Escolher uma transportadora para e-commerce é parte essencial do processo de logística. Com mais de 700 mil empresas e frotas registradas no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Transportes, não é fácil optar por uma parceria que tenha compromisso com os processos e os prazos do seu negócio.
A logística é um dos pilares do comércio eletrônico, já que, ao comprarem um produto on-line, as pessoas esperam a praticidade de receber os seus itens em casa e no prazo estipulado. Para você saber como identificar qual a melhor transportadora para e-commerce, criamos o conteúdo a seguir. Confira.
Pontos de atenção na escolha da transportadora
De acordo com a pesquisa divulgada em 2019, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), 65,9% dos gastos logísticos dos empreendedores são dedicados ao pagamento de frete.
Por isso, é cada vez mais importante entender como escolher transportadora confiável, que garanta a segurança dos seus serviços, justificando aos usuários esse custo a mais. Além desses dois pontos, fique atento a outros critérios de escolha que listamos a seguir.
Tipos de serviços oferecidos
Quais são as opções de entrega que essa transportadora para e-commerce oferece? Esse é um exemplo de uma das perguntas que você deve se fazer na hora de escolher por uma empresa, já que isso impactará diretamente a experiência do usuário.
O ideal é encontrar um transporte para e-commerce que consiga suprir todas as suas necessidades, como código de rastreio, entrega expressa e seguros, mas nem sempre isso é possível. Por isso, primeiro, avalie a área de cobertura, já que o Brasil é muito extenso, e existem localidades em que a entrega não é feita.
Inclusive, em alguns casos, a transportadora para e-commerce acaba terceirizando a entrega para determinados locais, o que pode tornar o processo logístico mais custoso. Isso porque você teria que verificar as referências dessa empresa e se certificar que ela é confiável.
Custo, prazo e qualidade
Outro fator que pesa na escolha de uma transportadora de e-commerce é o custo, tanto para o consumidor quanto para a empresa. Prova desse fator é que 60% dos clientes desistem de uma compra por causa do valor do frete — dados da Baymard Institute.
Como parte da equipe, você precisará identificar as necessidades dos seus clientes, incluindo a qualidade e o compromisso para entregar as mercadorias no prazo. Por isso, às vezes, se você escolher um serviço mais barato, talvez, esteja sacrificando a sua experiência no seu e-commerce.
Performance
Entre os passos para entender como contratar uma transportadora para e-commerce, é importante destacar a análise dos índices de desempenho do futuro fornecedor, para garantir que, mesmo com a alta demanda, a empresa conseguirá entregar os produtos com qualidade. A seguir, veja alguns indicadores que devem ser acompanhados.
- Incidência de avarias;
- Tempo da execução da logística reversa;
- Tempo de carga e descarga;
- Percentual de coletas e entregas realizadas no prazo;
- Custo do transporte.
Quais são as modalidades de logística de envio?
Segundo a pesquisa da Abcomm, entre as opções mais contratadas para envio de mercadorias, estão os Correios (88,6%); em segundo lugar, as transportadoras privadas (58,7%), seguida pelas empresas com frota própria (9,8%). Confira os tipos de transporte oferecidos a seguir.
Correios
Como você pôde perceber, os Correios são os serviços mais populares entre os e-commerces brasileiros. Isso porque essa é uma modalidade de transporte que entrega os produtos em regiões mais remotas, contando com frotas aéreas e rodoviárias. Portanto, mesmo com o alto custo, essa ainda é uma opção viável.
Expresso
Utilizada para despachar itens com prazos urgentes, a entrega expressa é feita no mesmo dia (same day), no dia seguinte (next day delivery) ou em poucas horas depois da compra (super express delivery). Assim, ter uma parceria com transportadoras que fazem esse serviço permite que a sua empresa ganhe destaque no mercado.
Rodoviário
Sendo um tipo de serviço mais barato e flexível, o envio rodoviário é ideal para gestores que comercializam grandes mercadorias, já que não possuem restrições quanto às quantidades e ao peso, como há em outras modalidades de entregas, como os Correios.
Couriers
Esta é uma modalidade de entrega rápida e com um valor acessível, como o envio expresso. Agora, ao contrário desse tipo de entrega, a transportadora para e-commerce que oferece o courrier não possui tantas restrições quanto ao peso ou às dimensões dos produtos, ajudando o empreendedor.
Especializada
A entrega especializada é um serviço realizado por algumas transportadoras para e-commerce que enviam produtos frágeis, como medicamentos e smartphones. Este é um meio de garantir a integridade das mercadorias, evitando a logística reversa.
Social delivery
Se ainda estiver em dúvida sobre como escolher o modal de transporte, conheça o social delivery, uma tendência que começou a ganhar o mercado nos últimos anos. Essa modalidade inclui entregadores autônomos, que se encarregam de fazer as entregas para terceiros e grandes varejistas com os seus próprios veículos.
Tendências de entrega para e-commerce
Além dos tipos de envios que listamos acima, existem outras alternativas de frete, com o objetivo de diminuir os custos com a logística, funcionando como pontos de retiradas, como:
- pick-up store: quando o consumidor pode retirar a mercadoria na loja;
- pick-up point: quando é possível fazer a retirada em estabelecimentos cadastrados;
- locker: armário localizado em lugares públicos, no qual os e-commerces disponibilizam uma senha para destravá-los e retirar o produto.
Vale lembrar que a Stoom também oferece o locker. Por isso, se quiser saber mais detalhes, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos desenvolver os seus processos logísticos.