Inbound Marketing: a importância para um e-commerce bem-sucedido

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O Inbound Marketing é um método desenvolvido para atrair e conquistar o público, de modo que ele fique engajado com a sua marca, e consequentemente impactar os resultados de conversão de leads qualificados.

Então, o que é Inbound Marketing? De maneira geral, essa é uma estratégia que envolve um conjunto de técnicas focadas na criação e no compartilhamento de conteúdos on-line de qualidade para engajar um público.

Porém, esse não é um método que se resume a realizar ações em que o público é o principal alvo, mas sim esforços que visam atraí-lo ao seu e-commerce. Ou seja, ao entender as necessidades e o perfil dos consumidores, é possível traçar estratégias que os levem até o seu negócio.

Assim, alinhando os interesses do público aos conteúdos da empresa, o Inbound Marketing tem sido adotado por várias empresas. Para entender esse método e os motivos que o levaram à popularização, continue lendo este conteúdo.

 

Inbound Marketing e Outbound Marketing: diferença entre os termos

O primeiro ponto que deve ficar claro é a relação entre Inbound e Outbound Marketing. Enquanto este último é uma forma mais intrusiva de se aproximar do público, o Inbound é uma estratégia mais natural, que busca a atração de forma orgânica.

Isso porque o Outbound Marketing envolve propagandas pagas, como spams e anúncios em veículos de comunicação. Ou seja, é um tipo de comunicação de uma mão única, no qual o público-alvo é passivo. Assim, ele vai de encontro com as definições do Inbound, no qual a decisão de acessar a plataforma é do usuário.

 

Qual é o impacto do Inbound Marketing no e-commerce?

A estratégia de Inbound Marketing é usada para atrair leads qualificados, ou seja, o público-alvo específico da sua empresa, aumentando as chances de conversão e consequentemente o lucro do e-commerce. Porém, não é só isso que a torna interessante, então confira os tópicos abaixo e veja quais são os benefícios dele.

 

Visibilidade da marca

Ao investir em estratégias para um público específico, não é de estranhar que haja mais visibilidade da marca. Por isso, esse é um dos grandes diferenciais do método Inbound Marketing.

Criando conteúdos tanto de blog como de redes sociais, por exemplo, essa estratégia consegue aproveitar a amplitude do universo digital e ainda direcionar as publicações para as necessidades do seu público-alvo. 

 

Proximidade com o cliente

Como um método no qual as ações são direcionadas a um perfil específico, a proximidade com o público se torna maior, já que é realizada uma profunda pesquisa sobre os desejos, costumes e até mesmo ambições profissionais e pessoais dele. Isso impacta o modo com que entenderão o conteúdo.

Dessa forma, é possível que os seus posts sejam mais assertivos. Isso porque, quando os consumidores notarem que há uma preocupação  com as necessidades deles, maior será o interesse deles no seu e-commerce. Caso a ação continue, isso pode gerar a fidelização.

 

Alinhamento entre setores

O Inbound Marketing para empresas vai além de uma estratégia externa de conversão. Ele é também um meio de alinhar as ações de alguns setores internos, como o marketing e o comercial, porque se baseia na ajuda mútua.

Em outras palavras, quando alinhados esses setores, é possível entender qual é o melhor momento para converter o público e ainda realizar um pós-venda bem-sucedido, no qual as chances de fidelização são maiores.

 

Desenvolvimento de resultados positivos

Já se você está interessado em resultados concretos do Inbound Marketing, saiba que ele auxilia no aumento de algumas métricas importantes, como o ticket médio e o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Além disso, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) também reduz, já que as ações tradicionais de marketing — Outbound Marketing —, em geral, representam mais gastos, pois envolvem publicidade paga.

 

Metodologia Inbound Marketing

Depois de compreender a importância do Inbound Marketing e o conceito, o próximo passo é entender as etapas de aplicação da metodologia. A seguir, explicamos melhor cada uma delas: atrair, converter, transformar e encantar, veja.

 

Atrair

A primeira etapa do Inbound Marketing é atrair, ou seja, os conteúdos são elaborados para atender às necessidades e aos desejos dos usuários, levando-os a acessar a sua plataforma em busca de informações, como uma forma de conhecer o seu e-commerce.

 

Converter

Depois de atrair o usuário, as próximas etapas do Inbound Marketing são focadas no conhecimento da sua marca. Esse passo, por exemplo, é o principal meio de conversão, que vai convencer seu cliente de que a sua empresa possui diferenciais no mercado que a tornam interessante.

 

Transformar

Mesmo que o usuário tenha passado por esse último funil do Inbound Marketing, a compra, é necessário tornar essa ação mais frequente, transformando-o em cliente. É nesse momento em que se reflete sobre quando começar a entrar em contato com ele, estimulando uma recompra.

 

Encantar

Por último, a etapa “encantar” consiste em encontrar meios para o usuário continuar comprando. Essa é uma estratégia que pode envolver desde e-mails de pós-venda, com promoções ou novidades, até mensagens com códigos promocionais.

 

Uma plataforma maleável faz toda a diferença 

A Stoom é uma empresa dedicada a construir plataformas do zero, com o mais alto nível de personalização e inovação, já que temos uma equipe preparada para garantir um suporte integral. Dessa forma, ajudamos a pôr em prática estratégias de UX (User Experience) e CX (Customer Experience), como o Inbound Marketing.

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