Marketing digital: entenda a importância para o e-commerce

marketing digital

O marketing digital é um conjunto de estratégias que utilizam os canais de informação, ou seja, blogs, e-mails e redes sociais, para atrair, de maneira orgânica e paga, os usuários para a conversão do e-commerce.

Essencial em uma sociedade cada vez mais conectada, implementar a estratégia de marketing digital traz resultados tangíveis para o e-commerce, aumentando o tráfego orgânico e pago na plataforma, assim como a taxa de conversão. 

Se quiser saber mais detalhes sobre a importância do marketing digital e as tendências para o ano de 2022 para preparar o seu empreendimento on-line, continue lendo.

 

Por que é importante investir em marketing digital para e-commerce?

Como uma ramificação das técnicas tradicionais de publicidade, o marketing digital é importante na hora de atrair novos usuários para o e-commerce. O grande diferencial está na geração e na manutenção dos dados, afinal, é possível acompanhar tudo em tempo real, o que ajuda a determinar as próximas ações.

Isso porque a interação do usuário com a plataforma gera diversos dados que podem ser usados para compreender o interesse do público e realizar alterações que se moldem às necessidades do e-commerce. Abaixo, separamos alguns benefícios da presença digital.

 

Autoridade

Uma das grandes vantagens do marketing on-line é o ganho de autoridade. Afinal, é possível utilizar diversos canais de comunicação para chegar até ao público, ajudando a tornar a marca uma referência no mercado, a qual o consumidor irá associar ao pensar no segmento.

 

Engajamento

Ter um relacionamento próximo com o público da sua marca também é uma das consequências de implementar as estratégias de comunicação no seu e-commerce. O Inbound Marketing, por exemplo, é um meio de atrair e aproximar os usuários do seu negócio, já que consiste em métodos de criação e compartilhamento de conteúdos.

 

Segmentação

Outro benefício interessante do marketing digital é o armazenamento de dados. Ao contrário das estratégias tradicionais, essas ações possibilitam encontrar a persona do seu negócio on-line de maneira mais assertiva, aprimorando e segmentando a comunicação.

 

Quais são as tendências de marketing digital para e-commerces em 2022?

O comportamento do consumidor já não é mais o mesmo. Por conta dessa mudança, o marketing 4.0 surgiu a partir da necessidade cada vez maior do cliente pesquisar e decidir a jornada de compra, implementando a tecnologia ao seu favor.

Devido a essa evolução, os e-commerces tiveram que se adaptar, aplicando novas estratégias e métricas. A seguir, listamos algumas tendências que, provavelmente, irão permanecer e aumentar a relevância em 2022.

 

Marketing interativo

Como pontos de partida para qualquer e-commerce, a funcionalidade e a responsividade são essenciais. Porém, com o aumento da adesão de compras digitais, os negócios precisam pensar em novas iscas para atrair tráfego.

Assim, quanto mais o usuário puder interagir na plataforma, maiores serão as chances de satisfação, já que a sensação de controlar a jornada de compra atrai e fideliza o cliente.

 

Omnichannel

A integração dos canais de comunicação é outra tendência que irá permanecer por algum tempo entre os e-commerces. Isso porque quanto mais opções de contato com a sua empresa, mais satisfeito o consumidor tende a ficar.

Afinal, ele não precisará recorrer a diversas formas de contato para solucionar um problema ou uma dúvida, nem será redirecionado a outro departamento, tendo que repetir a reclamação, tornando a comunicação mais efetiva.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial é outra tendência que ganhou espaço entre os empreendedores. Isso porque, ao detectar os padrões de comportamento do usuário e criar ferramentas que respondam de maneira automática e personalizada, é possível tornar a experiência do usuário mais gratificante.

O chatbot, por exemplo, é um software utilizado em diversas plataformas, principalmente pela capacidade de manter uma conversa com o usuário, utilizando uma linguagem natural para solucionar as dúvidas mais comuns.

 

Conheça as estratégias de vendas para e-commerce

Caso queira conhecer outras tendências do marketing digital, acesse o nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre as novas estratégias de venda que estão sendo implementadas em 2021.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS