Segurança e compliance são importantes para todo negócio que queira realmente entregar valor aos clientes. Para os e-commerces, isso é ainda mais crucial. Afinal, a tecnologia é o coração dessas empresas, e qualquer problema pode ter um impacto enorme. É nesse contexto que a governança de TI se torna essencial.
Ela atua na mitigação de riscos, na garantia da conformidade e na otimização dos processos. Continue a leitura para entender melhor o tema, seus benefícios e as boas práticas relacionadas.
O que é governança de TI?
Para entendermos o que é governança de TI, podemos começar pelo significado da primeira palavra. Governança é um sistema de mecanismos e princípios que orientam as instituições na tomada de decisões e na interação com a sociedade. Esse sistema se baseia em convenções de gestão e normas éticas.
Desse modo, governança de TI é um conjunto de diretrizes criadas para garantir a eficácia e segurança dos processos internos. Assim, é possível alinhar as atividades do setor de tecnologia da informação à estratégia da organização.
Pilares da governança de TI
A governança de TI se sustenta sobre cinco pilares fundamentais, que estipulam suas principais metas e oferecem um direcionamento para que as diretrizes do setor de tecnologia estejam alinhadas ao plano empresarial. Entenda quais são esses pilares.
- entrega de valor: as atividades de TI precisam gerar valor para o empreendimento por meio de serviços eficientes e seguros;
- gestão de riscos: é preciso encontrar meios de identificar, solucionar e minimizar os riscos associados à tecnologia;
- alinhamento estratégico: suas soluções devem incentivar ações que ajudem a alcançar os objetivos de negócio;
- gerenciamento de recursos: essa gestão define métodos para otimizar o orçamento do setor de tecnologia, prezando pela transparência e eficiência;
- mensuração de desempenho: visa avaliar os resultados conforme as metas traçadas e, se necessário, adaptar as regras.
Qual a diferença entre governança e gestão de TI
A diferença entre gestão de TI e governança de TI é mais do que conceitual, ela é prática. Como vimos, a governança se relaciona ao planejamento estratégico, definindo políticas e desenvolvendo uma cultura organizacional associada à tecnologia da informação.
Nesse contexto, a gestão de TI é responsável por estabelecer as ações práticas do setor, guiando-se pelos preceitos já indicados. Ou seja, é a gestão que faz valer as normas, aplicando-as nas atividades diárias.
Benefícios da governança de TI para e-commerce
Cada vez mais, as lojas virtuais precisam se adequar às normas de segurança digital e de compliance, sem abrir mão da eficiência e boa experiência do cliente. É aqui que os benefícios da governança de TI para e-commerce fazem toda a diferença:
- transmitindo confiança aos clientes e protegendo o seu negócio ao preservar informações sensíveis, prevenir golpes e garantir o site sempre no ar,
- assegurando um site rápido, processos descomplicados e experiência de compra personalizada, uma receita para clientes satisfeitos e fiéis;
- usando a tecnologia com inteligência, preparando os sistemas para crescerem com a loja e otimizando o investimento tecnológico;
- alinhando tecnologia e negócios, controlando riscos e incentivando a inovação constante, tudo para aumentar o sucesso do e-commerce.
Boas práticas na governança de TI
Cada empresa tem necessidades específicas, mas as boas práticas em governança de TI são gerais. Elas podem ser usadas como um guia para implementar as diretrizes na prática. A ideia é adaptá-las conforme as características e o planejamento do negócio.
Cooperação com os objetivos estratégicos
Como vimos, o alinhamento estratégico é um dos pilares da governança de TI, portanto deve cooperar com as metas estipuladas pela governança corporativa. Ambas são parte de um único plano para manter a empresa em conformidade com regras globais de ESG.
Criação e mensuração de metas
As metas auxiliam a gestão de TI nas atividades do dia a dia, mantendo-as nas normas de governança. Elas também são essenciais para mensurar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Para terem impacto real, precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART).
Canais de comunicação
Canais de comunicação oficiais também proporcionam mais segurança para a empresa. Ainda, quando bem estabelecidos e usados, melhoram a troca entre profissionais e equipes de diferentes setores, proporcionando maior integração de objetivos.
Objetividade e clareza
Para serem seguidas, as políticas fixadas precisam ser divulgadas para todos os times de maneira clara e direta. Elas devem dizer o que pode, o que não pode e o porquê, sem deixar margem para dúvidas.
Implementação de processos e ferramentas
Indicar processos e ferramentas a serem implementados facilita a aplicação das boas práticas. Além disso, procedimentos bem-estruturados e executados minimizam erros e permitem maior monitoramento.
Definição de políticas de segurança
A segurança da informação e de dados é um dos princípios da governança de TI. Então, estabelecer essas políticas, explicando as melhores ações de prevenção e medidas de gestão de crises, é fundamental para um ambiente digital seguro para todos.
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