O marketing digital é um conjunto de estratégias que utilizam os canais de informação, ou seja, blogs, e-mails e redes sociais, para atrair, de maneira orgânica e paga, os usuários para a conversão do e-commerce.
Essencial em uma sociedade cada vez mais conectada, implementar a estratégia de marketing digital traz resultados tangíveis para o e-commerce, aumentando o tráfego orgânico e pago na plataforma, assim como a taxa de conversão.
Se quiser saber mais detalhes sobre a importância do marketing digital e as tendências para o ano de 2022 para preparar o seu empreendimento on-line, continue lendo.
Por que é importante investir em marketing digital para e-commerce?
Como uma ramificação das técnicas tradicionais de publicidade, o marketing digital é importante na hora de atrair novos usuários para o e-commerce. O grande diferencial está na geração e na manutenção dos dados, afinal, é possível acompanhar tudo em tempo real, o que ajuda a determinar as próximas ações.
Isso porque a interação do usuário com a plataforma gera diversos dados que podem ser usados para compreender o interesse do público e realizar alterações que se moldem às necessidades do e-commerce. Abaixo, separamos alguns benefícios da presença digital.
Autoridade
Uma das grandes vantagens do marketing on-line é o ganho de autoridade. Afinal, é possível utilizar diversos canais de comunicação para chegar até ao público, ajudando a tornar a marca uma referência no mercado, a qual o consumidor irá associar ao pensar no segmento.
Engajamento
Ter um relacionamento próximo com o público da sua marca também é uma das consequências de implementar as estratégias de comunicação no seu e-commerce. O Inbound Marketing, por exemplo, é um meio de atrair e aproximar os usuários do seu negócio, já que consiste em métodos de criação e compartilhamento de conteúdos.
Segmentação
Outro benefício interessante do marketing digital é o armazenamento de dados. Ao contrário das estratégias tradicionais, essas ações possibilitam encontrar a persona do seu negócio on-line de maneira mais assertiva, aprimorando e segmentando a comunicação.
Quais são as tendências de marketing digital para e-commerces em 2022?
O comportamento do consumidor já não é mais o mesmo. Por conta dessa mudança, o marketing 4.0 surgiu a partir da necessidade cada vez maior do cliente pesquisar e decidir a jornada de compra, implementando a tecnologia ao seu favor.
Devido a essa evolução, os e-commerces tiveram que se adaptar, aplicando novas estratégias e métricas. A seguir, listamos algumas tendências que, provavelmente, irão permanecer e aumentar a relevância em 2022.
Marketing interativo
Como pontos de partida para qualquer e-commerce, a funcionalidade e a responsividade são essenciais. Porém, com o aumento da adesão de compras digitais, os negócios precisam pensar em novas iscas para atrair tráfego.
Assim, quanto mais o usuário puder interagir na plataforma, maiores serão as chances de satisfação, já que a sensação de controlar a jornada de compra atrai e fideliza o cliente.
Omnichannel
A integração dos canais de comunicação é outra tendência que irá permanecer por algum tempo entre os e-commerces. Isso porque quanto mais opções de contato com a sua empresa, mais satisfeito o consumidor tende a ficar.
Afinal, ele não precisará recorrer a diversas formas de contato para solucionar um problema ou uma dúvida, nem será redirecionado a outro departamento, tendo que repetir a reclamação, tornando a comunicação mais efetiva.
Inteligência artificial
A inteligência artificial é outra tendência que ganhou espaço entre os empreendedores. Isso porque, ao detectar os padrões de comportamento do usuário e criar ferramentas que respondam de maneira automática e personalizada, é possível tornar a experiência do usuário mais gratificante.
O chatbot, por exemplo, é um software utilizado em diversas plataformas, principalmente pela capacidade de manter uma conversa com o usuário, utilizando uma linguagem natural para solucionar as dúvidas mais comuns.
Conheça as estratégias de vendas para e-commerce
Caso queira conhecer outras tendências do marketing digital, acesse o nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre as novas estratégias de venda que estão sendo implementadas em 2021.