Pensando em abrir uma loja online ou expandir o negócio, mas não tem espaço para armazenar produtos ou está com o orçamento apertado? Você precisa saber como vender sem estoque.
Esse modelo de negócio vem crescendo com o aumento das vendas digitais e pode ser perfeito para o seu caso. Neste artigo, saiba como ele funciona e quais estratégias usar para ter sucesso. Confira!
O que significa vender sem estoque?
Vender sem estoque envolve comercializar produtos sem a necessidade de tê-los armazenados. Nesse modelo, o comerciante é responsável pelas vendas, mas pode contar com a logística do fornecedor para garantir a entrega dos produtos ao cliente.
Assim que uma venda é realizada, o proprietário da loja virtual faz o pedido ao fornecedor ou fabricante. O produto pode ser enviado diretamente ao cliente ou encaminhado ao vendedor para que ele faça o envio. Tudo depende da estratégia escolhida.
Vantagens de vender sem estoque
Quando um dono de loja virtual aprende como vender sem estoque, pode obter vantagens significativas que ajudam a alavancar os resultados do negócio. Confira as principais:
- maior facilidade de ampliar a oferta e escalar o negócio sem se preocupar com a logística e o espaço;
- possibilidade de expansão do catálogo sem a necessidade de armazenar os itens, mesmo com capital de giro baixo;
- um modelo misto permite ter menos produtos em guardados, facilitando o monitoramento do fluxo de vendas e controle de estoque;
- o menor investimento inicial permite direcionar recursos para outras áreas, como o aperfeiçoamento da plataforma de e-commerce;
- como o estoque próprio não existe, não há o risco de investir em itens sem saída, evitando os custos relacionados a estoque parado.
Vender sem estoque é crime?
Não! Se você considerou essa estratégia, já deve ter escutado que vender sem estoque é crime. Entretanto, isso não é verdade! Essa é uma prática legal, segura e bastante utilizada. Vale lembrar que, como qualquer outra transação legal, ela deve ocorrer de maneira ética e transparente.
Para isso, tenha certeza de que o fabricante ou fornecedor possui o produto disponível e faça o pedido tão logo o cliente final tenha realizado a compra. Do mesmo modo, é preciso informar o prazo correto de entrega e cumpri-lo.
Principais estratégias para vender sem estoque
Saber como vender sem estoque significa entender as diferentes estratégias e escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil de empreendedor e negócio. Conheça as possibilidades.
Dropshipping
No dropshipping, o vendedor anuncia e vende produtos em sua loja online, mas não envia. Quem faz isso é o fornecedor. Funciona assim: quando uma venda é feita, o pedido é repassado ao fornecedor ou fabricante, que envia o produto para o cliente. Enquanto isso, o vendedor cuida de todo o atendimento.
Venda sob demanda
A venda sob demanda é parecida com a estratégia anterior. A diferença é que, ao receber o pedido, o lojista compra a mercadoria de um fornecedor, embala e cuida de todo o processo de envio até o cliente final.
Marketplace
Integrar a loja online a grandes marketplaces é uma excelente estratégia para quem busca saber como vender sem estoque. Ao adotar essa prática, as empresas de marketplace passam a cuidar da logística de entrega e também podem disponibilizar locais para armazenar produtos.
Parcerias com fornecedores
Manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para vender sem estoque. A relação próxima permite, inclusive, combinar a reserva de itens exclusivos, o que assegura a disponibilidade. Além disso, facilita a negociação de preços mais vantajosos, entregas mais rápidas e até mesmo a personalização dos produtos.
Revenda e vendas como afiliado
Na revenda, o vendedor anuncia os produtos de uma marca e, ao receber um pedido, notifica a empresa fornecedora para que o envio do item seja realizado. O rendimento acontece a partir de uma comissão por venda.
Já nas vendas como afiliado, a loja virtual irá apenas anunciar o produto através de um link exclusivo. Este, por sua vez, leva o cliente para finalizar a compra em um site terceiro, responsável pelo fluxo de postagem, pós-venda e atendimento. O afiliado não se envolve nesse processo e recebe uma comissão por cada compra.
Venda de produtos digitais
Vender produtos digitais é uma ótima opção para vender sem se preocupar com o espaço de armazenamento. Nesse caso, os itens comercializados são infoprodutos, como e-books, cursos online, jogos e softwares. Como são bens intangíveis, eles não precisam de locais físicos e ficam disponíveis online.
Vantagens de plataforma completa de e-commerce para venda sem estoque
Uma plataforma completa de e-commerce traz várias vantagens para quem quer vender sem estoque, simplificando a gestão dos processos e permitindo que o lojista se concentre no crescimento do negócio. Confira alguns dos principais benefícios:
- integração com marketplaces;
- automação de processos logísticos;
- soluções omnichannel;
- gerenciamento eficiente de pedidos e vendas;
- redução de erros operacionais;
- melhor controle financeiro;
- facilidade na gestão de fornecedores;
- escalabilidade do negócio.
Venda sem estoque com a plataforma da Stoom
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