Marketing de diferenciação: torne o seu e-commerce único

Com mais de 19,7 milhões de empresas ativas no Brasil, segundo dados do Mapa Empresas, em novembro de 2020, não é estranho que haja concorrência acirrada entre os empreendedores. Por conta disso, o marketing de diferenciação tem sido cada vez mais usado como uma estratégia de alavancagem no mercado.

Para entender melhor esse contexto é importante saber o que é o marketing de diferenciação. Em termos gerais, trata-se de um recurso estratégico, que consiste em um conjunto de ações de divulgação com o objetivo de evidenciar a sua empresa diante da concorrência.

Existem diversas forças competitivas do mercado, porém quando o marketing de diferenciação é utilizado, é possível criar mecanismos de defesa, que focam em trazer diferenciais mercadológicos. A seguir, explicamos mais detalhes sobre essa estratégia.

 

Por que é importante fugir da “guerra de preços”?

Um dos riscos do e-commerce é implementar ações que visam o destaque na concorrência começando uma “guerra de preços”, ou seja, uma situação em que dois ou mais concorrentes buscam a conquista de uma parte do mercado.

A princípio, essa é uma consequência do marketing de diferenciação. Afinal, esse é um recurso que ajuda a fugir desse cenário, já que, quando há essa “guerra”, o consumidor é posto de lado e até prejudicado. E preço não é o atrativo principal quando falamos em específico de marketing de diferenciação.

Além disso, essa é uma estratégia de marca que traz um desequilíbrio no mercado, pois influencia diretamente a precificação dos produtos e dos serviços. Mesmo que traga novos clientes, a longo prazo, a “guerra de preço” não beneficia o e-commerce, nem o consumidor.

 

E quanto ao marketing de diferenciação?

Apesar de ambas as estratégias visarem conquistar o mercado consumidor, elas atuam em diferentes frentes. Isso porque, enquanto uma busca atrair usuários por meio da precificação, o marketing de diferenciação concentra-se em esforços que demonstrem os benefícios do e-commerce de maneira orgânica, no qual a maior conquista é gerar credibilidade e confidencialidade.

Isso quer dizer que uma estratégia diferenciada de marketing não está ligada somente ao preço e serviços dos produtos, mas à imagem da marca no mercado, investindo nos canais de comunicação, na capacitação de funcionários e na assistência técnica. Em outras palavras, na diferenciação no pré e pós venda.

 

Como trazer um diferencial para o seu e-commerce?

Quando o objetivo é aplicar o marketing de diferenciação, não há nenhuma regra específica. Afinal, cada e-commerce possui particularidades, então a estratégia precisa se adequar. Além disso, o público ao qual a marca é voltada impacta as ações que devem ser tomadas.

As ações de diferenciação e posicionamento de marketing são distintas, porém, existem algumas estratégias que se comunicam com diversos segmentos do mercado. Abaixo, listamos algumas práticas que colocam as particularidades do seu negócio em evidência.

 

Invista na segmentação do mercado

Aplicar uma estratégia de marketing de diferenciação em vários públicos não é uma decisão assertiva. Afinal, assim como os negócios possuem necessidades e características próprias, os consumidores também.

Por isso, a primeira dica é investir na segmentação do mercado, ou seja, criar grupos de consumidores com a mesma motivação de compra, por exemplo. Assim que tiver essa informação mapeada, será preciso identificar quais são os públicos mais estratégicos, rentáveis e disputados.

A partir dessas informações, é possível criar campanhas com direcionamento bem definido, fazendo com que a sua marca se comunique com o consumidor.

 

Entenda o posicionamento de mercado da sua marca

Conhecer o seu público é essencial para conquistar um lugar no mercado, porém antes disso, vale identificar o papel do seu e-commerce. Afinal, essa é uma informação que será de grande ajuda para encontrar um diferencial a ser explorado.

Inclusive, uma dica é aplicar uma pesquisa de mercado. Essa é uma ferramenta que ajuda a coletar as informações diretamente do consumidor, além de passar uma imagem positiva.

Com esses dados, é possível criar uma imagem visual que atraia a atenção dos usuários. Porém, vale ressaltar que o marketing de conteúdo também pode ser um grande aliado na tarefa de pôr as particularidades de um negócio em evidência.

 

Traga inovação

Investir em melhorias no processo é um meio de aplicar o marketing de diferenciação. Agora, se houver uma nova tecnologia envolvida ou até um processo que torna a experiência do usuário única, é a chance de se destacar no mercado.

A Stoom pode ser a parceira certa. Especializada na criação de plataformas personalizadas, somos uma empresa que busca pôr em prática ideias inovadoras, trazendo destaque para os nossos clientes.

 

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