena.

Essa parceria permite que você se concentre em suas operações principais. Enquanto isso, os especialistas cuidam do monitoramento, da manutenção e da atualização dos ativos, garantindo eficiência e minimizando riscos.

Conheça o serviço de ITOPs da Stoom

Em um e-commerce, a tecnologia é o coração de todas as operações. Com o serviço de gestão de ativos de TI da Stoom, você conta com um time de especialistas para um suporte completo.

Prepare-se para resolver qualquer questão com agilidade. Conheça a solução ITOPs da Stoom, seu e-commerce de ponta a ponta. Entre em contato e transforme a sua gestão de ativos tecnológicos.

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