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Saiba como cadastrar produtos no sistema para alavancar suas vendas no ecommerce

Existem várias etapas no desenvolvimento de uma loja virtual para que toda operação funcione de maneira eficiente, impulsionando o negócio para o objetivo de efetivar vendas. Assim, um dos passos mais importantes da estratégia de vendas é entender como cadastrar produtos no sistema.

Com o cadastro de produtos feito de maneira eficiente, é possível aumentar significativamente o número de vendas. Assim, você consegue prospectar e fidelizar clientes, além de oferecer uma experiência totalmente personalizada para o usuário na sua plataforma de ecommerce.

Qual a importância do cadastro de produtos?

Antes de saber como cadastrar produtos no sistema, é essencial entender a importância de montar uma estratégia para que o seu negócio virtual ganhe maior visibilidade. Veja estes motivos para investir no cadastro!

Segurança ao cliente

Ao abrir o ecommerce e se deparar com a descrição dos produtos de maneira completa e com informações de qualidade, o cliente se sente mais seguro. Isso gera segurança e melhora a visualização do produto, tornando a experiência mais atrativa e positiva.

Passar transparência com informações detalhadas fideliza o cliente, o que evita o abandono de carrinho. A decisão da compra fica mais acertada com um layout otimizado que oferece tudo o que ele precisa saber sobre o produto de forma fácil e rápida.

Organização do ecommerce

Investir no cadastro de produtos é importante não somente pelo relacionamento com o cliente, mas para garantir uma vitrine de produtos organizada e eficiente. Isso pode ser feito com o auxílio de uma planilha com todas as informações do item, sempre atualizada para que os dados não fiquem obsoletos.

As informações que devem constar na planilha são: nome do produto para identificação; SKU (Stock Keeping Unit) para rastreamento; quantidade em estoque; preço de compra; preço de venda; data de entrada; data de saída; fornecedor; e categoria para organizar o estoque e facilitar a busca.

Mas afinal, como cadastrar produtos no sistema na prática? Continue lendo para entender mais sobre o assunto e saber como aplicar técnicas e soluções eficientes para o desenvolvimento do seu negócio.

Como fazer o cadastro dos produtos?

Agora você já entende por que essa é uma importante etapa no desenvolvimento de um ecommerce. Então, saiba como cadastrar produtos no sistema de maneira otimizada e que impulsione as vendas do seu negócio:

Categorize os itens

Os itens devem ser separados por diferentes classificações para facilitar a navegação, melhorar a experiência do usuário e garantir uma categorização eficiente. Sendo assim, os produtos devem ser alocados próximos a outros produtos que tenham relação com eles, oferecendo uma maior variedade para o cliente.

Por exemplo: quando o cliente está interessado em óculos de sol, entre os produtos relacionados podem estar a capinha de proteção, incentivando a compra dos dois. Essa técnica é chamada de cross-selling.

Invista na otimização SEO

Uma estratégia muito valiosa que deve ser usada é o SEO para ecommerce, pois garante que o seu produto seja visto primeiro em uma busca na internet. Aparecer antes dos concorrentes aumenta as chances de conversão de venda.

O Search Engine Optimization (otimização para motores de buscas) é a utilização de técnicas que envolvem a aplicação de palavras-chave ao longo do texto. Seu objetivo é trazer melhores posicionamentos em resultados de sites de busca, melhorando o tráfego na sua plataforma.

Utilize fotos e vídeos

Usar imagens atrativas é uma maneira muito eficiente de chamar a atenção do usuário. Por isso, descrições multimídia podem ser um diferencial na hora de escolher um produto, já que complementam as informações disponíveis na loja online.

É importante salientar que a qualidade do material é essencial para o sucesso dessa estratégia. Utilizar vídeos ou fotos pixelados e de baixa qualidade influencia negativamente a experiência do usuário durante a navegação no ecommerce.

Use estratégias de UX/UI

O User Experience e o User Interface (UX/UI) são partes fundamentais da personalização da experiência do cliente. Assim, essas estratégias devem ser utilizadas também na disposição do produto, tornando todo o processo simples e personalizado, induzindo o cliente a fechar a compra de maneira fluida.

Usados de maneira correta, esses serviços aumentam a taxa de conversão do ecommerce e estreitam a relação com o usuário. A atração de novos clientes por meio da usabilidade ainda contribui para a divulgação espontânea da sua marca.

Use inteligência artificial

Existem vários recursos de inteligência artificial que podem contribuir para a otimização dos processos de cadastramento e vitrine de produtos. Um exemplo disso é a recomendação de produtos personalizados. Com a análise aprofundada da IA, a experiência de compra se torna cada vez mais customizada.

Assim, a IA reconhece o comportamento de consumo de cada visitante do marketplace e faz uma seleção de produtos que estejam alinhados às expectativas do consumidor. Isso diminui o tempo de busca do cliente e aumenta a chance de conversão.

Aumente seu percentual de vendas com um aplicativo para seu ecommerce

Agora você já sabe como cadastrar produtos no sistema de maneira eficiente. Outra estratégia para alavancar as vendas da loja virtual é a criação de um aplicativo personalizado para o seu nicho de atuação e que atenda às necessidades dos clientes.

Além de ser um dos meios para compras mais utilizados pelos consumidores, o app é uma ótima ferramenta de relacionamento, pois permite a empresa estar em todas as frentes do Omnichannel, oferecendo diversas possibilidades para o cliente, que se sente melhor compreendido sobre as suas necessidades de consumo.

Saiba mais sobre o desenvolvimento de aplicativos da Stoom e conte com um time de especialistas. Invista na experiência do cliente e ofereça melhor usabilidade e layout otimizado para seu público, aumentando as chances de conversão do seu produto/serviço.

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