A gestão de serviço de TI é uma solução com foco no gerenciamento de processos, antecipando possíveis problemas e buscando melhorias contínuas. Com uma gestão interna eficiente, os profissionais conseguem incluir atividades de projeto, criação e entrega para todos os clientes.
Também conhecido pela sigla ITSM (Information Technology Service Management), esse processo ajuda diretamente na otimização da empresa – na Stoom, ele é conhecido como ITOPs. Com ele, a organização fica mais eficiente, se torna mais ágil e melhora a integração nos serviços de TI. Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto.
O que é a gestão de serviços de TI?
A gestão de serviços de TI é a maneira como as equipes de TI controlam os processos e ferramentas envolvidos nas entregas das demandas aos clientes. Dessa forma, ele engloba o planejamento, andamento e execução das atividades, visando a otimização de tempo e recursos.
De maneira prática, o ITOPs visa resolver o problema dos usuários de maneira rápida e simplificada. Isso serve tanto para pedidos de novos hardwares (como de um novo notebook) quanto para a resolução de uma instabilidade no site da loja virtual.
A partir disso, uma solicitação é enviada e registrada na plataforma, com todas as informações relevantes sobre a demanda. Ao chegar na equipe de TI, o serviço será classificado segundo a ordem de importância e urgência para, então, ser resolvido.
A gestão de ativos de TI é fundamental para que os clientes se sintam satisfeitos com os serviços prestados. Afinal, é uma maneira de utilizar as ferramentas de automação de processos para agilizá-los e prevenir erros.
Desafios comuns do TI no e-commerce
Os grandes desafios da gestão de serviços de TI no e-commerce são a organização da logística, proteção de dados e integração. Nesse contexto, os profissionais da área podem criar estratégias e implementar o uso de ferramentas que otimizem os processos, deixando-os mais fluidos e dando menos espaço para erros.
Assim, o ITIL (Technology Infrastructure Library) é essencial no momento de desenvolver as estratégias, pois são práticas nas quais os serviços de tecnologia da informação devem se basear. Isso ajuda a garantir a melhoria contínua do serviço.
A Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia, como é conhecido em português, conta com as seguintes etapas: estratégia; projeto; transição; operação e melhoria contínua; e entrega do serviço. Para o funcionamento adequado de todos os processos, contrate profissionais com experiência na área.
Importância da gestão de serviços de TI para o e-commerce
Uma gestão de serviços de TI eficiente evita o desperdício de recursos e de tempo, garantindo uma experiência fluida e eficiente tanto para colaboradores quanto para clientes. Conheça a seguir alguns dos principais benefícios do gerenciamento.
Maior satisfação do cliente
Com um atendimento mais direcionado e ágil, o cliente se sente satisfeito com a resolução das suas necessidades. Além disso, seguindo as boas práticas do ITIL, existe um alinhamento das expectativas, detalhando o serviço e as limitações antes da entrega, o que evita frustrações.
Otimização de processos
Este é o principal objetivo da gestão de TI: otimizar todos os processos possíveis. Isso pode ser feito a partir da automação, ou seja, o uso de ferramentas e recursos que facilitam a rotina e aumentam a produtividade dos profissionais de tecnologia da informação.
Qualidade de entrega
Um maior controle sobre as informações previne situações negativas e evita erros. Além de garantir a agilidade nas entregas, a gestão de serviços de TI ajuda a impedir a ocorrência de retrabalho, o que impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados e a satisfação do cliente.
Alinhamento da estratégia de negócio
A maior clareza sobre os processos permite que a empresa tome decisões mais alinhadas com os seus objetivos. Assim, a partir da coleta dos dados, é possível prever cenários futuros e desenvolver projetos que direcionam as metas da empresa.
Serviços que compõem o ITOPs da Stoom
O time de ITOPs supervisiona todos os tipos de tecnologias: notebooks, servidores e aplicativos. Assim, ele se dedica à otimização e fornecimento de serviços eficientes para atender às necessidades organizacionais e às expectativas dos usuários. A partir disso, a Stoom oferece um portfólio de serviços:
Governança
A Governança de TI é um conjunto de práticas que auxilia a tomada de decisões mais assertivas, tendo como base a tecnologia da informação. Assim, as normas tratam de processos para organização, regras, políticas e ações que otimizam a gestão da área.
NOC
O Centro de Operação de Redes (NOC) é um serviço que atua de forma preventiva para manter o ambiente da tecnologia da informação o mais estável possível. Assim, todos os servidores, computadores, softwares e outros dispositivos conectados à rede são monitorados e gerenciados.
Infraestrutura e gestão dos recursos de Cloud & On Premise
O on-premise se refere a toda a parte da infraestrutura de TI empresarial localizada em servidores internos. A infraestrutura da nuvem, por outro lado, fica em um ambiente do provedor de serviços.
Service desk / CSC
É uma central de serviços que fornece atendimento e sustentação de 1º, 2º e 3º níveis (infraestrutura e sistemas) altamente especializados. Assim, é possível evitar falhas, cobrir gargalos e atestar a qualidade do serviço prestado.
Gestão de Ativos – ITAM
A gestão de ativos protege os componentes tecnológicos de uma empresa, sejam eles físicos ou virtuais. Isso também engloba a segurança da informação, garantindo que dados coletados não sejam vazados.
Field Service
O field service fornece suporte técnico, manutenção e todo tipo de soluções relacionadas a recursos, ferramentas e sistemas de tecnologia no local de implantação ou utilização.
Entre em contato com os profissionais da Stoom e saiba mais sobre o ITOPs
O serviço de ITOPs da Stoom garante uma análise detalhada dos processos atuais, identificando pontos de melhoria e oportunidades para integração. Além disso, são estabelecidos processos claros e padronizados dentro do ecossistema de TI. Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre nossos serviços.