Saber o que é ITIL é fundamental para uma gestão de processos eficiente, agilidade no atendimento e a rápida resolução de problemas em um e-commerce. A partir de diretrizes de TI, é possível tornar decisões assertivas e estratégicas, mantendo o bom funcionamento da loja. Continue para saber mais.
O que é ITIL e para que serve?
O termo vem do inglês “Information Technology Infrastructure Library”. A metodologia ITIL propõe desenvolver um framework estruturado de práticas que ajudam os donos de loja virtual a gerenciar os serviços de TI de forma eficiente e alinhada com as necessidades do negócio.
Assim, ao saber o que é ITIL, é possível estabelecer diretrizes flexíveis que podem ser adaptadas a diferentes setores e empresas, auxiliando na tomada de decisões e na gestão de serviços. A partir disso, observa-se uma melhora na entrega e no suporte de serviços de TI, o que contribui para o crescimento do e-commerce.
Benefícios do ITIL para operações de e-commerce
Aplicar os processos do ITIL traz diversos benefícios para o negócio, sendo uma decisão inteligente para estruturar uma loja virtual com uma base em crescimento e inovação. Entenda por que essas práticas se tornam também um diferencial competitivo.
Níveis de serviço elevados
As estratégias de serviço de ITIL também melhoram a qualidade dos serviços de TI. Elas melhoram o entendimento sobre as tecnologias disponíveis, possibilitando seu uso de forma inteligente em prol das necessidades do e-commerce.
Processos otimizados e mais precisos
O modelo ITIL resulta em uma gestão de processos mais otimizada e precisa. Isso impacta áreas importantes, como a organização da loja virtual, os procedimentos de pagamento, o suporte ao cliente e o pós-venda.
Redução de erros
Depois de saber o que é ITIL, é possível identificar mais facilmente potenciais problemas antes que se tornem incidentes complexos. O conjunto estruturado de diretrizes orienta a equipe de TI a tomar as melhores decisões. Dessa forma, minimiza riscos e evita a repetição de erros.
Redução de gastos
Menos incidentes e erros geram menores custos para o negócio. Além disso, as boas práticas aumentam a estabilidade do sistema, beneficiando o e-commerce como um todo.
Facilidade na aplicação de melhorias
As diretrizes incluem ações que simplificam o processo de identificação de pontos a serem melhorados. Então, entender o que é ITIL possibilita o desenvolvimento de um framework flexível e rapidamente adaptável às necessidades do negócio.
Governança de TI com ITIL
A governança de TI com ITIL também é uma realidade. A biblioteca de práticas ajuda a alinhar a gestão tecnológica aos objetivos estratégicos do e-commerce. Isso permite decisões mais assertivas, maior transparência nos processos e melhor controle sobre os recursos.
Troca de informações facilitada
Nomenclatura e linguagem padronizadas e processos documentados facilitam a troca de informações entre equipes. Dessa forma, a interação e contribuição entre diferentes setores são incentivadas, trazendo benefícios para o desenvolvimento de diferentes projetos e campanhas.
Melhora na produtividade da equipe
A padronização de processos deixa claro para as pessoas o que é possível fazer e o que não é. Estando mais bem informada, a equipe produz melhor e libera tempo para focar em atividades estratégicas, como propor inovações e melhorias para o site.
Maior satisfação para o cliente
Todos os benefícios anteriores se refletem na experiência de compra, que fica mais fluida e eficiente. Com isso, aumentam a satisfação, a boa percepção sobre a marca, a fidelidade e a confiança do cliente.
Implementando o ITIL em uma plataforma de e-commerce
As diretrizes estabelecidas variam conforme as necessidades de cada negócio. Para implementá-las, é necessário seguir alguns passos que ajudam a identificar as demandas e guiam a estruturação das estratégias. Confira!
- avaliação e definição de objetivos: analise os processos atuais e estabeleça metas claras para melhorias com base nas práticas estabelecidas;
- equipe dedicada: garanta profissionais capacitados para conduzir a implementação e alinhar o framework às necessidades do negócio;
- planejamento: crie um plano estratégico que priorize áreas críticas, defina prazos e organize os recursos necessários;
- implementação gradual: aplique as práticas em etapas, começando pelos setores mais relevantes para o desempenho do e-commerce;
- monitoramento e melhoria contínua: acompanhe resultados e otimize continuamente os processos para atender melhor às demandas do mercado.
Melhore seu e-commerce com processos de ITIL e a ajuda da Stoom
Agora que você já sabe o que é ITIL, está na hora de tornar os processos de TI da sua loja virtual mais precisos. Aplique as melhores práticas de gestão e fortaleça a governança de TI, alinhando a tecnologia aos objetivos estratégicos do seu e-commerce.
Conte com a Stoom, o seu e-commerce de ponta a ponta, para implementar essas práticas, transformar sua operação e garantir decisões mais assertivas, maior transparência nos processos e um controle mais eficiente dos recursos.