O CPL, sigla para “custo por lead”, é um importante indicador para as empresas que utilizam estratégias do marketing digital. A métrica tem relação direta com o gasto para obter cada lead gerado. Assim, é possível implementar um planejamento mais efetivo, que gere mais resultados e menos custos.
Para te ajudar a compreender como essa métrica funciona e como calcular o custo, a Stoom preparou este conteúdo. Ainda trazemos dicas valiosas para melhorar sua captação de leads e explicamos como diminuir o CPL para melhorar o desempenho das suas estratégias.
O que é lead?
Antes de explicar o conceito dessa métrica, você precisa entender o que é lead. Em linhas gerais, um lead é um cliente em potencial, ou seja, uma pessoa que demonstrou interesse no produto ou no serviço da sua loja.
A captação de leads é uma forma de aumentar a base de contatos da empresa e, assim, prospectar vendas. Dessa forma, o lead pode ser obtido através de formulários no seu site, landing pages, redes sociais, newsletter, entre outros meios.
Depois de captado, o e-commerce deve começar a investir na relação e estabelecer confiança com o contato, para que ele venha a se tornar um cliente, efetivando a compra.
Como capturar leads
Além das maneiras que mencionamos anteriormente, existem outras formas de captação de leads no marketing digital para e-commerce. Elas devem ser usadas em campanhas planejadas com um objetivo específico. Algumas delas são:
- pop-ups: janelas que se abrem em determinadas páginas no navegador;
- impulsionamento de conteúdos em redes sociais;
- formulário para cadastro;
- e-books;
- oferta de uma ferramenta ou de um teste grátis por períodos determinados;
- tutoriais e consultorias;
- estudos e pesquisas.
Lead qualificado
É importante destacar que nem todo lead capturado é um bom lead para o seu negócio. Por isso, deve-se fazer uma qualificação desses contatos durante a prospecção, mensurando qual a possibilidade, de fato, dele se tornar um cliente.
Então, para otimizar a estratégia, apenas leads qualificados são encaminhados para a equipe de vendas, aumentando as chances da conversão. Esse cuidado não somente poupa trabalho do setor, mas também melhora a performance da estratégia.
O que é CPL
Explicado esse contexto, é hora de entender o que é CPL. A métrica se refere ao valor gasto para conquistar o contato por um dos meios que citamos no tópico acima. Esses leads são divididos de acordo com sua importância, entre MQL (contatos para marketing) e SQL (contatos para vendas).
Sendo assim, o custo por lead é o cálculo de quanto o e-commerce investe em dinheiro para conseguir o contato de um potencial cliente, aumentando a sua base de dados.
Como calcular?
Deve-se aplicar a seguinte fórmula para calcular o CPL: Custo por Lead = investimento em marketing / número de leads conquistados. Ou seja, se a empresa investiu mil reais em anúncios e obteve 50 leads, o custo por lead foi de 20 reais.
Vale ressaltar que os valores variam de acordo com o nicho de mercado, o tipo de estratégia e os valores dos produtos. O que deve ser analisado é se o seu CPL está dentro da média em relação aos concorrentes.
Outro ponto a ser considerado é que o CPL no marketing é variável de acordo com o desenvolvimento do e-commerce no mercado de atuação. Afinal, um projeto de uma empresa consolidada tende a ter um custo mais baixo do que outro que está começando.
O primeiro passo para quem está no início é analisar quantos leads são necessários para ter uma conversão ou venda on-line. A partir disso, você poderá precificar e estipular tanto a margem de lucro quanto o teto a ser pago em cada estratégia.
CPL alto x baixo
De maneira prática, um CPL alto indica falhas no direcionamento da campanha. Se isso está acontecendo, é provável que o conteúdo ofertado não seja atrativo para o público ou não esteja chegando ao público-alvo. É preciso reavaliar a estratégia.
Quanto mais baixo o custo, melhor. Então, o CPL baixo indica que o planejamento estratégico é eficaz e está atingindo o público ideal. Ainda assim, pequenos ajustes podem ser feitos para otimizar ainda mais a campanha.
Dicas para diminuir o CPL
Para melhorar o CPL e diminuir o ticket médio, as estratégias de captação de lead devem ser analisadas constantemente, a fim de qualificar seu público e ampliar sua base de usuários sempre que possível.
Vale lembrar que todo canal deve ser pensado de forma isolada, focando as personas que serão alcançadas e sua jornada de compra. Por isso, uma estratégia é tratada de forma complementar à outra. Confira mais 4 dicas:
Conheça o seu público-alvo
A base para qualquer estratégia dar certo é conhecer bem o consumidor. Por isso, invista em pesquisas de mercado que direcionem as personas da sua marca e desenvolva conteúdos específicos para elas.
Faça testes
Explore outras maneiras de mandar a mensagem, utilizando fotos, outros modelos de textos e formatos criativos. Os testes ajudam a entender que tipo de conteúdo é mais eficiente para conversão.
Revise as campanhas regularmente
Ainda que tudo esteja indo bem, sempre pode melhorar. Revisar as campanhas é a melhor maneira de garantir que elas funcionem ou que continuem indo bem, caso já estejam gerando resultados positivos.
Invista em tráfego orgânico
O tráfego orgânico ajuda na diminuição do CPL no marketing, pois possibilita a conversão sem o investimento financeiro direto. Blogsposts e conteúdos informativos para redes sociais são alguns exemplos.
Saiba o que a Stoom pode fazer pela sua empresa
Agora que você já sabe o que é CPL no marketing digital e como captar leads de maneira eficiente, conheça o que a Stoom pode fazer por você. Oferecemos um nível de personalização que te auxilia a criar um ambiente virtual totalmente personalizado para o seu público-alvo.
Dessa forma, você pode otimizar suas campanhas de CPL, diminuindo os custos do seu negócio. Aposte no sucesso e garanta a melhor experiência em plataforma de e-commerce para a sua empresa. Se você gostou desse assunto, leia o conteúdo relacionado sobre taxa de conversão no nosso blog!