Marketing de conteúdo: impacto no e-commerce

marketing de conteúdo

Existem diversas estratégias adotadas pelos gestores de e-commerce que visam o aumento da taxa de conversão, entre elas, o marketing de conteúdo. Essa é uma maneira de atrair o seu público-alvo ao produzir textos que sejam exclusivos, relevantes e úteis.

Diferente de outros meios de Outbound Marketing (publicidade), o marketing de conteúdo depende da escolha dos usuários. Isso porque, na internet, a concorrência é alta, e você precisa engajar desde o primeiro contato, mostrando a expertise do e-commerce.

Mesmo entendendo o que é marketing de conteúdo, nem sempre isso é suficiente para convencer um gestor de e-commerce a começar a investir. Assim, para te auxiliar a tomar uma decisão assertiva, veja os motivos para começar a implementar essa estratégia a seguir.

 

Por que investir no marketing de conteúdo para e-commerce?

O primeiro fato que você deve ter em mente para entender para que serve o marketing de conteúdo é que, com um blog corporativo, já dá para atrair várias visitas qualificadas, com possível interesse no seu produto ou serviço. Agora, imagine se os temas e a plataforma seguirem uma estratégia?

Assim, além de atrair novos visitantes, o seu e-commerce começará a fidelizá-los. Ou seja, com um conteúdo exclusivo e relevante, o usuário verá uma empresa confiável, por isso, procurará o seu blog, quando tiver alguma necessidade, ou a sua empresa, para solucionar algum problema.

Vale lembrar que essa é uma estratégia a longo prazo, na qual você irá conquistar a confiança do usuário aos poucos. Assim, além de investir em um layout personalizado e um bom SEO (Search Engine Optimization) para aparecer na primeira página do Google, vale destacar o cuidado extra com o planejamento. 

 

Marketing de conteúdo x Inbound Marketing

Mas, afinal, qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo? Se você ficou com essa dúvida, saiba que, por conta da proximidade das suas definições, isso é comum.

Enquanto o Inbound Marketing é um conceito abrangente, baseado em quatro passos (atração, conversão, fechamento e encantamento), o marketing de conteúdo faz parte das duas etapas iniciais dessa estratégia.

Isso quer dizer que, desenvolver um conteúdo relevante no blog do seu e-commerce tem como objetivo atrair novos clientes e aumentar a taxa de conversão, seguindo os funis abaixo.

  • Topo: artigos escritos para quem está interessado em conceitos básicos, sendo, na maioria das vezes, o primeiro texto em que o usuário tem contato com a marca;
  • Meio: conteúdos com dicas e tendências sobre o nicho do e-commerce, introduzindo, de modo natural, como a empresa pode ajudar o cliente a solucionar o problema;
  • Fundo: textos em que o objetivo final é converter, por isso, eles são focados nas vantagens e nas soluções que a empresa pode oferecer aos clientes.

 

Os passos para uma boa estratégia de marketing

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é uma tarefa que demanda empenho e investimento. Por isso, se estiver interessado em começar a aplicá-la no seu e-commerce, tenha em mente que são necessários dois passos iniciais: contratar um profissional especializado e construir uma persona (perfil dos clientes ideais).

Tendo um profissional que seja capaz de criar tanto uma estratégia efetiva quanto as personas do seu negócio, você deve acompanhar os próximos passos da estratégia de conteúdo.

 

1- Frequência das postagens

Para que você consiga sentir os efeitos do marketing de conteúdo, primeiro, deve definir a frequência das postagens para que o blog sempre esteja atualizado. Uma dica é avaliar a capacidade de produção e, assim, determinar como será a publicação dos artigos.

 

2- Calendário de conteúdos

Antes de começar a produzir, lembre-se que a qualidade vem antes da quantidade. Por isso, com um profissional de marketing, crie um roteiro dos temas que serão abordados no decorrer do mês. Dessa forma, você evita elaborar textos somente de topo de funil, com o objetivo de engajar, em vez de converter.

 

3- Produção dos conteúdos

A produção de conteúdo é a parte mais importante da estratégia de marketing. Por isso, antes de começar, pesquise quais são os principais questionamentos das personas e busque elaborar um texto que seja relevante para elas. Além disso, não esqueça que a revisão ajuda a criar confiança com o usuário.

 

4- Divulgação

Uma vez que o conteúdo esteja escrito e publicado, o próximo passo é começar a divulgar os artigos e o seu blog. Para isso, um dos caminhos mais comuns é a divulgação — gratuita ou paga — nas redes sociais do e-commerce. 

 

Entenda mais sobre como alavancar o seu e-commerce

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