Com mais de 21,8 milhões de empresas ativas no Brasil, segundo dados do Mapa Empresas disponibilizados em setembro de 2023, a concorrência entre os empreendedores é bastante acirrada. Por conta disso, o marketing de diferenciação é uma estratégia indispensável para se destacar no mercado.
Ainda de acordo com a pesquisa, somente de janeiro a agosto, foram abertas mais de 2,7 milhões de novas empresas no país. Esse número reforça a importância de um planejamento estratégico efetivo, para não ficar atrás da concorrência.
Pensando nisso, é preciso entender do que se trata o marketing de diferenciação e como usá-lo de maneira eficiente na sua empresa. Entenda como o marketing de diferenciação será importante para evidenciar seu e-commerce e outros detalhes importantes.
O que é o marketing de diferenciação?
O marketing de diferenciação consiste em desenvolver estratégias que mostrem os diferenciais da sua empresa em relação a outros concorrentes do mercado. Elas podem estar relacionadas à precificação, ao atendimento, à exclusividade, ao design do produto, entre outros aspectos.
Assim, esse tipo de recurso concentra-se em esforços que demonstrem os benefícios da marca de maneira orgânica, e a maior conquista é gerar credibilidade e confiabilidade para o seu público.
Isso significa que a estratégia de marketing não está ligada somente ao preço dos serviços ou produtos, mas à imagem da marca perante o mercado, investindo nos canais de comunicação, na capacitação de funcionários e no suporte técnico. Em outras palavras, a diferenciação pode estar em aspectos de pré e pós-venda.
Como trazer esse diferencial para o seu e-commerce?
Quando falamos em e-commerces e marketplaces, as possibilidades são infinitas, afinal, a revolução tecnológica e outros avanços permitiram oferecer muitos recursos que podem ser usados como diferencial na divulgação on-line da sua empresa.
Para guiar a sua estratégia, você pode aplicar os 4 Ps do marketing: preço, produto, praça e promoção. Além disso, o estudo de persona também é necessário para saber ao certo o seu público. Eles servem como um diferencial que vai auxiliar no seu posicionamento de mercado. Vamos entender mais sobre eles:
Preço
A imagem da marca está diretamente ligada à percepção de valor que o consumidor tem dos produtos. Assim, é importante que o preço esteja alinhado não somente com o mercado, mas com as expectativas objetivas e subjetivas dos clientes.
Produto
É aquilo que resolve um problema do consumidor. Por isso, deve atender às necessidades básicas, levando em consideração o seu dia a dia. Design, branding e qualidade são aspectos que devem ser levados em consideração.
Praça
São os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. Nesse aspecto, você deve decidir como o produto vai chegar até o público-alvo: como será o frete, a logística, quais serão os canais de distribuição etc.
Promoção
O P de “promoção” envolve as estratégias que estimulam à procura constante pelo produto. No caso do e-commerce, um importante recurso é o marketing digital para e-commerce.
Estudo de persona
Outro diferencial importante para o marketing diferenciação é o estudo de persona. Primeiro, é preciso saber como sua persona, ou seja, seu cliente ideal, se comporta para realizar uma compra.
Entretanto, é fundamental saber todas as etapas do seu dia a dia, como ele dia com seus problemas, a vida profissional. São informações que vão além de dados puramente demográficos, como idade, gênero, localização, etc.
Marketing digital para e-commerce
O marketing digital para e-commerce é o conjunto de ações para divulgação do seu negócio no ambiente virtual. Com ele, você não só realiza vendas, mas reforça e agrega credibilidade à imagem da sua marca, aumentando a confiança do consumidor no seu produto e/ou serviço.
Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é investir no marketing de conteúdo. Essa estratégia consiste em produzir conteúdos relevantes para a sua audiência, sejam eles e-books, vídeos, textos, fotos, entre outros.
Nesse contexto, o e-mail marketing é uma forma eficaz de se comunicar com o público, de estreitar laços e de divulgar os materiais produzidos, sendo também um ótimo canal para realizar vendas.
Vantagens do marketing de diferenciação e como aplicar
A aplicação dessa estratégia traz diversos benefícios para a empresa, já que contribui para a solidez da marca no seu mercado de atuação. Entre as principais vantagens dessa estratégia de marketing para e-commerce, estão:
- maior credibilidade da empresa no mercado;
- fidelização dos clientes;
- aumento de receita;
- redução de riscos;
- valorização do produto e/ou serviço.
Para aplicar uma estratégia de marketing de diferenciação, é necessário realizar direcionamentos para que o resultado seja satisfatório. Por isso, atente-se a 3 pontos importantes no momento do planejamento:
Invista na segmentação do mercado
Assim como os negócios têm necessidades e características próprias, os consumidores também. Então, a primeira dica é investir na segmentação do mercado, ou seja, criar grupos de clientes com a mesma motivação de compra.
A partir das informações coletadas, pode-se criar campanhas com direcionamento bem-definido, fazendo com que a sua marca se comunique de forma precisa com o público-alvo.
Entenda o posicionamento de mercado da sua marca
Identificar o papel do seu e-commerce é um passo essencial para encontrar o seu diferencial diante da concorrência. Uma dica para chegar a essa resposta é aplicar pesquisas de mercado. Com esses dados, é possível criar promoções e outros tipos de marketing que atraiam a atenção de potenciais clientes.
Proporcione inovação
Investir em melhorias no processo é uma forma de aplicar o marketing de diferenciação. Agora, se houver uma nova tecnologia envolvida ou até mesmo um processo que torna a experiência do usuário única, essa a chance de se destacar no mercado.
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