Entender como calcular frete para cliente é uma qualidade inerente a um e-commerce. Afinal, na maioria das vezes, não é possível conhecer o produto pessoalmente e comprovar a sua qualidade. Por isso, os usuários tendem a utilizar o preço de envio como um dos critérios de decisão de compra.
Em 2020, o E-commerce Radar divulgou seu relatório anual, que demonstrou que em primeiro lugar nos motivos para o abandono de carrinho está o preço elevado do frete.
Esse é um dos vários fatores que levam, em média, 82% dos brasileiros a não chegarem até a etapa de pagamento, mesmo que já tenham escolhido e adicionado o produto ao carrinho, segundo dados do mesmo relatório citado acima.
Mas, afinal, como calcular frete para cliente? Leia o conteúdo abaixo e veja quais pontos são importantes nesse cálculo e os cuidados que você deve ter na hora de apresentá-los aos seus clientes.
Cálculo do frete: quais os elementos envolvidos?
Para tomar uma decisão importante, como decidir o valor do envio, é imprescindível entender como calcular o frete para o cliente. Para isso, é necessário conhecer os elementos envolvidos no cálculo.
Isso porque mesmo que os clientes esperem ou prefiram um valor de entrega mais em conta, o preço do frete precisa condizer com os gastos com a transportadora, evitando que haja prejuízos. A seguir, listamos algumas das variáveis que estão envolvidas no cálculo. Veja.
Dimensões do produto
O tamanho do objeto é o primeiro ponto levado em consideração no cálculo do frete. Assim, largura, altura, profundidade e peso da mercadoria entram na conta. Por isso, quanto maior o item, mais alto será o valor da cobrança.
Impostos
Dependendo da localidade, a compreensão sobre como calcular frete para cliente também envolve a taxa interestadual, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Esse é o valor cobrado por transportes que vão de um estado para o outro.
Prazo de entrega
No cálculo do frete também consta o prazo de entrega. Ou seja, quanto mais rápido for o envio e a chegada até o consumidor, maior terá de ser o valor da taxa cobrada, afinal, esse tipo de imediatez precisa de uma transportadora especializada e próxima à localidade do cliente.
Embalagem
O frete para cliente também inclui o gasto com a embalagem. Pode até ser um critério óbvio e padrão, porém, quando o produto é frágil, é necessário que haja materiais que garantam que a mercadoria não seja danificada no meio do caminho e precise ser trocada.
Atenção na escolha das transportadoras
Caso não tenha uma transportadora própria, o setor logístico da sua empresa terá que escolher entre duas alternativas: fazer um acordo com os Correios ou negociar com transportadoras privadas. Nos tópicos abaixo explicamos melhor.
Correios
Os Correios possuem uma calculadora própria tanto para entregas nacionais como internacionais, o que te ajuda a entender como calcular o valor do frete para o cliente. Por isso, é um pouco mais simples criar um planejamento de custos. Porém, é difícil conseguir algum acordo mais específico entre o seu negócio e a empresa.
Transportadoras privadas
Agora, quando a negociação é com uma transportadora privada, quanto maior é o número de mercadorias enviadas e o período de contratação, mais fácil conseguir acordos que sejam benéficos para ambos os envolvidos, inclusive para os seus clientes.
Se quiser contratar por demanda, também é possível. Em geral, as transportadoras enviam uma tabela de preço, na qual consideram a localidade e o peso da mercadoria, mas esse tipo de detalhamento pode variar.
Entenda o frete do seu negócio
Mesmo que entenda como calcular frete para cliente, é essencial levar em consideração as características do seu negócio e do público-alvo. Isso porque, às vezes, o que é caro para um não é para o outro.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pelo ReclameAQUI em 2020, 51% dos consumidores brasileiros dizem que preferem pagar mais para ter uma boa experiência de compra.
Same day: uma alternativa ao frete
Depois de entender como calcular frete para cliente, que tal conferir um tipo de logística que tem conquistado os consumidores? O same day é um tipo de entrega rápida que é ideal para as pessoas que não gostam de esperar. Acesse o blog da Stoom e confira esse tipo de frete.