O comércio online está em forte expansão no Brasil. Como revela o E-commerce Trends 2024, 85% dos consumidores realizam pelo menos uma compra pela internet por mês. Esses dados apontam para a necessidade de as lojas virtuais desenvolverem estratégias que facilitem as vendas, como criar um aplicativo.
Um app eficiente pode não apenas alavancar os resultados do seu negócio, como também gerar mais credibilidade e autoridade para a sua marca — fatores essenciais em um mercado cada vez mais competitivo. Leia este artigo e veja como essa ferramenta pode ajudar no crescimento da sua loja online!
Você precisa saber disso antes de criar um aplicativo
A experiência do usuário é um fator essencial para o sucesso de um aplicativo. A pesquisa E-commerce Trends 2024 expõe que 39% dos usuários definem a facilidade de compra como uma condição que influencia na escolha de um produto.
O levantamento também mostra que a descrição detalhada de um produto (31%) e a agilidade no atendimento (21%) são fatores cruciais no momento de uma compra online. Mas o que esses números indicam?
Esses resultados revelam que o consumidor está cada vez mais exigente, além de buscar mais praticidade na hora de escolher uma mercadoria. Esse comportamento mostra que, para se destacar em um mercado competitivo, você precisa entender a necessidade de criar um app diferenciado e que atenda às exigências dos clientes.
Mas o que é um aplicativo diferenciado?
É um app que conta com recursos utilitários, intuitivos e atrativos, que agregam à experiência do usuário. Essas funcionalidades são fundamentais para aumentar as vendas no seu e-commerce, além de contribuírem para a fidelização de clientes.
Vamos pensar em um app de um restaurante. Uma plataforma que apresenta um cardápio bem distribuído, com preços e imagens dos produtos, tem muito mais chances de agradar o cliente do que o aplicativo que tem um menu confuso e sem fotos das refeições.
Claro que, nesse caso, a qualidade do alimento é importante. Em uma primeira compra, porém, quando o cliente ainda está na etapa de decisão, as chances de ele escolher a comida do primeiro restaurante são maiores.
Isso porque o app do primeiro exemplo entrega utilidade (mostra as informações necessárias), praticidade (é intuitivo) e atratividade (exibe o produto) ao usuário. Já o segundo não oferece essas funcionalidades — algo que pode deixar o cliente em dúvida sobre os objetos de consumo.
Exemplos de funcionalidades de um app
Um app diferenciado deve possuir funcionalidades que facilitem a experiência do usuário. Alguns exemplos de recursos são: layout intuitivo (organizado e com informações hierarquizadas), design atraente, chat, push, formas de pagamento, formulário online, sistema de captura de dados e integração com outras plataformas.
Como um bom aplicativo pode ajudar na fidelização de clientes?
Um aplicativo bom, intuitivo e com funcionalidades que atendam às necessidades dos usuários, aliado a produtos e serviços de qualidade, é fundamental para aumentar as taxas de recompra e, consequentemente, fidelizar clientes.
Stallin Esteferson (CEO da Stoom), no Mobile Transformation 2023, destaca que “quando você entrega uma experiência diferente, mais adequada e mais nativa, você consegue atingir números de recompras muito interessantes”.
Por esse motivo, é importante desenvolver um app eficiente e funcional, a fim de alcançar resultados expressivos para o seu negócio. Mas você sabe como criar um aplicativo diferenciado? Veja a seguir!
Como funciona a criação de um aplicativo para e-commerce?
Entenda como funciona a criação de um aplicativo. O primeiro passo é estabelecer um objetivo, ou seja, definir qual é o problema do usuário que ele vai solucionar.
Mesmo que existam vários aplicativos para empresas do mesmo ramo, você pode oferecer uma proposta diferenciada, apresentando recursos que outras plataformas não possuem.
Por isso, a segunda etapa é analisar a criação de aplicativos dos concorrentes e verificar quais são seus pontos fortes e fracos, verificando a melhor forma de introduzir o seu produto no mercado.
Definir o público-alvo e conhecer o seu cliente
O público-alvo é o conjunto de consumidores aos quais você almeja vender os seus produtos. Por exemplo: você criou um e-commerce de roupas para jovens adultos, mas quais são os consumidores que podem adquirir o seu material? A quais classes sociais eles pertencem? Quais estilos de roupa usam? Qual é a faixa de idade deles?
Assim que o público for definido, você precisa conhecer os seus clientes, saber o que pensam, entender seus hábitos de consumo, entre outras informações, a fim de atraí-los para o seu app.
Por meio dos dados obtidos pelos clientes, é possível identificar tendências e comportamentos de consumo. Dessa forma, você pode usar recursos de notificação de push e enviar mensagens em datas e horários específicos, apresentando promoções e estimulando compras.
Definir a categoria e o sistema operacional
A terceira etapa consiste em definir o tipo de aplicativo: nativo (tradicional, baixando pela Apple Store ou Google Play), híbrido (criado em linguagem, mas funciona como um tradicional) e web app (site que se comporta como app).
Se o aplicativo for nativo, você precisa escolher o sistema operacional em que ele vai rodar. Ele será desenvolvido para aparelhos Android, iOS ou os dois? Confira agora como criar um aplicativo!
Como criar um aplicativo para o seu e-commerce?
Quer saber como criar um aplicativo para a sua loja virtual? A estratégia mais eficiente é apostar em uma empresa especializada em desenvolvimento de soluções para e-commerce.
A Stoom, por exemplo, oferece apps potentes e customizados, de acordo com as suas exigências e necessidades. Você pode personalizá-lo com os recursos que deseja, adequados à estratégia e aos objetivos do seu negócio.
O aplicativo da Stoom pode ser desenvolvido a partir da tecnologia da sua escolha (nativo ou web app), proporcionando facilidade e praticidade ao seu e-commerce, bem como uma experiência significativa aos seus clientes.
A Stoom também é especializada em criações de ideias para apps. Sendo assim, você pode apresentar o que tem em mente aos nossos especialistas para que eles adicionem os conhecimentos técnicos e desenvolvam um projeto de qualidade. Agora que você já sabe como criar um aplicativo, veja outras soluções oferecidas.
Conte com a Stoom para alavancar o seu e-commerce
O mercado está cada vez mais competitivo, mostrando a importância de buscar parcerias que ofereçam soluções personalizadas e gerem resultados expressivos, contribuindo para o crescimento do seu e-commerce.
Aqui, na Stoom, temos um time eficiente, experiente e especializado em fortalecer a sua marca e tornar o seu negócio muito mais lucrativo. Confira os nossos cases de sucesso!