Buscar formas de aumentar a rentabilidade é uma realidade dos donos de lojas virtuais. Nesse contexto, o valor dos produtos é um fator que influencia nos lucros, sendo também decisivo para o cliente. Continue a leitura para saber como funciona a precificação dinâmica, uma estratégia que maximiza a competitividade.
O que é precificação dinâmica?
A estratégia de precificação tradicional leva em conta custos de operação, valores praticados pelos concorrentes, o interesse dos clientes e a margem de lucro. Porém, esses parâmetros são dinâmicos e exigem adaptações constantes.
A precificação dinâmica resolve isso ajustando os preços continuamente conforme as condições de mercado. No e-commerce, por exemplo, os preços são ajustados com base em diferentes variáveis, em vez de se manterem fixos por longos períodos. De modo geral, os pontos que influenciam a flutuação dos preços são:
- oferta e demanda;
- sazonalidades como Black Friday e Natal;
- flutuação de custos relacionados ao frete e às matérias-primas;
- preços praticados pela concorrência;
- oscilações no mercado;
- reajuste de preços por parte dos fornecedores;
- cenário econômico.
Diferença entre precificação dinâmica e precificação inteligente
Ambos os conceitos se relacionam e são tipos de precificação. Enquanto a dinâmica pode ser realizada manualmente ou com o uso de tecnologia (a depender da maturidade do e-commerce), a inteligente vai além, representando um estágio mais avançado.
A precificação inteligente utiliza tecnologias e ferramentas de Big Data, inteligência artificial e análise de indicadores mais complexos para definir os preços. Além dos fatores tradicionais citados, ela também coleta e avalia dados mais detalhados, como o perfil do consumidor.
Vantagens da precificação dinâmica para e-commerce
Como modelo de precificação para e-commerce, esse sistema dinâmico traz vantagens competitivas importantes. Confira os benefícios dessa estratégia para sua loja virtual:
- ela maximiza da receita;
- com ajustes em tempo real, o e-commerce responde de forma mais ágil às mudanças do mercado;
- ajustar preços conforme a demanda estimula a rotatividade de estoque, reduzindo acúmulos e evitando perdas;
- essa precificação estratégica permite manter a competitividade sem perder margem de lucro;
- com ajustes de preço estratégicos, o e-commerce consegue manter um fluxo de receita, inclusive em períodos de menor demanda;
- a flexibilidade nos preços melhora a visibilidade em marketplaces, atraindo mais clientes e aumentando a taxa de conversão;
- a estratégia permite direcionar esforços para os produtos com melhor resultado, otimizando a rentabilidade;
- a precificação dinâmica facilita ajustes para competir diretamente com outros sites, atraindo clientes que buscam melhores preços;
- monitorar variações de demanda e a resposta a diferentes faixas de preço oferece dados importantes sobre o comportamento dos consumidores;
- quando bem aplicada, essa estratégia cria uma percepção de preços justos, melhorando a experiência e fidelização do cliente.
Como a tecnologia possibilita a precificação dinâmica?
A tecnologia é essencial para implementar uma precificação dinâmica eficiente. Ela permite que os ajustes sejam feitos de forma rápida e precisa, algo praticamente impossível de gerenciar de forma manual em um mercado tão dinâmico.
Softwares, sistemas e ferramentas específicas automatizam o processo e podem coletar e analisar grandes volumes de dados. Com isso, sugerem ou aplicam as alterações em tempo real.
Já a implementação da inteligência artificial permite prever tendências e identificar oportunidades de aumento de margem. Inclusive, ela ajuda até mesmo a evitar quedas drásticas nas vendas em períodos de baixa demanda.
Como fazer a precificação dinâmica no seu e-commerce
Implementar essa estratégia envolve etapas específicas. Aqui vai uma explicação detalhada dos passos envolvidos no ajuste de preços em tempo real para e-commerces.
Entenda o mercado e mapeie processos
O primeiro passo é entender o mercado em que sua loja online está inserida. Com isso, é possível definir quais variáveis externas devem ser monitoradas. Além disso, aos mapear processos e custos, você sabe quais fatores internos precisam ser considerados pelo sistema na hora de definir os preços dos produtos.
Escolha uma tecnologia para precificação
A tecnologia certa deve facilitar a gestão de preços e potencializar os resultados da estratégia dinâmica. Para escolher a melhor solução, considere fatores como o tamanho da loja, o nível de personalização desejado e se a ferramenta oferece integração com outras plataformas, como o sistema de gestão de estoque e CRM.
Configure as regras de precificação
O sucesso desse modelo de precificação depende da definição clara e estratégica das regras iniciais. Parâmetros inconsistentes podem levar a ajustes de preço desfavoráveis ou ineficazes.
O objetivo é definir os critérios que o sistema deve seguir ao sugerir novos preços. Eles podem incluir margens de lucro mínimas, limites de desconto, prioridades entre produtos e critérios para responder aos preços da concorrência.
Faça monitoramento e otimização contínua
Depois de aplicar os novos preços, é essencial observar os resultados e como os concorrentes e clientes estão reagindo. Isso permite entender o efeito das mudanças e ajustar as regras para tornar a estratégia ainda mais eficiente.
Precificação dinâmica é com a solução completa da Stoom
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