Para ter um negócio virtual de sucesso não basta apenas expor os produtos na internet e aguardar as vendas acontecerem. É preciso acompanhar os resultados e certificar de que as estratégias usadas são válidas. Para isso, existe o KPI para e-commerce, indicador de desempenho desenvolvido para vendas on-line.
Neste artigo, vamos apresentar o conceito de KPI para e-commerce e mostrar qual é o tipo certo para a sua empresa. Quer ter mais controle dos processos internos da sua companhia e estar mais seguro na hora da tomada de decisão? Então, continue conosco.
O que é KPI?
Para começar, o significado de KPI vem da expressão em inglês “Key Performance Indicator” que, em português, quer dizer “indicador-chave de performance”. Ele atua com base em métricas que mostram o desempenho das vendas, do marketing, do atendimento e de outros aspectos de um negócio.
Quando falamos em KPI para e-commerce, se entende que estamos nos referindo aos indicadores e o desempenho da sua loja on-line.
Quais são as categorias de KPIs?
Agora que você já sabe o que são KPIs, vamos partir para as categorias às quais pertencem. Afinal, com tantas possibilidades de análise, tornou-se necessário segmentar os indicadores de desempenho conforme os objetivos finais.
Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade contribuem para a análise de imprevistos ou erros que aconteceram durante o processo produtivo da companhia. São aplicados de forma contínua na gestão de negócios.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade atuam em conjunto aos indicadores de qualidade, ajudando a avaliar o rendimento e a eficiência das estratégias adotadas pela empresa.
Indicadores estratégicos
Os indicadores estratégicos mostram se o negócio conseguiu alcançar as metas definidas anteriormente. Dessa forma, o gestor consegue saber efetivamente se as decisões tomadas foram as mais acertadas até agora.
Como escolher o KPI do seu e-commerce?
Como você viu, existem diversos tipos de indicadores de desempenho com objetivos específicos. Então, o segredo está em identificar o KPI ideal. Para isso, considera-se a fase na qual a sua empresa se encontra.
Quer um exemplo? Vamos supor que o seu e-commerce está iniciando as atividades e busca crescer no mercado. Nesse caso, o indicado é focar em indicadores relacionados aos leads.
Confira 6 KPIs mais importantes para e-commerces
Entre os indicadores existentes, há aqueles fundamentais para o sucesso de uma loja virtual. A seguir, você vai conhecer seis sugestões de KPI para e-commerce e aprender como medir o desempenho em cada um deles.
1 – Taxa de rejeição
Esse KPI mede o percentual de visitantes que acessam seu site, mas não clicam em nada. Se o número desse tipo de visita for muito alto, significa que alguns detalhes precisam ser melhorados, como a disposição dos produtos.
A medição dessa taxa é feita utilizando o Google Analytics, que vai mostrar o resultado em “Visão geral”. Segundo pesquisa divulgada pela ferramenta Quick Sprout, a taxa de rejeição não pode ultrapassar 40%.
2 – Ticket médio
Esse indicador apresenta quanto a empresa fatura por cliente. Por isso, pode ser um ótimo guia para insights de marketing, caso essa seja uma meta a ser alcançada. Trata-se de um bom KPI para lojas já consolidadas.
Para calcular o ticket médio, divida o valor total de vendas pela quantidade de conversões. Caso o resultado seja menor do que o esperado, é um indicativo de que você precisa rever suas técnicas de vendas.
3 – Taxa de conversão (CVR)
O KPI de taxa de conversão vai medir proporcionalmente o número de vendas, ou seja, a condição financeira da empresa. Talvez esse seja um dos indicadores mais importantes para se trabalhar em uma gestão de um negócio virtual.
A medição é feita dividindo o número total de vendas pelo número de visitas no site — ambos referentes ao mesmo período — e multiplicando por 100. O resultado vai mostrar como está a saúde financeira do seu negócio.
4 – Carrinhos abandonados
Como o nome já diz, o KPI vai mostrar o percentual de carrinhos abandonados, ou seja, de compras não concluídas. Com isso, vai auxiliá-lo, com mais segurança, a compreender o que fez os usuários não fecharem a compra na hora do check-out.
Geralmente, os motivos são dúvidas por parte do cliente, frete alto, formulário de cadastro muito longo e poucas alternativas de formas de pagamento. Então, vale a pena verificar se isso acontece com frequência no seu negócio.
5 – Custo de aquisição de cliente (CAC)
Esse KPI mede o montante médio de recursos utilizados para atrair novos consumidores, como a implantação de um aplicativo de vendas, por exemplo. Ele vai servir para diagnosticar possíveis problemas nas estratégias de venda.
Para calcular, basta somar o valor investido na área de marketing e dividir o valor pelo número de novos clientes adquiridos semanal, mensal, trimestral ou anualmente.
6 – Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI vai revelar o percentual de resultados e lucros obtidos em campanhas pagas de marketing, com fornecedores ou, ainda, com a mensalidade da plataforma da loja virtual. São dados muito importantes que indicam qual retorno a sua loja está dando para você.
Para medir, você pode escolher entre calcular a partir do valor total dos gastos de todas as áreas ou de uma área específica, como o marketing. Subtraia a receita dos custos, divida o resultado pelos custos e multiplique por 100.
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O KPI para e-commerce é importante para o gerenciamento da sua loja virtual, através dessa análise você irá conseguir ter assertividade na hora de aprimorar os processos.
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